Kantar: cesta de bens de consumo massivo representará 37% da renda dos latino-americanos em 2022
Para driblar inflação, eles reduzem gastos e visitam mais canais
de compra
A América Latina vem sofrendo com a alta inflação. A expectativa é
que fique na casa dos dois dígitos ao longo deste ano, atingindo seu pico no
terceiro trimestre. De acordo com o mais novo relatório Consumer Insights
da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, isso faz com
que a população tenha menos poder de compra. Tanto que, no primeiro trimestre
de 2022, os consumidores buscaram racionalizar seus gastos, priorizando cestas
e, sobretudo, canais.
Apenas no Brasil, 63% das pessoas disseram que estão mais
cautelosas e só compram aquilo que já haviam se programado para adquirir.
Também estão aproveitando mais promoções (46%) e trocaram suas marcas favoritas
por opções mais baratas (24%).
“Além da inflação, a América Latina tem alto desemprego e
informalidade, e, diferentemente da Europa ou dos Estados Unidos, a grande
maioria dos consumidores não acumulou reservas durante o período de isolamento,
que poderiam ajudá-los a enfrentar a escalada dos preços agora”, aponta Cecilia
Alva, diretora de Clientes e Novos Negócios para América Latina da divisão
Worldpanel da Kantar.
Em tempos de crise, os
bens de consumo massivos (FMCG) se tornam a parte
mais importante dos gastos das famílias. Em 2022, estão comprometendo 37% da
renda dos latino-americanos versus 34% em 2021. Em lares com crianças, esse
índice pode chegar a 41%. Isso sem contar que cada visita ao ponto de vendas se
torna mais importante, pois ocorre com menos frequência e com tíquetes menores.
A força do omnichannel
Para driblar a situação econômica, compradores estão visitando
mais canais, buscando otimizar seus gastos. Isso fez com que o omnichannel crescesse
na maioria dos países da América Latina. A maior alta, por sua vez, ocorreu no
Brasil – aumento de 20% no número de canais visitados e 3% na frequência,
quando comparado o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2019.
De forma geral, os latinos preferem fazer compras em canais de
varejo tradicional (43%), autosserviços (35%) e atacadistas (10%). A segunda e
a terceira opção são procuradas por seu amplo sortimento e melhores preços para
compras maiores. A primeira é ideal para tíquetes menores e aquisições mais
específicas.
A divisão Worldpanel da Kantar
segmentou os compradores entre Cautelosos (visitam de 1 a 4 canais), Disponíveis
(realizam suas compras em 5 a 7 canais) e Experimentadores (visitam mais de 8
canais). Para o perfil mais omnichannel, experimentador, o varejo tradicional
perde relevância (38%) e eles somam mais canais entre suas escolhas:
autosserviços (36%), atacarejos (12%), lojas especializadas (6%) e Porta a
Porta (5%).
“As famílias estão tentando mudar o perfil de compra para
enfrentar a inflação, ou seja, estão reduzindo o tamanho de suas compras e
direcionando seus gastos para visitas menores, uma vez que o tíquete é mais
gerenciável”, conclui Cecilia.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights
e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais
entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem.
Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias
avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar
crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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