Crowdfunding: como pôr a startup dos sonhos para funcionar
Modalidade de investimento está em alta no país
e deve alcançar R$ 300 milhões neste ano
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Freepik
Os investimentos em startups por meio de
equity crowdfunding estão em alta no
Brasil. Levantamento realizado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
identificou que, em 2021, houve a movimentação de R$ 204 milhões com a
modalidade. O valor é mais que o dobro (104%) verificado em 2020, quando a
cifra foi de R$ 84,4 milhões. Para este ano, a estimativa do mercado é alcançar
a marca de R$ 300 milhões.
Realizado em plataformas on-line, o
equity crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo para a captação de
recursos. Diante da projeção de crescimento, empresários e investidores devem
ter atenção ao funcionamento da modalidade a fim de identificar as
oportunidades de negócio.
Para as empresas, o equity crowdfunding
representa a possibilidade de desenvolvimento dos projetos. Já para os
investidores, significa a participação nos negócios e, portanto, a chance de um
retorno financeiro maior em comparação com outros investimentos.
No Brasil, a modalidade é registrada
pela CVM desde 2017. A Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento
(Crowdinvest), responsável pela representação do setor, orienta que a captação
de recursos seja realizada dentro das regras estabelecidas pelo órgão
regulador. Para isso, é necessário conferir se a plataforma que promove o
equity crowdfunding está autorizada pela CVM a operar dentro dos parâmetros
estabelecidos pela Instrução nº 588/17.
Oportunidade de expansão
Embora os investimentos estejam
aumentando nos últimos anos, ainda há muito espaço para o equity crowdfunding
crescer. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de
Startups (Abstartups), em 2021, 64,8% das empresas de base tecnológica do país
nunca receberam nenhum tipo de investimento.
Entre aquelas que conseguiram recursos
externos, a forma de captação mais usada foi o investidor-anjo (41,4%),
modalidade em que apenas uma pessoa física ou jurídica investe o próprio
capital numa empresa.
Os dados da Abstartups revelam o
potencial para a expansão de outras formas de investimento, como o equity
crowdfunding, uma vez que 70,7% das startups ouvidas pela pesquisa afirmaram
que estão em busca de recursos.
Como ter sucesso na captação
O especialista na relação
empreendedor-investidor João Kepler explica que, diferentemente do modelo
tradicional — em que se busca um investidor-anjo —, o equity crowdfunding
permite criar uma campanha para a venda de títulos da startup a vários
investidores. Segundo ele, alguns fatores contribuem para o sucesso ou não da
captação.
A primeira orientação do especialista é
avaliar se a empresa realmente está no momento de expandir e necessita de
investimentos. Caso a resposta seja sim, ela deve estar organizada e
estruturada para atrair investidores, o que significa pagar os impostos e
colocar a contabilidade em dia.
Outra dica de Kepler para a campanha de
atração ser bem-sucedida é usar as ferramentas de comunicação de forma
estratégica. Ele destaca ser importante apresentar a empresa aos potenciais
investidores.
A escolha da plataforma para a realização do equity crowdfunding é outro aspecto determinante para o sucesso da campanha. Nesse sentido, é preciso realizar uma pesquisa prévia e se certificar de que a plataforma escolhida seja autorizada pela CVM.
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