Debate sobre tecnologias na Educação
Sabendo que a inovação na maneira de ensinar e educar são de grande importância, método 'De Criança Para Criança' vem ganhando reconhecimento internacional
O
"Todos pela Educação", organização da sociedade civil, sem fins
lucrativos, não governamental, lançou a carta “Educação Já 2022”, que traz
sugestões para a melhoria da educação básica brasileira. O documento destaca
que a pandemia intensificou o debate sobre tecnologias na educação e trouxe
mudanças positivas na percepção dos professores sobre o potencial do seu uso na
aprendizagem dos estudantes.
"Ações
efetivas de superação das lacunas de aprendizagem, que antes da pandemia já
tinham no uso das tecnologias um importante aliado, tornaram-se ainda mais
relevantes. Para isso, porém, é urgente investir na inclusão digital no país,
que ainda conta com milhões de estudantes sem acesso à conectividade e a
dispositivos digitais", pontua a carta.
Sabendo que
a tecnologia e a inovação na maneira de ensinar e educar são de grande
importância, foi criado o programa 'De Criança Para Criança' (DCPC), método que
já ganhou reconhecimento internacional, já são mais de 40 escolas parceiras e
mais de 8 mil crianças envolvidas em mais de 1000 projetos.
O 'De
Criança para Criança' busca revolucionar a educação colocando a criança como
protagonista na hora de ensinar. É ela quem cria, desenha e realiza a locução
das histórias do programa. Com isso, o projeto busca desenvolver habilidades do
século 21, como liderança, cooperação e comunicação por meio do trabalho em
equipe, além de objetivar que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e
contribua com as futuras profissões das crianças e a formação de cidadãos. A criança
se identifica e a educação fica muito mais atrativa.
Nessa nova
metodologia, o professor e o aluno estão em papéis diferentes, o professor
deixa de ser o detentor do conhecimento e se torna um mediador, passando para
as crianças, que deixam de receber o conteúdo passivamente e passam a criá-lo.
“Essa é uma mudança radical, tudo que foi criado, até agora, no universo
infantil, foi criado por adultos. Quando criamos nossa plataforma que
desenvolve metodologias inovadoras em educação, refletimos: vamos ver o que
podemos fazer pela educação, e vamos fazer o melhor”, explica o sócio e
cofundador Gilberto Barroso.
"A
ideia é que as crianças tenham a oportunidade de produzir conteúdos
significativos, que sejam protagonistas, e que os professores ampliem e desenvolvam
um novo papel na educação, o papel de provocador, de mentor. O professor cria
uma história com os alunos, que irão desenhar os elementos que contêm essa
história. Os alunos, então, gravam a história pelo celular, sob orientação do
professor. Tanto os alunos quanto o professor, podem enviar pelo celular ou
computador, todo esse material produzido, para a plataforma do DCPC, onde uma
equipe de animadores irá desenvolver uma linda animação. Quando a criança passa
a criar o conhecimento, o nível de retenção de conteúdo vai para 80%",
destaca Vitor Azambuja, sócio de Barroso. Tudo funciona através de um celular,
um tablet ou um computador dentro da escola.
A iniciativa
já produziu mais de 1000 animações a partir das histórias criadas por crianças,
além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias
(matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através
da sua metodologia "Criando Juntos".
O ‘De Criança Para Criança’ está 100% de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum
Curricular), abrangendo todas as competências, com foco na educação infantil e
no ensino fundamental I e II.
Premiações
Recentemente, o ‘De Criança para Criança' ganhou destaque em um estudo
internacional realizado pelo site Hundred e pelo BID (Banco Interamericano de
Desenvolvimento), que dá visibilidade e reconhece o diferencial de projetos
educacionais e inovadores. A escolha é justificada pelo ‘De Criança para
Criança' requerer baixa conectividade e por estar baseado no interesse
universal pela contação de histórias. Foram 701 inscrições de 47 países, entre
elas mais de 100 iniciativas brasileiras, e apenas duas ganharam destaque entre
os 15 selecionados. Uma delas foi o 'De Criança para Criança'.
Outras
premiações: Vencedor do festival ComKids Interativo 2020 na categoria
multiplataforma; Segundo lugar no Festival ComKids 2019 na categoria filmes
curtos; Primeiro lugar no WSA na categoria ensino e educação; Primeiro lugar no
maior festival de inovação educacional da América Latina. Além disso, em 2020,
passaram a integrar o time de plataformas do HundrED (Finlândia).
Gamificação
Se as crianças e adolescentes gostam tanto de jogos para se divertir, por que
não levar isso para a sala de aula, como uma maneira de fazer com que os games
sejam aliados nos processos de aprendizagem? Muitos são os desafios na educação
e atualizações tecnológicas como essa são cada vez mais fundamentais. A
gamificação já é uma das principais tendências, uma iniciativa que visa tornar
o aprendizado mais leve, atual, dinâmico e divertido, segundo especialistas no
assunto.
O método
utilizado pelo DCPC coloca a criança no centro da aprendizagem e da
criatividade, fazendo com que as disciplinas sejam transformadas em jogos e os
professores sejam os mediadores desse processo. “O professor e os estudantes
podem criar jogos com base em alguma matéria. Vão desenhar os componentes desse
game, o professor vai passar um briefing para a nossa equipe e nós vamos
desenvolver um jogo baseado na mecânica e na lógica do ensinamento, com os desenhos
e as vozes, se tiver, daquela turma”, afirma Vitor Azambuja.
Apesar de
todas as distrações e desafios do momento, os jogos na educação estimulam a
tomada de decisões rápidas, aumentam a percepção e desenvolvem a capacidade de
calcular e gerenciar riscos, fortalecendo todo o processo de aprendizagem.
“Qual o valor disso para a educação? É uma maneira de personalizar o ensino,
afinal de contas cada aluno tem uma particularidade, cada um aprende de um
jeito e em uma velocidade”, finaliza Barroso.
Sobre o De Criança para Criança
O programa
'De Criança para Criança' oferece um leque de metodologias de educação híbrida
para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é
oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no
centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são
orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam
conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem
coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às
narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas
pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.
https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca
https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/
Sobre Gilberto Barroso
Gilberto Barroso é brasileiro nascido em São Paulo. Formado em Administração,
trabalhou em diversos segmentos, mas se especializou no segmento de Pay Tv,
atuando desde seu início no Brasil, distribuindo HBO até ser diretor da Sony
Pictures. Lançou vários canais como AXN, Warner, Sony, Cinemax, HBO, E!,
History Channel e E!. Em 2015 largou o segmento de Pay Tv para lançar o
programa De Criança para Criança. Gilberto é o presidente da empresa e tem como
propósito fazer com que crianças do mundo todo aprendam e compartilhem
conhecimento de forma criativa e democrática.
Sobre o
Vitor Azambuja
Vitor Azambuja é brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Especialista em criação,
é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico,
trabalhou em diversas agências de propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em
São Paulo, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em
festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de
criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou
exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e
Paris. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, Vitor é o diretor
criativo da empresa. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro
aprendam desenvolvendo a sua criatividade.
Apesar de
todas as distrações e desafios do momento, os jogos na educação estimulam a
tomada de decisões rápidas, aumentam a percepção e desenvolvem a capacidade de
calcular e gerenciar riscos, fortalecendo todo o processo de aprendizagem.
“Qual o valor disso para a educação? É uma maneira de personalizar o ensino,
afinal de contas cada aluno tem uma particularidade, cada um aprende de um
jeito e em uma velocidade”, finaliza Barroso.
Sobre o De Criança para Criança
O programa
De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida
para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é
oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no
centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são
orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam
conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem
coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às
narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas
pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.
https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca
https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/
Sobre o Gilberto Barroso
Gilberto
Barroso é brasileiro nascido em São Paulo. Formado em Administração, trabalhou
em diversos segmentos, mas se especializou no segmento de Pay Tv, atuando desde
seu início no Brasil, distribuindo HBO até ser diretor da Sony Pictures. Lançou
vários canais como AXN, Warner, Sony, Cinemax, HBO, E!, History Channel e E!.
Em 2015 largou o segmento de Pay Tv para lançar o programa De Criança para
Criança. Gilberto é o presidente da empresa e tem como propósito fazer com que
crianças do mundo todo aprendam e compartilhem conhecimento de forma criativa e
democrática.
Sobre o Vitor Azambuja
Vitor Azambuja é brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, Vitor é o diretor criativo da empresa. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.
Nenhum comentário