DATA LITERACY: Hackathon interno como ferramenta para a alfabetização em dados dos colaboradores
Como a
LEROY MERLIN tem usado essa ferramenta para disseminar a cultura de dados
O setor
de tecnologia da informação enfrenta sérios problemas para recrutar
funcionários qualificados. O relatório da Brasscom – Associação das Empresas de
Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, divulgado em
2019, estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos de 2021 a
2025. No entanto, o número de formandos anuais está abaixo da demanda. Por
isso, o déficit anual estimado é de 106 mil talentos por ano.
Quando se
analisa por segmento setorial, de acordo com uma pesquisa da hrtech Intera, a abertura de vagas para
profissionais de dados no Brasil cresceu quase 500% no primeiro semestre de
2021 em relação ao ano anterior. Frente à escassez de profissionais e a alta
demanda, as empresas estão precisando urgentemente investir na formação e
qualificação de seus colaboradores, ou seja, promove a alfabetização em dados (data literacy).
Alessandra
Domingues, Diretora Educacional do GRUPO IN, do qual fazem parte as empresas
Academia IN e a A10 School, explica que uma das ferramentas para promover a
formação do time em análise de dados é a realização de um hackathon interno e
com a metodologia hands on, com as pessoas aprendendo na prática.
“Participamos de um hackathon, realizado
recentemente pela LEROY MERLIN, no qual a rede de lojas contou com o
envolvimento de 150 Colaboradores – de 49 localidades e 72 funções
diferentes – organizados em 24 equipes. Este grupo
recebeu 8 horas de treinamento intensivo e 16 horas de trabalho para solução
dos desafios. Foi muito produtivo e com forte engajamento. Além de analisar os
trabalhos, os nossos profissionais deram mentoria aos Colaboradores”,
explica Alessandra.
Os grupos
de Colaboradores LEROY MERLIN trabalharam com uma base de dados real e tiveram
como desafio de negócios identificar o período de menos vendas, listar os
motivos que justificassem o cenário e propor uma solução para o problema. A
ferramenta oficial utilizada foi o Qlik Sense, capaz de combinar os dados para
criar análises visuais interativas em ambiente de nuvem seguro. Além dos
profissionais da Academia IN e da A10 School, a atividade contou com representantes
de outros fornecedores de TI.
Diferentes
perspectivas para um mesmo problema
Um dos
pontos fortes do hackathon é a oportunidade de unir pessoas de várias áreas da
empresa, que trazem diferentes perspectivas de resolução. “Uma das principais dificuldades dos
funcionários é a de tomar alguma decisão baseada em dados. Nossa meta é
consolidar conhecimento e experiência para que, por meio dos dados, eles possam
realizar uma interpretação adequada, tomar decisões e gerar insights”,
completa Alessandra.
Na
opinião da executiva, se as empresas de qualquer tamanho fizessem grupos para
exercícios como estes, é possível se construir uma cultura de análises de dados
e promover o crescimento contínuo da alfabetização em dados.
Este tipo
de hackathon proporciona integração do time, intercâmbio de vivências,
“atividade mão na massa” e muito mais segurança às pessoas na hora de analisar
os dados.
Para a
LEROY MERLIN, o hackathon Talento de Dados foi um sucesso. “Formamos as equipes, trabalhamos e
exercitamos a capacidade analítica dos times que foram desafiados a construir
algo no qual não possuíam nenhuma experiência. Todo movimento teve como grande
objetivo disseminar a cultura de dados de um modo inovador, gerando uma
competição saudável para toda a empresa”, finaliza Rafael Attux,
Data Architect Lead da empresa. Os vencedores ganharam como prêmio um bootcamp
em Análise de Dados, com duração de 03 meses, no qual irão aprender as melhores
práticas e como construir os desafios com dados do dia a dia, ministrado pela
Academia IN e a A10 School.
Sobre a
LEROY MERLIN
Há 23
anos no Brasil, a LEROY MERLIN é reconhecida como uma das mais importantes
redes de varejo. A marca é parte integrante do Grupo ADEO, terceiro maior do
setor de materiais de construção no mundo, e está presente em 12 estados
brasileiros. São 44 Lojas em grandes formatos, duas unidades no modelo express
que oferecem diversos serviços e mais de 100 mil itens para soluções completas
do lar, divididos em 15 seções: materiais de construção, madeiras, elétrica,
ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens,
organização, pintura, decoração, pisos laminados e vinílicos, iluminação e
cozinhas. Além disso, a LEROY MERLIN possui marcas exclusivas com
o objetivo de trazer sempre os melhores produtos do mercado.
A empresa
tem uma estratégia omnicanal, atuando em lojas físicas – agora também no
formato Express -
e plataformas digitais, como e-commerce, marketplace,
televendas, WhatsApp e aplicativo. Pensando nas diferentes formas de pagamento criou
o cartão Celebre!, além do
Programa de Fidelidade LEROY MERLIN Com Você que
traz vantagens exclusivas para os membros participantes.
A marca
tem como pilar central o desenvolvimento responsável e por essa razão, 23 Lojas
possuem a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), voltada para
construções sustentáveis. Também idealizou vários projetos sociais, financeiros
e ambientais, como: Construir e Sustentar, Inovadoria, papel Pintor, Ecobags
AACD, OrganiCO2 e Projeto Póstera.
Além disso, a LEROY MERLIN conquistou o título de uma das melhores empresas para trabalhar do mercado varejista brasileiro, segundo o ranking anual Great Place to Work Brasil.
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