O que faz um analista de Marketing Digital? Como se tornar um?
De todas as funções e metas que uma empresa possa ter, aquelas ligadas ao seu resultado comercial e de comunicação são as mais importantes. Daí que o papel de um analista de Marketing Digital vem se destacando cada vez mais.
De fato, o especialista da área de marketing tem um know-how que outros profissionais não chegam nem perto de ter, mesmo aqueles cuja função principal seja a de lidar com o departamento comercial, ou de desenvolvimento de produtos.
Ou ainda, aqueles colaboradores mais engajados em anúncios, divulgação da marca e afins. A diferença do profissional de marketing é justamente o fato de que seu papel é mais abrangente e inclui tudo isso, ao passo que os outros são mais limitados.
Basta imaginar o caso de uma empresa da área de acupuntura para hérnia de disco em cachorro, por exemplo, que queira desenvolver uma campanha completa para introduzir sua marca no mercado e educar o público sobre sua solução.
Se falássemos apenas no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções comerciais, teríamos um profissional que não necessariamente saberia como comunicar essa mesma criação para o público-alvo do seu negócio em específico.
Já se fosse o caso de falar da publicidade, que tem o papel de divulgar as novidades por meio de anúncios, patrocínios e impulsionamentos, teríamos um profissional que não necessariamente entenderia os bastidores do produto ou serviço.
No caso do marketing, porém, o que encontramos é justamente esse papel estratégico, que consegue entender desde os estágios do que se chama branding, que é a criação da marca e de seu portfólio, até a divulgação mais prática da firma.
Ou seja, o marketing abrange todas as etapas de modo mais amplo. Daí que ele tenha tantas frentes, como endomarketing, inbound marketing, marketing de conteúdo e daí em diante. São dezenas de estratégias e recursos diferentes.
Deste modo, se esse profissional atua na área de reforma de estofados de couro, então, ele passa a ter uma compreensão macro do negócio, embora sem perder o domínio micro. Isso é o que hoje se chama de visão holística, como “totalidade das coisas”.
No caso do endomarketing (marketing interno), por exemplo, trata-se de compreender que não adianta uma marca tentar conquistar o mercado e afastar a concorrência se antes ela ainda não conquistou a confiança dos próprios funcionários.
Tudo isso deixa bastante claro do que se trata o papel de um analista de marketing. Ademais, é importante contextualizar assim para que fique claro que o marketing digital do qual vamos falar aqui não é o todo da questão, mas sim um aspecto.
Ao dominar o papel do marketing em termos conceituais, o analista poderá se desenvolver muito mais, tendo um alcance bem maior em termos de planejamento, execução e métricas de resultados já conseguidos, como algo mais profissional.
Isso também deixa claro por que um dos cargos mais requisitados hoje em dia é justamente o do analista de marketing digital. Tanto porque o profissional é de alto nível estratégico, quanto porque a esfera digital é a mais importante atualmente.
Não se trata de colocar o universo offline em detrimento da web, pois uma assistência técnica de TV LG que queira obter sucesso pode muito bem dividir seu orçamento entre os dois mundos. Trata-se apenas de reconhecer o destaque da internet.
Como já dizia um antigo princípio do marketing, toda marca tem como missão principal dominar espaço ali onde seus clientes em potencial estão, aparecendo para as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa. Essa afirmação continua sendo verdadeira.
Sendo que hoje esse espaço é o marketing digital, como algo que pode abranger desde um website institucional próprio, passando por um blog atrelado a ele, até a presença em redes sociais, motores de busca, marketplaces, aplicativos e afins.
Naturalmente, o analista precisa entender um pouco de tudo, dominando tanto os conceitos que vamos aprofundar adiante quanto algumas dicas práticas, pelas quais também passaremos, dando os melhores conselhos da área.
Outros pontos que vamos aprofundar dizem respeito à qualificação teórica e prática que esse profissional precisa ter. Além das habilidades que ele pode desenvolver aos poucos e, claro, do salário que se pode esperar, conforme o rendimento e a entrega.
O bacana é que hoje o segmento cresceu tanto, que o analista de marketing pode atender qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de serviços industriais ou uma loja de bairro que trabalha com cobertura de vidro para corredor residencial.
Desta forma, se o seu interesse agora é o de mergulhar de cabeça no universo de uma das profissões que mais crescem no Brasil e no mundo todo, entendendo os bastidores desse universo, então basta seguir adiante até o fim da leitura.
O que é o marketing?
Como vimos, trata-se de algo que nos bastidores consegue abranger bem mais setores do que outros departamentos nichados. Por exemplo, se o branding desenvolve marcas e produtos, e a publicidade os divulga, o marketing atua em ambos.
Assim, seu grande diferencial é que ele pode definir aspectos de curto, médio e longo prazo. Ao falar do desenvolvimento da marca, o marketing vai ajudar a definir a cultura corporativa da empresa, que é sua filosofia de trabalho.
Esse aspecto lida com os famosos pilares de missão, visão e valores, além de outros pontos técnicos, tais como:
Naming (criação de nome da marca);
Paleta de cores;
Tipografias;
Slogan e tagline.
Já o curto prazo entra quando uma empresa da área de cilindro pneumático compacto decide aumentar sua carteira de clientes. Aqui temos uma estratégia tangível, que será definida em termos de metas e objetivos.
Nesse sentido, o marketing é aquilo que dá corpo a uma empresa, transformando sua missão em algo palpável e possível de ser alcançado.
O analista de marketing, por sua vez, é o grande profissional que lidera esse esforço. O que não é dizer pouco, já que há várias frentes em jogo, como ficará claro abaixo.
O que faz um analista?
Ao contrário do que o nome possa sugerir, o analista não é, de modo nenhum, aquele profissional que faz apenas “análises” de conjuntura.
Pelo contrário, ele precisa ser responsável pela criação e desenvolvimento das mesmas estratégias que depois serão analisadas.
Ou seja, primeiro vem o estudo de mercado e a compreensão macro. Depois, a implementação e execução dos projetos, para só depois definir o que será feito em termos de análise e monitoramento.
Além disso, para mensurar os resultados de um fornecedor cosméticos atacado, o analista precisará ter definido de antemão todos os índices e as métricas em jogo.
É o que na área se chama de KPI (Key Performance Indicator), ou seja, Indicador-Chave de Desempenho. Por exemplo, sobre o tráfego orgânico gerado no blog, ou a quantidade de seguidores angariados nas redes sociais.
Sem falar em métricas mais sérias, como número de leads captados, percentual de conversão deles, vendas gerais, fidelização dos clientes e tantas outras.
Qualificação e habilidades
No Brasil a faculdade de Marketing é algo relativamente novo, tendo sido criada em 1954, pela Fundação Getúlio Vargas, com o nome de Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Hoje o interessado na área pode se formar como bacharel ou como tecnólogo, tanto presencialmente quanto no formato EaD (Ensino a Distância) .
Naturalmente, esse é o modo padrão para se introduzir na área. Ao mesmo tempo, porém, há diversos cursos livres que também podem inserir alguém no setor.
Assim, o analista que quiser trabalhar em uma grande empresa de porta de alumínio, pode sair na frente de outros candidatos caso tenha esse diploma.
Mas também será preciso ter cursos livres e comprovar a presença em grandes eventos da área, haja vista que é um segmento que recebe novidades quase que diariamente.
Por isso, palestras, convenções, workshops e afins são pontos que podem acrescentar e muito em termos de qualificação para um analista de marketing.
Assim como as habilidades podem se desenvolver consideravelmente por meio de estágios. Afinal, só ao colocar a mão na massa e mergulhar de cabeça em um projeto é que alguém pode entender como a teoria se aplica na prática.
Sobre pretensão salarial
Como vimos, a formação de um analista de marketing não é algo chapado ou engessado, mas sim dinâmico. Por isso mesmo, o retorno financeiro que um profissional desses tem pode variar consideravelmente.
Segundo o IB Marketing (Instituto Brasileiro de Marketing), o valor oscila entre R$ 2.100,00 e R$ 4.108,00. Ou seja, a média é de R$ 3.004,00.
Claro, trabalhar para uma grande indústria de bandeja plastica para ovos ou em uma empresa menor é algo que também pode impactar, tanto no salário quanto nos direitos e bonificações que o profissional receberá a mais.
O importante é manter no horizonte o fato de que cada profissional determinará seu preço de mercado com base em sua capacidade de entregar resultados. Daí o papel fundamental de compreender os conceitos e conselhos aprofundados acima.
Considerações finais
Com isso, conseguimos explicar detalhadamente o que faz um analista de marketing digital, aprofundando também sua qualificação e suas habilidades.
Ao mesmo tempo, ficou claro o que ele precisa ter para se diferenciar em termos de mão de obra e, claro, para poder pleitear um salário maior e melhor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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