Precisamos falar sobre auto motivação nas organizações
Escrito por Ronn Gabay, sócio-fundador e líder da Bematize, empresa especializada em consultoria e gestão de benefícios,
Ronn Gabay, Especialista em benefícios e líder
da Bematize
Divulgação / Ronn Gabay / Bematize
Nesses dois últimos
anos de pandemia, os colaboradores e líderes tiveram que se reinventar com o
seu modelo de trabalho, seja por meio de teleconferências ou aplicativos que
facilitam o processo organizacional da empresa. Porém, arrisco dizer que muitas
vezes os colaboradores têm dificuldade em manter o ânimo na correria do dia a
dia, especialmente depois de passarmos por momentos de incertezas. É nessa hora
que os líderes e o RH entram em cena para auxiliar seus funcionários para que
eles voltem motivados.
A busca por
profissionais motivados tem sido requisitada em muitas organizações de pequeno
a grande porte, que precisam lidar com os desafios do trabalho remoto ou
híbrido, também com as circunstâncias que permeiam o mercado econômico e
corporativo. Sabemos que a motivação é um pensamento que reflete em nossas
atitudes, como por exemplo, entrar em uma empresa nova que atenda às suas
necessidades hierárquicas, começar um projeto novo que exige muito trabalho,
conquistar o cargo dos sonhos ou ter reconhecimento de seu trabalho. O poder da
auto motivação nas organizações tem extrema importância nas empresas que
almejam consolidar o crescimento de produtividade e construir metas alcançáveis
entre seus colaboradores.
Apesar do efeito
negativo que a pandemia causou, o modelo de trabalho híbrido tem ganhado cada
vez mais importância no cenário econômico, devido às facilidades que apresenta
para as empresas e seus colaboradores. Segundo pesquisa desenvolvida pelo site Vagas.com
– plataforma digital de empregos -, em outubro de 2021, quatro em cada dez
pessoas preferiam o trabalho híbrido. A forma presencial correspondia a 32% e o
remoto, a 26%.
As empresas buscam aumentar
a auto motivação, além de melhorar a capacidade dos funcionários em buscar
estímulos para alcançar seus objetivos na forma de ressignificar o valor
profissional, com o foco no estímulo de desenvolvimento pessoal. Outro modo de
motivar o colaborador é pela gestão de benefícios flexíveis, que nada mais é
que a autonomia do empregado em escolher o seu próprio benefício e que se
tornou comum na pandemia, facilitando a retenção de talentos nas organizações.
Fazer uma nova eleição desses benefícios e incluir produtos que façam sentido
para a ida presencial é outro diferencial na prática da auto motivação.
Seja qual for a forma
de motivar o seu colaborador, é preciso traçar estratégias que possam
beneficiar tanto os colaboradores, quanto as empresas, como desenvolver a
inteligência emocional para entender os seus limites e saber superá-los,
estreitar a gestão de relacionamento para contribuir de alguma forma benéfica
na cultura organizacional e manter a positividade em seus projetos.
Sabendo da complexidade do ser humano, suas motivações são compostas por sutilezas que precisam ser consideradas, afinal as pessoas passam a maior parte de sua vida dentro do ambiente de trabalho. Com isso, é importante investir em ações que valorizem as ideias e iniciativas dos colaboradores e um dos principais fatores motivacionais para o ser humano é encontrar o sentido que o trabalho tem para cada ação/atividade que realiza, ou seja, descobrir qual seu propósito de vida e onde o trabalho se encaixa nele. Empresas, pensem: lutamos muito pelo crescimento pessoal de nossos colaboradores, pela transformação de carreira, não devemos desvalorizá-los não dando a devida importância para suas motivações, afinal, o que seríamos de nós sem o trabalho muito bem executado por eles?
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