Oficinas, Workshop e Masterclasses Internacionais da 17ª CineOP estão de volta ao formato presencial
As inscrições gratuitas podem ser feitas até o
dia 12 de junho pelo site www.cineop.com.br
Realização de uma oficina durante a última
mostra em formato presencial
Leo Lara - Universo Produção
A CineOP
– Mostra de Cinema de Ouro Preto, única no circuito de mostras
e festivais audiovisuais a tratar o cinema como patrimônio e estruturar sua
programação em três temáticas – Preservação,
História e Educação, tem como um de seus pilares investir na formação com
a oferta de um programa de formação.
Para a 17a CineOP, que acontece
de 22 a 27 de junho,
além de debates, encontros e diálogos, o evento promove cinco Oficinas, um Workshop e quatro Masterclasses Internacionais. As inscrições são
gratuitas e os interessados podem se inscrever até o dia 12 de junho (domingo), às 23h59,
pelo site www.cineop.com.br
"As oficinas integram o programa de
capacitação que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras.
Têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de
profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no
Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos, oportunizar o
encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento", destaca Raquel Hallak,
diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.
OFICINAS
A 17ª
edição da CineOP promove cinco
oficinas com a oferta de 135
vagas ao todo. Os interessados podem se inscrever até domingo (dia 12 de junho) pelo site www.cineop.com.br.
Entre os temas estão “Dramaturgias
do Corpoespaço”, “Assistência de Direção: Prática e Teoria”, “Realização em
Audiovisual para Web, TV e Cinema", “Diagnóstico do estado de conservação
para filmes e objetos tridimensionais cinematográficos” e “Da personagem ao
argumento”.
A oficina “Dramaturgias do Corpoespaço” tem
30 vagas disponíveis
e será realizada entre os dias 23
e 25 de junho (quinta a sábado), das 9h30 às 13h30, pelo
instrutor Marcelo Aquino
(RJ). Graduado em Artes Cênicas e Pós-Graduado em Preparação Corporal para as
Artes Cênicas, Marcelo já trabalhou como preparador de atores para televisão e
novelas da Rede Globo. O trabalho tem uma proposta mais prática, envolvendo
exercícios de improvisação e composição explorando o corpo e todas as
potencialidades na relação com o espaço.
O diretor, roteirista e assistente de
direção André Srur
(RJ) possui ampla experiência em longas, vídeos, séries de TV e reality shows e
vai apresentar na oficina “Assistência
de Direção: Prática e Teoria” como funciona o dia a dia de um
set de filmagem. O programa inclui informações sobre as funções, organogramas e
fluxogramas no cinema, além dos planos, AT e o papel do AD no processo
criativo. A oficina acontece de 25
a 27 de junho (sábado a segunda), das 9h30 às 13h30, e possui 30 vagas disponíveis.
“Realização em Audiovisual para Web, TV
e Cinema” será
ministrada por Sérgio
Rossini (RJ), diretor de curtas e longas, nos dias 24, 25 e 26 de junho
(sexta a domingo), também das 9h30
às 13h30 e com 30
vagas abertas. O currículo do instrutor inclui curtas de ficção como “Encontro
Marcado” (melhor filme na VI Expocom 2002) e o documentário longa metragem
“Umbanda do Sol e da Lua” (2013 - Mostra Cinema de Santo), entre outros
trabalhos. Suas aulas vão incluir conceitos como usar a internet e as novas
tecnologias a favor da produção independente; como realizar produções para a
internet gerando receita; linguagens e formatos audiovisuais; etapas de funções
das produções e ainda a preparação e viabilização
de um projeto, entre outros tópicos.
A mineira Jussara Vitória de Freitas é
professora Adjunta do Departamento de Artes Plásticas e pesquisadora da Escola
de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no Curso de
Conservação- Restauração e Museologia na UFMG e também é Doutora em Artes pela
UFMG com linha de pesquisa em conservação e restauração de acervos fotográficos
e fílmicos. Ela está à frente da oficina “Diagnóstico
do Estado de Conservação para Filmes e Objetos Tridimensionais
Cinematográficos”, nos dias 23 e 24 de junho (quinta e sexta), das 13h30 às 18h30, com 25 vagas disponíveis. O
objetivo é mostrar aos alunos como compreender a construção de valor dos
objetos tridimensionais que integram as coleções audiovisuais, sua
sobrevivência no tempo, sua relação com a sociedade e como isso influencia na
sua musealização e na sua preservação relacionando com as técnicas construtivas
do filme.
E para completar a lista, entre os dias 23 e 26 de junho (terça
a sexta), será realizada a oficina “Da
Personagem ao Argumento”, das 14h às 18h, com o instrutor Germano Melo (MG). Neste
caso, serão 20
vagas abertas. Germano é ator e roteirista, com diversos trabalhos como os
curtas “Russa”, nominado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim (2018) e
“Vitória”, selecionado para o Festival de Rotterdam (2020) e atualmente
desenvolve os roteiros do longa “Norma”. A oficina se propõe a explorar, junto
aos participantes, os elementos narrativos que constituem a base da construção
do argumento cinematográfico partindo da ideia de contar a história de uma
personagem.
WORKSHOP
O tema do workshop da 17ª CineOP é “O Papel dos Repositórios Digitais na
Democratização do Acesso a Acervos Audiovisuais”, com a
convidada Roberta Zanatta, coordenadora do Núcleo de Catalogação do Instituto
Moreira Salles, no Rio de Janeiro. Ele será realizado no dia 26 de junho, domingo,
das 17h15 às 19h15
e as inscrições podem ser feitas também pelo site www.cineop.com.br. É importante destacar
que a inscrição para participar do workshop está associada à inscrição do 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos
Audiovisuais Brasileiros para ter sua vaga garantida.
A apresentação falará sobre o surgimento
e avanço da tecnologia aplicada à recuperação da informação em arquivos
digitais, que tem suscitado discussões e desenvolvimentos desde os anos 90. E
vai mostrar também experiências de repositórios digitais voltados para difusão
de acervos memoriais, seus mecanismos de funcionamento, manutenção,
potencialidades e pré-requisitos técnicos, como a organização, catalogação e
escolha dos representantes digitais dos arquivos e coleções a serem
disponibilizados.
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
Nesta edição serão promovidas quatro masterclasses internacionais
presenciais, ministradas por convidados de três países: Bolívia, Argentina e Peru.
Todas terão tradução simultânea - Português/Espanhol/Português. As inscrições
são gratuitas. É importante destacar que a inscrição para participar das masterclasses está associada
à inscrição do Encontro da Educação: XIV Fórum da Rede Kino ou 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos
Audiovisuais Brasileiros, a depender da sua escolha, para
garantir sua vaga.
Dia 24 de junho (sexta-feira), Mela Marquez,
Diretora Executiva da Cinemateca Boliviana abre a programação e apresenta o
tema “A Cinemateca
Boliviana – Preservando o Direito do Cidadão à Memória”, das 16h30 às 18h30,
com 100
vagas disponíveis. A Cinemateca Boliviana é uma fundação cultural privada, sem
fins lucrativos. Atualmente, já se converteu no Centro Audiovisual e Cultural,
uma referência indispensável da região, não se limitando apenas à preservação e
conservação do material fílmico, mas também se dedicando a estimular,
colaborar, participar e apoiar as iniciativas e entidades de caráter
educacional, cultural, intelectual ou social relacionados com as imagens em
movimento.
A segunda masterclass está marcada para o sábado de manhã
(25 de junho)
com o tema “Dicionários
Audiovisuais Comunitários: Revitalização de Línguas Indígenas”,
das 9h30 às 11h30,
com 150 vagas.
A convidada é a peruana Teresa
Castillo, gestora cultural do projeto A Kombi da Arte. O Peru é um
país diversificado cultural e linguisticamente, com 55 povos indígenas e 48
línguas nativas faladas por mais de quatro milhões de pessoas na costa, nas
terras altas e na floresta. A maioria deles está diminuindo em número como
resultado da dominação cultural. E esta realidade torna os povos que os falam
vulneráveis, devido ao perigo de extinção cultural que a perda de uma língua
implica. Neste contexto, o projeto DAC "Dicionários Audiovisuais
Comunitários" busca trabalhar em coordenação com as comunidades nativas em
uma série de ações para fortalecer e revitalizar suas respectivas línguas
nativas através da aprendizagem de técnicas audiovisuais com as quais as
crianças e adolescentes de cada um deles, guiados por seus próprios
professores, trabalham de perto com os mais velhos e registram em pílulas
audiovisuais as diferentes palavras de sua língua e as tradições orais a ela
associadas.
À tarde, no dia 25 de junho, o produtor,
cineasta e educador boliviano Miguel Hilari fará uma masterclass com o tema “Cinema Aymara e Formação Audiovisual”,
das 15h30 às 17h30,
com 300
vagas disponíveis. Miguel
Hilari é um documentarista dos Povos Aymara. Seu pai foi um
nativo e sua mãe, uma mulher alemã. Com formação em La Paz, Santiago e
Barcelona, sua filmografia retrata a vida local da Bolívia, suas identidades
autóctones e movimentos entre campo e cidade. Seus filmes já foram exibidos em
festivais como Visions du Réel (Suíça), Cinéma du Réel (França), Oberhausen
(Alemanha), Transcinema (Peru), FIDocs (Chile), entre outros. Atualmente mora
em La Paz, onde trabalha como cineasta, produtor e professor, desenvolvendo
interessantes oficinas com crianças e jovens em diferentes contextos de
educação formal e não formal.
E para fechar a programação de masterclasses
internacionais, no domingo, dia 26
de junho, a argentina Aldana
Loiseau, cineasta, fotógrafa, professora e animadora, ministra
a palestra “A Mãe Terra e
as Tradições como Protagonistas no Fazer Cinematográfico de Animação”,
das 10h às 12h,
também com 300
vagas disponíveis. A produção audiovisual dirigida por Aldana Loiseau apresenta
a Mãe Terra e as tradições que a honram como protagonista. “Pacha, de barro somos” é uma
série de animação em stop
motion feita com argila da Quebrada de Humahuaca que narra
episódios da cultura andina do norte da Argentina. O protagonista indiscutível
desta série de quatro episódios é o Pacha, a própria terra e todas as tradições
que a honram, típicas de uma cultura milenar ainda em vigor. Os quatro
episódios de “Pacha, de barro
somos”, de cinco minutos cada, revelam a qualidade artística de uma
proposta que combina arte digital e trilha sonora com instrumentos nativos do
norte da Argentina.
SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO DA 17ª CINEOP
Durante seis dias de evento, o público
terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências,
assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com
importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da
educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma
gratuita.
- ABERTURA OFICIAL
- EXIBIÇÃO DE FILMES - LONGAS,
MÉDIAS E CURTAS
- PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS
TEMÁTICAS
- MOSTRINHA
- MOSTRA VALORES
- SESSÕES CINE-ESCOLA
- 17o ENCONTRO
NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
- ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIV FÓRUM
DA REDE KINO
- DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE
CONVERSA
- OFICINAS
- MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
- PERFORMANCE AUDIOVISUAL
- EXPOSIÇÃO
- LANÇAMENTO DE LIVRO
- CORTEJO DA ARTE
- SHOWS
Acompanhe o programa Cinema Sem
Fronteiras 2022.
Participe da Campanha
#EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
FOTOS - https://www.flickr.com/photos/universoproducao/
SERVIÇO
17ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO
PRETO
22 a 27 de junho de 2022 |
Presencial e Online
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Parceria Cultural:
Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Instituto Universo Cultural,
Universidade Federal de Ouro Preto
Apoio: Parque Metalúrgico Augusto Barbosa e Café 3 Corações
Idealização e realização:
Universo Produção
Secretaria Especial de
Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal, Pátria Amada Brasil
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