Últimas

Entenda a importância do ESG e OSD nas empresas

Consumidores já buscam por alternativas ecológicas e o mercado financeiro destina boa parte de fundos para iniciativas que contemplam a sustentabilidade

Preocupar-se com o futuro não é exclusividade de governos, ONGs e ativistas. Empresas que investem no planejamento de longo prazo entendem que para continuar no mercado é preciso entender os desafios que vem pela frente e quais as mudanças necessárias para sobreviver. No próximo domingo, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, para celebrar a data e refletir o papel das empresas na sociedade, os advogados Rodrigo Salerno e Fabiana Zani, do escritório SAZ Advogados, abordarão em uma série de reportagens detalhes sobre o que é e como adotar propostas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).

A ONU (Organização das Nações Unidas) promove às entidades privadas um Pacto Global, com metas que integram os objetivos de desenvolvimento sustentável às estratégias de negócio. Assim nasceram os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o ESG (Environmental, Social and Governance).

O ESG tem sido a proposta com maior repercussão na atualidade. Isso porque é voltada ao mundo dos investimentos. De acordo com um relatório do Bank Of America, de 2021, a cada três dólares que são investidos em fundos no mundo, um foi destinado às iniciativas que adotam propostas de ESG, ou seja, em empresas que focam em boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Já os ODS são princípios para toda a sociedade, desde ação contra a mudança global do clima até a erradicação da pobreza. São ao todo 17 objetivos que podem nortear as estratégias de ESG das empresas. E assim, quando os negócios contemplam o desenvolvimento sustentável, o valor e o crescimento da organização são impulsionados a longo prazo.

Mas quais os pontos a favor da implantação do ESG?

Conforme explicam Rodrigo Salerno e Fabiana Zani, do escritório SAZ Advogados, o investimento a longo prazo, ao qual se almeja com o ESG, é relacionado a um mercado amplo e capaz de consumir. “Empresas precisam de clientes. E hoje eles estão cada dia mais dispostos a escolher alternativas condizentes com seus valores”, afirma Salerno.

O relatório Strenght of Purpose, do Grupo Zeno, identificou que 94% dos consumidores globais preferem empresas com propósitos fortes e estão dispostos a darem seus corações, vozes e carteiras em apoio a essas marcas. Entre os consumidores pesquisados em 8 países, 83% disseram que as empresas só deveriam ganhar lucro se eles entregarem um resultado positivo de impacto.

Já a Kantar, uma empresa de dados mundial que realizou o estudo Who Care, Who Does (2021), contabilizou que 22% dos consumidores do mundo são ambientalmente conscientes. Na América Latina, 63% buscam usar embalagens mais amigáveis com o meio ambiente. No Brasil, esse número chega a 41%. Entretanto, apenas 25% conseguem obter esse tipo de produto.

Além da vantagem junto aos consumidores, ações de ESG e ODS também atraem a atenção do mercado para novos investimentos, títulos verdes e sociais, bem como fortalecem a reputação da empresa.

Pontos desfavoráveis

Nem sempre os resultados são imediatos. “Muitas vezes é necessário rever todo o funcionamento da empresa, para adotar uma nova cultura organizacional. Colocar dedos na ferida, como entender a diversidade presente na organização, incluindo altos cargos; a transparência das ações; a equidade de salários entre gêneros, os impactos ambiental, social e cultural da empresa, entre muitos outros elementos”, comenta Fabiana. Entretanto, ela e Rodrigo Salerno ressaltam que este tipo de análise oferece aos gestores uma grande consciência sobre o seu próprio negócio.

A ESG busca superar a ideia de maximização isolada de lucros, para compreender que o futuro e a saúde do negócio está inerentemente atrelada a questões sociais, ambientais e de governança corporativa. É um modelo econômico que valoriza não somente o ganho dos acionistas, mas principalmente o interesse dos consumidores, as necessidades da comunidade e dos empregados, o meio ambiente e toda a cadeia produtiva.

Próximos textos:

Série Negócios Sustentáveis: Como implantar ações ESG de meio ambiente

Série Negócios Sustentáveis: Onde encaixar o Social na implantação do ESG?

Série Negócios Sustentáveis: Compromisso com ESG passa pela Governança

SERVIÇO:

SAZ ADVOGADOS

www.saz.adv.br

Nenhum comentário