Foxbit aposta em CX para se diferenciar no universo dos criptoativos
Corretora investe em estratégias e tecnologias
de experiência do cliente, como omnichannel e automação, para se diferenciar e
atender às necessidades de diversos perfis de consumidores
Com o objetivo de abrir as portas do
mundo das moedas digitais para qualquer pessoa que busca a própria
independência financeira, a Foxbit adotou
a experiência do cliente (CX) como parte de seu DNA. Investir em tecnologias e
estratégias para se diferenciar da concorrência no atendimento foi um dos
pilares para suportar o crescimento de 168% na base de clientes em 2021, e têm
sido parte das estratégias da empresa desde o nascimento, em 2014.
Ao manter a experiência do cliente no
centro das decisões, a Foxbit acompanhou ao longo dos anos os principais
avanços em tecnologia voltada a CX, trazendo para o atendimento elementos como
omnichannel (integração de dados de todos os canais) e aplicação de atendimento
automatizado via chatbots e centrais de autoatendimento. Isso trouxe um aumento
de produtividade do time de suporte e elevou o nível de satisfação dos
clientes, medido pelo CSAT, que atualmente está em 86%.
Mas até que a companhia explorasse ao máximo a escalabilidade e o ganho de
eficiência da plataforma de CX, foi necessário realizar uma ampla avaliação de
um mercado ainda incipiente no Brasil. Foi aí que a empresa estabeleceu desde
seu início uma parceria estratégica com a Zendesk,
empresa global de softwares de atendimento ao cliente, e traçou como objetivo
vincular a experiência do cliente ao coração do negócio e a um de seus valores
corporativos: “somos pelas pessoas”.
“Hoje se fala muito sobre a importância
de uma filosofia centrada no cliente e de como as tomadas de decisão precisam
levar em conta suas preferências. É por isso que contamos com a Zendesk como
parceiro estratégico para entregar uma experiência produtiva que atenda às
necessidades de diversos perfis de investidores, agregando escalabilidade,
visão gerencial e integração omnichannel com diversos canais de atendimento”,
explica Murilo Gerciano, Chief Operating Officer da Foxbit.
A adoção do Zendesk Suite Professional
deu à Foxbit mais escalabilidade e ganho de eficiência. “Agora tudo funciona de
forma muito ágil e integrada. O atendimento qualificado aos investidores passou
a ser um forte diferencial competitivo, explica Gerciano. "Essa qualidade
foi fundamental para que a Foxbit reagisse com sucesso a diferentes momentos de
explosão do mercado de criptomoedas no Brasil", completa.
Nos primeiros anos de operação, a
plataforma da Zendesk ajudou a gerenciar todas as interações por e-mail, que
era o principal canal de contato com o cliente, apesar de hoje representar
apenas 7,5% das interações. Ao passo que o mercado evoluiu para novos canais
digitais, a Foxbit passou a integrar pela Zendesk os canais de autoatendimento
e conversação, seguindo as tendências de comportamento do consumidor. Entre os
novos canais adotados estão as redes sociais, como o Facebook, por onde a
Foxbit faz questão de dialogar com os clientes e que antes era feito de forma
manual e apartada –, além do chat, que permite interações automáticas com o
chatbot e também com os agentes humanos.
"No caso do chatbot, a primeira
resposta costuma ser mais rápida e ajuda a administrar as expectativas dos
clientes, além de evitar a abertura de muitos chamados sobre o mesmo problema,
como ocorria no passado”, afirma Gustavo Santos, supervisor de Customer
Experience da Foxbit.
Para tornar esse atendimento ainda mais
ágil e inteligente, a companhia passou também a contar com outros recursos que
possibilitam o cliente se auto atender, como o formulário web, uma ferramenta
de automação que ajuda a direcionar o cliente na busca por soluções conforme a
sua necessidade. O objetivo era eliminar a possível desarticulação das
informações coletadas a partir dos diálogos com cada investidor. Disponível no
site e no aplicativo da corretora, esse canal rapidamente se tornou o mais
utilizado pelos investidores, concentrando hoje cerca de 81% da demanda
total.
Com esse investimento, especialmente na
integração de dados dos canais e na automação, a Foxbit calcula que o número de
tickets de atendimento foi reduzido em 15% desde que essa estrutura de CX foi
implementada. Outros dados também chamam a atenção: o tempo médio de primeira
resposta foi reduzido para 7,38 horas, abaixo do benchmark de 26 horas do
setor. Já o prazo médio de resolução de chamados caiu para 10,75 horas, dado
que se destaca em relação às 111,08 horas que os concorrentes diretos costumam
precisar para solucionar um problema.
Na prática, essa otimização no uso da
estrutura de atendimento também afetou o tamanho do time de suporte da empresa,
permitindo reduzir em cerca de quatro vezes o número de profissionais dedicados
ao atendimento, direcionando a equipe para um papel muito mais estratégico de
relacionamento. Hoje, o empenho dos agentes é fundamental – uma combinação que
proporcionou experiências satisfatórias aos consumidores. “Temos a capacidade
de lidar com um alto volume de chamados. Sem a perda de escalabilidade,
qualquer eventual pico da demanda para a nossa área de suporte pode ser
facilmente absorvido pela atual estrutura que temos voltada à experiência do
cliente. Isso gerou impacto positivo também nos negócios, já que a alta procura
abriu caminho para que a corretora ampliasse seu portfólio”, completa Murilo
Gerciano, ao lembrar que hoje a empresa possui 50 produtos ofertados ao
mercado.
“Empresas como a Foxbit que já iniciaram
suas atividades com estratégias claras de relacionamento com o cliente e o
objetivo de criar novas experiências de consumo, sem dúvida se diferenciam em
termos de competitividade”, ressalta Alan Schulte, diretor de Vendas SMB da
Zendesk para a América Latina.
Com o apoio da Zendesk, a Foxbit conseguiu reter muitos investidores após períodos desafiadores do mercado com a adoção de novos recursos da plataforma de CX. Os resultados confirmam os ganhos de qualidade e eficiência. O salto foi tão promissor que atraiu uma rodada de investimento no valor de R$110 milhões no início deste 2022, dando ainda mais força aos seus planos de expansão global.
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