Preparando-se para o 'novo normal': organizações devem inovar para ganhar resiliência e prosperar em meio à rápidas mudanças
Marcos Razón, Diretor e Gerente geral da HP
Inc. para a América Latina
A massiva disrupção causada pela
pandemia gerou uma mudança extraordinária no comportamento dos consumidores,
impactando quase todos os setores econômicos. Desde mercados, processos e
sistemas operacionais, o novo ambiente híbrido reconfigurou o modo como as
organizações gerenciam suas forças de trabalho, respondem às ameaças
cibernéticas globais e até mesmo atraem os melhores talentos.
Embora a economia esteja, aos poucos,
encontrando um novo equilíbrio, o 'novo normal’ exigirá que a tecnologia vá além
de simplesmente acompanhar o ritmo acelerado das mudanças. Para prosperar, a
indústria terá que aumentar sua resiliência em três dimensões-chave de suas
operações para lidar com os desafios que estão por vir: projetar tecnologias disruptivas,
capacitar a força de trabalho de forma mais resiliente e administrar a
segurança considerando que o local de trabalho está em constante transformação.
- Projetar tecnologias
disruptivas
Os hábitos dos consumidores mudaram
drasticamente durante a pandemia. A constante evolução dos desejos dos
consumidores por ferramentas e serviços cada vez mais personalizados, digitais,
simples e sustentáveis, observada durante o período de confinamento, continua
evoluindo à medida que os consumidores seguem
sendo atraídos por uma maior conveniência. E, com o equivalente a duas
décadas de avanços concentrando-se em menos de dois anos, os varejistas estão
focados em proporcionar uma experiência omnichannel para os clientes.
No entanto, seguir essas tendências não
é suficiente para competir no mercado atual. As novas tecnologias devem ser
flexíveis o suficiente para atender às dinâmicas necessidades do cliente que
busca soluções personalizadas e individualizadas. Ou seja, as empresas de
tecnologia precisam alterar sua mentalidade, esquecendo um pouco a venda de
produtos e oferecendo soluções baseadas em resultados.
- Capacitar a força de trabalho
de forma mais resiliente
A pandemia faz da saúde mental uma
prioridade, ao mesmo tempo em que fez com que os laços formados entre as
equipes fossem ainda mais valorizados: em uma época de grandes mudanças,
equipes que possuíam um relacionamento mais próximo entre si têm 37%
mais chances de manterem sua saúde mental em bom estado, segundo o Gartner.
Ou seja, melhorar a colaboração e promover a inclusão é essencial para
desenvolver a resiliência dos funcionários a longo prazo.
As mudanças no modo como os produtos são
desenvolvidos, divulgados e vendidos, bem como o crescimento do trabalho
híbrido, têm pressionado os colaboradores a aprenderem novas habilidades. No
ano passado, o Gartner descobriu que seis
em cada dez profissionais teriam que desenvolver novas competências para
fazerem bem seu trabalho. Em meio à forte competição pelos melhores talentos,
as organizações devem repensar as funções tradicionais desempenhadas por seus
funcionários e colocar em prática um plano de treinamento para uma nova era
digital.
E, para ter eficácia, esse treinamento
precisa ser inclusivo. Como parte desse esforço, a HP está focada em um formato
de recrutamento que priorize mais o talento do que experiência no setor, gênero
e idade
Se repensarem os cargos tradicionais, as
práticas de recrutamento e até mesmo os treinamentos oferecidos, as
organizações vão fomentar uma cultura de agilidade e inclusão. E, ao empoderar
os trabalhadores com novas habilidades e com ferramentas colaborativas, vão
criar uma força de trabalho mais resiliente.
- Administrar a segurança em um
local de trabalho em constante mudança
Implementar tecnologias e ferramentas de
colaboração visando à resiliência também exigirá uma mudança em como as
organizações pensam em segurança. Globalmente, os orçamentos destinados à
cibersegurança correspondem a 15%
de todas as despesas de TI. Com o trabalho remoto expandindo o alcance das
redes corporativas, 85% dos
departamentos estão priorizando a segurança de endpoint.
Nos últimos 20 anos, o Laboratório de
Segurança da HP tem elevado os padrões nessa área, dando às empresas acesso a
especialistas de cibersegurança e a ferramentas analíticas que reforçam o
empenho de TI em proteger ativos e dados essenciais.
Investir em produtos e serviços de
segurança mais abrangentes é um passo crucial na preparação das equipes para
que mantenham a segurança em um futuro cheio de incertezas.
- Fortalecer-se por meio da
resiliência
As organizações que priorizarem a
resiliência como pilar organizacional, estarão em melhores condições de
enfrentar os desafios do ‘novo normal’ – e, também, do futuro. É impossível
prever quais serão as próximas grandes mudanças, mas as organizações que
aumentarem sua flexibilidade e agilidade conseguirão lidar bem com essas
transformações.
Sobre a HP
HP Inc. é uma empresa de tecnologia que acredita que uma ideia bem pensada tem o poder de mudar o mundo. E seu portfólio de produtos e serviços de sistemas pessoais, impressoras e soluções de impressão 3D ajudam a dar vida a essas ideias. Visite http://www.hp.com.
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