Trabalho híbrido: como fazer para que os colaboradores não se sintam vigiados
Especialista comenta o que fazer para não
transformar esse novo modelo em um Big Brother
São Paulo, junho de 2022 - Para administrar o formato híbrido de
trabalho, amplamente disseminado durante a pandemia, as empresas intensificaram
as formas de monitoramento e reforçaram a fiscalização da rotina e da produtividade
dos funcionários.
Mas essa questão tem feito alguns
colaboradores se sentirem pressionados. “Após experimentar a autonomia do
trabalho remoto, os profissionais não se sentem mais confortáveis com os
excessos de cobranças para provar que estão trabalhando”, afirma Gabriela
Mative, diretora de RH da Luandre.
A especialista ressalta que ter uma forma de entender a produtividade do time é
importante, mas que isso pode ser feito com outras ferramentas que priorizem
indicadores e entregas - “é fundamental que a empresa não retroceda no quesito
autonomia para o colaborador e entenda o que o motiva e o que pode melhorar seu
desempenho, assim como o que o incomoda na dinâmica de trabalho”, diz Gabriela.
Para que o profissional não se sinta
vigiado e compartilhe sua rotina de forma natural, a especialista dá dicas
cruciais para atingir esse equilíbrio nas cobranças:
Uso da tecnologia como aliada
A tecnologia é uma
grande aliada, tanto no formato presencial quanto no híbrido. Por meio de
aplicativos é possível centralizar informações e realizar uma melhor gestão de
pessoas, sem que sejam necessários outros dispositivos de controle, como plugins que controlem a
quantidade de horas trabalhadas ou até câmeras que verifiquem se o profissional
está à frente do computador, durante o home office.
“Os gestores podem se inteirar sobre
sistemas e aplicativos que ajudem a tornar o fluxo organizacional mais
produtivo, como a entrega de demandas”, explica Gabriela.
Aplicativos também permitem marcar
visitas, atribuir atividades aos responsáveis e compartilhar informações entre
gestor e equipe.
Confusão sobre o termo “comprometimento”
Muitas empresas comprovaram que o
trabalho remoto não afetava os resultados, durante a pandemia, período em
puderam notar até avanço na produtividade. Contudo, muitos gestores acreditam
que passada a impossibilidade do contato presencial, o melhor é voltar à rotina
de ida ao escritório e restringir bastante o home
office.
“A questão aqui é que muitos
profissionais se adaptaram muito bem ao trabalho remoto e continuaram a
entregar resultados excelentes, por isso, controlar a assiduidade do presencial
como medida para seu desempenho deixou de fazer sentido para muitos deles”,
afirma a especialista da Luandre.
Nesses casos, nem sempre é possível se
chegar a um acordo, mas é possível tentar argumentar com a liderança que o
comprometimento é o mesmo no esquema de trabalho remoto e que a opção por ele
facilita outras questões de logística no dia a dia.
Acordo entre lideranças e equipes
A boa comunicação entre as equipes e
seus gestores é fundamental para
o controle das atividades, para além das
ferramentas escolhidas. O colaborador precisa ter conhecimento prévio dos
horários em que será contatado pela empresa e por quais meios esses contatos
podem acontecer -- se por videoconferência ou áudio -- e o gestor deve cumprir
com esses combinados, sem desrespeitar o início e o fim do expediente.
“Não é porque o profissional tem acesso
remoto aos sistemas que ele tem de estar disponível a qualquer momento para
prestar serviços. Há casos de emergência, é claro, mas em geral os intervalos
para almoço e fins de semana devem ser respeitados”, acredita Gabriela.
Sobre a Luandre
A Luandre Soluções em Recursos Humanos
tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área
de RH. Em 2021, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil
profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de
currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind
RH, o qual já venceu em nove edições, na categoria "Temporários e
Efetivos". Em 2021, a Luandre foi eleita pelo 4º ano consecutivo Melhor
Fornecedor para RH na categoria trabalho efetivo e temporário do Prêmio
Melhores Fornecedores RH - Gestão RH.
Além disso, em 2020, foi reconhecida
como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela
Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500
melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção,
Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional,
Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).
Atualmente, possui 14 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Bahia (Salvador) e Ceará (Fortaleza). Realiza também atendimento à distância em todo o país.
Nenhum comentário