Como o cartão White Label pode beneficiar o seu negócio
Por Alfredo Bernacchi*
Durante muitos anos, os bancos,
instituições financeiras no geral e bandeiras de cartões detinham o monopólio e
expertise no oferecimento de produtos financeiros. Mas com o avanço tecnológico
e a chegada do open banking
e do banking as a service,
muitas empresas têm provido soluções financeiras para seus clientes,
funcionários e fornecedores. Nesse contexto, o private label e o white label surgiram como alternativas personalizadas
e customizáveis para que as empresas pudessem ofertar à sua rede de clientes,
funcionários e fornecedores uma solução de poder de compra que, talvez,
individualmente eles não teriam.
Os sistemas de crédito próprios chamados
de private label surgiram
nos anos 90 com maior uso no mercado varejista. São cartões próprios das lojas
e estabelecimentos, emitidos sem bandeira, com acesso facilitado para que o
cliente – em sua maioria desbancarizados e/ou sem crédito no
mercado – pudesse realizar compras de produtos mais caros e com condições
de financiamento. Uma das possíveis limitações do cartão private, no entanto, é que
ele só permite a compra no estabelecimento que estampa o cartão.
A demanda por autonomia e
segurança no tratamento com dinheiro fez surgir uma nova modalidade de cartão
para dar mais liberdade ao consumidor e à própria empresa que adere a
esta solução. Agora, além de usar como serviço de crédito ao cliente fiel, o
empresário ainda pode empregá-lo na administração interna do negócio. Estamos
falando do cartão white
label.
Antes do modelo ser aplicado ao cartão
de crédito, o conceito de white
label está associado à terceirização de serviços e
produtos. Ou seja, uma empresa produz um item de forma terceirizada, mas
quem vende e emprega a sua marca é a empresa que contrata o serviço. Por isso o
termo, white label:
marca ou etiqueta branca.
Nas soluções white label para cartões, uma empresa contrata
uma instituição financeira para emitir um cartão e uma plataforma de
gestão personalizados para suas necessidades de pagamentos. É ideal para
qualquer empresa que queira digitalizar seu serviço ou pagamentos,
criando um sistema de cartão próprio com plataforma completa de gestão. A
oferta de um cartão dessa natureza ao cliente pode fortalecer os laços de
consumo e resultar em alguns fatores como, fidelização da marca, autonomia
nas transações financeiras e foco na gestão financeira do negócio.
Ao adquirir um cartão do tipo white label, é
possível realizar operações da conta digital de forma mais
facilitada e com maior controle e autonomia sobre as entradas e saídas,
sem a necessidade de serviços convencionais como saque. Esse modelo de
gestão é ideal para pequenos e médios empreendimentos, que acabam sofrendo com
os valores onerosos praticados pelas instituições bancárias
tradicionais em transações no dia a dia.
Atualmente, cartões corporativos e
personalizados não são requisito apenas de grandes empreendimentos. Toda e
qualquer empresa, independente de porte ou natureza, pode fazer uso do white label para facilitar
sua gestão financeira. É uma solução que abraça empresas que trabalham
com contas digitais, por exemplo, mas que não emitem cartões
personalizados a seus clientes. Lembrando que esse fator ajuda na aproximação
da marca com seu público ao aumentar sua exposição.
Também é ideal para empreendimentos
digitais que já nascem com toda carga da cultura virtual em sua essência. A
possibilidade de um cartão próprio surge como um recurso flexível que se adequa
às necessidades e tamanho do negócio e que pode, ainda, proporcionar uma
experiência mais positiva ao cliente final.
E quando se trata da gestão financeira
da empresa, o modelo de cartão white
label também pode ser empregado como cartão corporativo
pré-pago. O empresário delimita o teto de gastos mensais com compras
diversas de materiais de escritório, insumos, pagamento de frete e delivery,
com controle total do empregador que pode fazê-la tanto do desktop
quanto por um dispositivo móvel.
Por meio do white label é possível, ainda, mapear
e traçar o perfil de consumo do seu cliente, oferecendo serviços
correspondentes aos anseios dele. Além disso, promove bons insights para
campanhas publicitárias direcionadas.
A empresa desenvolvedora
deve oferecer segurança em relação aos dados que serão processados,
tanto dos clientes quanto da contratante, bem como emitir relatórios
simplificados e de fácil compreensão para que o empresário possa acompanhar
o fluxo de entrada e saída de recurso na empresa. Além disso, deve haver
a automatização de recargas de saldo, de acordo com a necessidade do
empreendedor.
Flexibilidade e total controle de gastos
são as palavras-chave na hora de implementar a solução.
*Alfredo Bernacchi é Diretor-Geral da
Edenred Pay
Edenred Pay
A Edenred Pay oferece soluções
inovadoras de meios de pagamento, com total flexibilidade para atender às mais
diferentes necessidades do mercado. Seus produtos são totalmente customizáveis,
de baixo custo e podem ser oferecidos por meio de aplicativos, plataformas
on-line, cartões físicos ou digitais, simplificando processos internos de
gestão de despesas para o controle digital de gastos corporativos, reembolsos e
necessidades emergenciais do dia a dia, além de facilitar o pagamento a
prestadores de serviços e colaboradores. Também oferece soluções personalizadas
(white label) para
empresas que buscam um fornecedor de tecnologia para oferta de produtos
transacionais e digitais no mercado.
A Edenred Pay é a fintech da Edenred,
plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como
companheira de todas as horas para trabalhadores, empresas e comerciantes.
Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de
estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes em 45 países,
administrando mais de 2,5 bilhões de transações anualmente.
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Site: https://www.edenredpay.com.br/
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