Startups precisam vender mais para se manterem ativas
*Almir Neves
As startups precisam vender mais. E se o atual cenário global aponta
para a desvalorização das empresas de tecnologia listadas em bolsa, estamos no
momento preciso para que estas coloquem em prática uma série de ações que podem
levá-las a virar este jogo. Abandonar alguns “vícios” e alinhar estratégias são
algumas atitudes.
O mercado começou a
apontar uma tendência de que muitos valuations em startups privadas estavam
realmente inflacionados. Somando-se a isso, o aumento da taxa básica de juros
que contribui para que a busca por lugares mais seguros, para investir, devam
demonstram um potencial fluxo de dinheiro migrando de investimento de alto
risco para operações mais tradicionais e seguras.
Não basta apenas a
redução das despesas. Aumentar as receitas é outro caminho a ser adotado pelas
startups, mas com cautela e inteligência. Temos aqui um dilema, pois muitas
vezes para aumentar o fluxo serão necessários investimentos em várias pontas,
mas muitos ciclos de produto e de desenvolvimento deverão ser acelerados para
maximizar o resultado comercial, sendo que isso requer planejamento, métodos,
processos e tecnologias corretas alinhadas ao talento humano.
O primeiro passo é
alinhar as estratégias de mercado e de vendas para maximizar a receita, reduzir
o ciclo de vendas, expandir para outros mercados ou buscar canais alternativos
de vendas. Sendo assim, foque em soluções que te permitam vender de forma mais
organizada, com controle dos dados e visibilidade da informação. Escolha
ferramentas de prospecção de vendas e de gestão comercial que permitam
aprimorar e maximizar o poder dos dados a favor da execução.
Outro passo está em não
deixar as empresas atreladas a investidores, que apontam apenas para as suas
startups investidas. Deve ser muito desafiador captar dinheiro para rodadas
futuras de investimento, fazendo com seus fundadores tenham que apertados
cintos. Esse movimento tem feito startups com alta queima de caixa rever sua
operação e infelizmente as demissões começaram a se multiplicar e esse cenário
não vai reduzir no curto prazo. É preciso que as empresas comecem a buscar pelo
menos o ponto de equilíbrio.
Para estruturar um
departamento de vendas, é preciso rever a performance individual de cada membro
do time e identificar os gargalos que podem ser trabalhados. As mudanças
precisam acontecer de forma rápida, e as adequações imediatamente, para que os
resultados apareçam o quanto antes, e não mais somente no médio e longo prazo.
Sobre Almir Neves
Almir Neves é fundador
da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do
crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on
Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV
e especialização em Finanças pela FAE.
Sobre a hubkn
Desde a sua fundação, a hubkn vem contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas por meio de Inteligência Artificial, o Jordan.
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