É hora de aumentar o valor percebido para reter usuários
*Por Rafael Franco
Passou o tempo em que o
maior desafio ao introduzir um canal digital para os consumidores era a fase de
aquisição de usuários, a evolução e integração das ferramentas de marketing
digital e mídia programática tornaram de certa forma simples e previsível o
processo de construção dessa base.
Porém surge um novo e
mais importante desafio. Uma vez feita a aquisição do usuário, quais são as
ações para atuar na retenção dessa base reduzindo o churn e aumentando o tão
desejado LTV?
É nessa esteira que
surge a necessidade de planejamentos estratégicos de longo prazo que busquem
entregar melhoria contínua as aplicações e não apenas sobressaltos de
funcionalidades para responder ao mercado.
Hoje, o mercado de
aplicativos passa por essa transformação em que um APP que inicialmente era apenas
transacional como o Delivery, passa a trabalhar com a fidelização do
consumidor, ou através da integração de canais que permite ao usuário iniciar
uma experiência no digital e terminar no físico, e vice-versa.
Não existe mais espaço
hoje para enxergar os canais de maneira estática e independentes, tudo precisa
ser integrado por que assim é o cliente. Ele quer iniciar uma compra no app e
receber atualizações da entrega diretamente no WhatsApp, pagar por PIX em uma
PWA e ver mais detalhes do produto no site.
Cada vez mais, empresas
que tem visão estratégica com visão de melhoria contínua dos seus canais
digitais conseguem a lealdade do consumidor ao aumentar consistentemente o
valor percebido em seus canais digitais.
Faz sentido pra você?
*Rafael Franco atua na
mercado de tecnologia há 20 anos. A paixão o levou a se aprofundar nesta área e
por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de
Software. Também foi executivo de multi-nacionais liderando projetos premiados
por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São
Paulo, Curitiba e Orlando em que atualmente é CEO. Lidera um time de
especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de
Aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste
segmento como Grupos Habibs, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por
dezenas de Aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses
principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @alphacode
Nenhum comentário