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O grande negócio escondido no e-mail marketing

*Por Jonatas Abbott  

Um simples e banal relatório de leitura pode esconder grandes oportunidades de negócios. Sim, refiro-me a uma das mais antigas e corriqueiras funcionalidades das plataformas de automação de marketing digital ou mesmo de e-mail marketing. 

Explico contando uma história que vivi pessoalmente. Eu liderava a área comercial no dia a dia de uma empresa e analisava os relatórios de leitura e cliques da newsletter. Certo dia, algo me chamou a atenção: um amigo presidente de uma companhia de tecnologia que havia lido 30 vezes nossa news. Bem, primeiro é preciso explicar que a leitura é contabilizada por uma imagem transparente, então cada vez que o e-mail é aberto se contabiliza uma leitura. 

Isso não significa, necessariamente, que ele tenha lido 30 vezes, mas sim que abriu 30 vezes. Conclusão? Ele encaminhou o e-mail várias vezes, indicando grande interesse na empresa e/ou nos produtos. Imediatamente, virei para a equipe comercial e identifiquei quem estava negociando com a empresa do meu amigo. Nesse momento, pedi que entrasse em contato com ele para tentarmos fechar algum negócio. Foi um insight, mais do que um raciocínio lógico. E ele fechou! 

Mas eu precisava ter certeza, precisava saber. Liguei para o meu amigo e relatei toda a situação. Ele confessou: havia encaminhado para alguns colaboradores nossa news com a pergunta: por que ainda não fecharam com essa empresa? 

Tal lição eu sempre conto em reuniões com clientes. É o exemplo perfeito da união entre a área de marketing ou comunicação e a área comercial. Por isso a extrema relevância de ler os relatórios de leitura e de cliques. O de cliques mostra leads ainda mais quentes que o de leitura. Nele é possível entender se a comunicação engajou os usuários a ponto de eles buscarem mais informações nos links indicados. 

 

Trata-se de um mapa de cliques, que indica quais pontos da sua peça de e-mail (com links) receberam acessos, em uma espécie de ranking. Com essa análise, você consegue saber quais call to action tiveram mais ou menos resultado, além de ter uma ideia de como otimizar ainda mais o conteúdo dos próximos e-mails. 

 

Fato é: as ações que podem ser personalizadas para receber as respostas que o universo digital tem a oferecer não param por aí! Percebe a riqueza de detalhes que um simples e banal relatório de leitura ou de cliques pode oferecer? Ou, para os olhares mais atentos, os potenciais clientes camuflados nos dados que as plataformas peritas no assunto nos entregam? 

 

Se você ainda não sabe por quais motivos seus e-mails são pouco visualizados, ou então não entende o alto índice de solicitações de descadastro, atente-se! Há coisas que só uma boa análise de métricas pode fazer por e para você. 

 

A grande sacada é aceitar que o relatório de cada ação de marketing digital ou de e-mail marketing é seu melhor amigo. Manter uma disciplina de análise nesse sentido ajuda, além de tudo, a identificar os pontos fortes e fracos da sua comunicação. Assim, você vai saber sempre o que pode ser melhorado para ter ainda mais sucesso. 

 

Viva os banais relatórios e bons negócios! 

 

*Jonatas Abbott é sócio e diretor executivo da Dinamize, empresa que oferece softwares voltados para automação de marketing e e-mail marketing, que está há 20 anos no mercado de tecnologia.  

 

Sobre a Dinamize  

A Dinamize oferece plataformas com foco em automação de marketing (Dinamize Automation) e e-mail marketing (Dinamize Mail). Possui operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba, além de unidades nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal. A empresa conta com mais de mil canais parceiros e reúne cerca de 22 mil marcas atendidas. Com suas plataformas, a Dinamize auxilia empresas que buscam gerar mais vendas e otimizar sua comunicação com o público, utilizando tecnologias de ponta que garantem performance e segurança nas informações. Disponibiliza recursos e análise de dados com o objetivo de qualificar a experiência de cada usuário, sem falar do atendimento de excelência via telefone, e-mail, chat e treinamentos online e presenciais. Para mais informações, visite o site: https://www.dinamize.com.br/.  

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