Conheça três vantagens do uso de tecnologia na gestão de serviços nas empresas
Retrabalho é a principal dificuldade para as
empresas crescerem. Saída para resolver este problema está na automação de
serviços e fluxos de trabalho
A celeridade dos
processos é essencial dentro das empresas, afinal, com prazos cada vez mais
apertados, grande volume de informações, várias regulamentações e exigências
fiscais, feedbacks de clientes, necessidade de economia de tempo e dinheiro e
imposição por inovação no mercado são fatores que, quando somados, exigem que
gestores e colaboradores tenham que lidar com multitarefas, as quais podem – e
devem – ser otimizadas por meio da hiperautomação.
Além de possibilitar um
aperfeiçoamento crescente do funcionamento da organização como um todo, a
concretização da gestão de serviços corporativos (ou ESM, Enterprise Service Management,
a sigla em inglês) por meio da tecnologia possui várias vantagens, entre elas,
destaque para três principais, elencadas pela Run2biz, empresa global de
tecnologia criada no Brasil que, por meio de processos altamente orquestrados e
ferramentas digitais, aumenta a eficiência do negócio, sempre apostando na
redução da interferência humana durante a jornada e priorizando a eficiência
operacional.
- Produtividade:
apesar da área de atuação, todo
negócio tem um vasto leque de funções administrativas que sustentam suas
atividades: financeiro, contabilidade, recursos humanos, logística,
comunicação, serviços jurídicos, entre outros. São setores que exigem
muita atenção por parte dos profissionais que lá trabalham, uma vez que,
com uma grande quantidade de dados que entra e sai diariamente, a chance
de erros ou equívocos, sem a tecnologia, é altíssima. Sem a automação, o
retrabalho vira parte da rotina desses departamentos, gerando problemas no
fluxo de atividades, comprometendo o cronograma e promovendo diversos
problemas para a organização.
- Redução de
custos, tempo e esforço:
o retrabalho estampa um impacto financeiro significativo dentro da
empresa, tanto para os gestores quanto para os funcionários. Isso ocorre
porque é recebido um valor x para fazer um serviço, mas o valor não
aumentará para ajustes, certo? Ou seja: uma mesma atividade é realizada
inúmeras vezes, mas a quantia recebida é a mesma.
- Maior
segurança nas transações e na confiança do workflow: quando há necessidade de retrabalho, é sinal de que o
serviço não atingiu o grau de qualidade pretendido, afinal, ajustes até
podem ser realizados, contudo, a atividade não atingiu a referência ideal.
Cada vez que um trabalho tem que ser refeito, o colaborador tem menos
motivação, e o prazo de execução certamente é sempre menor, gerando
inúmeros problemas para o clima organizacional. Se, por um lado afeta o
humor da equipe, que trabalha sob forte tensão, por outro, o cliente, na
ponta, também é atingido, ao não receber seu produto no prazo ou o serviço
com a excelência desejada.
Em uma loja de
e-commerce, por exemplo, sem automação ou com baixa automação: o pedido é
recebido por um colaborador que encaminha para outro colega no estoque. O
terceiro separa o produto e o embala manualmente. Em paralelo, outro emite a
nota fiscal e a etiqueta de envio, enquanto a quinta pessoa leva a remessa para
a transportadora, que também não utiliza tecnologia. Como não é possível
rastrear, todos ficam torcendo para a mercadoria chegar ao destino, no prazo, e
que nenhum dos colegas tenha cometido uma falha, como errar o número do CEP,
por exemplo.
Já em outra loja
virtual, desta vez que utiliza automações e boas práticas do ESM, o próprio
sistema reconhece a compra, aciona a emissão de nota fiscal em outro sistema,
dispara o pedido para o estoque (também automatizado). A transportadora é
acionada e o pacote rastreado em suas etapas. Trata-se de um padrão de plano de
ação com pouca interferência humana até a chegada do produto ao destinatário.
“O resultado do primeiro caso são pessoas à beira de um ataque de nervos. No
segundo, o cliente satisfeito e os colaboradores da equipe envolvidos em
tarefas que realmente agregam valor de inteligência para a companhia”, pontua
Emauri Gaspar, Co-Founder da Run2biz.
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A Run2biz tem como propósito, ao aplicar tecnologia para tornar processos mais eficientes, facilitar a gestão de serviços para empresas que querem sobreviver à evolução do mercado. Clique aqui e conheça o 4Biz Service Management – a plataforma de ESM & ITSM desenvolvida pela Run2biz.
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