Vendas da Farmax devem crescer acima de 30% no inverno deste ano
Empresa aposta em inovação para alavancar
os negócios, sobretudo nas linhas Hidraderm e de óleos corporais
A CMO da Farmax, Bianca Pi, explica que tanto a temporada de inverno quanto a de verão registram incremento na rotina de compra das famílias brasileiras (F Mateus Dias) |
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. O ranking está em um levantamento realizado pelo provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International, por meio de uma análise que considera desde o consumo de cosméticos para cabelo e pele a perfumes e produtos para higiene bucal.
O segmento, que já se mantém aquecido, tem expectativas ainda melhores para o
inverno 2022, quando a demanda dos consumidores deve aumentar ainda mais. Uma
tendência com impacto direto nos negócios da Farmax, fabricante de produtos cosméticos,
farmacêuticos, hospitalares e suplementos alimentares, com fábrica em
Divinópolis, Minas Gerais.
A CMO da empresa, Bianca Pi, explica que tanto a temporada de inverno quanto a
de verão registram incremento na rotina de compra das famílias brasileiras, mas
de maneiras diferentes. “São períodos que, naturalmente, as pessoas sentem as
mudanças climáticas de forma mais intensa, seja na pele ou no funcionamento do
organismo. Por isso a busca por produtos que ajudam a manter uma rotina mais
equilibrada e confortável aumenta, observando as características de cada
período”, diz.
Conforme Bianca, as principais apostas da
Farmax para a próxima temporada são os produtos voltados para a hidratação da
pele, como a linha de óleos corporais e a Hidraderm, além dos protetores
solares de uso facial e soro fisiológico.
De acordo com a CMO, a expectativa é de
crescimento superior a 30% nas vendas para o inverno deste ano na comparação
com o mesmo período de 2021. “Inovação é a palavra chave que nos levará a esse
e outros resultados positivos. Estamos justamente implementando uma expansão da
nossa linha Hidraderm e de novos óleos corporais. Isso permitirá atender não
apenas a crescente demanda para este inverno, mas pensando também a médio e
longo prazos”, garante.
Para alcançar esse
e outros objetivos a estratégia já está desenhada. Desde que foi adquirida pelo
fundo Vinci Partners, em outubro de 2021, até o ano de 2026, terão sido
investidos R$ 100 milhões, grande parte em tecnologia para ampliar a produção.
A Farmax coloca no mercado mais de 450
itens. Somente neste ano já foram lançados 26 produtos, até o mês de maio. Os
principais destaques neste período foram as marcas Hidraderm e Hidraderm
Ciclos, que, juntas, representam 32% do faturamento de inovação. Somente essas
linhas contam com nove produtos lançados em 2022.
Inverno requer cuidados
- O aumento no
consumo de produtos durante a estação mais fria do ano tem respaldo na fala dos
especialistas. De acordo com a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
da Farmax, Ana Gonçalves, hábitos da estação que passam despercebidos podem ser
prejudiciais ao corpo e devem ser observados, como a menor ingestão de
líquidos, o que interfere no funcionamento de todo o corpo.
Além disso, de acordo com ela, a hidratação
da pele deve ser diária e a temperatura da água no banho não pode estar
excessivamente quente, para evitar que a epiderme resseque. “A pele possui uma
camada protetora, um manto hidrolipídico, constituído por gordura e
aminoácidos, que nos protege das agressões externas. Ventos gelados, a baixa
umidade do ar no inverno e alguns hábitos, como banhos quentes e demorados,
contribuem para a remoção da oleosidade natural diminuindo o manto lipídico e
provocando o ressecamento e descamação da pele”, explica.
Segundo Ana, evitar este tipo de hábito e fazer uso de hidratantes contribui para que a pele mantenha suas propriedades equilibradas, evitando dermatites e alergias. “Abusar do uso dos óleos corporais também é uma boa alternativa, pois estes produtos possuem ação umectante, formam filme sobre a pele e são capazes de manter a umidade natural”, sugere.
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