VR aposta na nuvem para apoiar pequenos e médios negócios
Com soluções de dados e Microsoft Azure,
empresa aprimorou processo de digitalização para criar uma jornada pensada no
cliente e direcionar o consumo inteligente em comércios e restaurantes
São Paulo, 29 de junho de 2022 – Em um contexto cada vez mais propenso ao
trabalho híbrido, a VR desenvolveu uma série de ações para dar mais liberdade
de escolha e flexibilidade para os mais de 3 milhões de clientes aptos para
transação dos seus serviços. Além disso, a companhia quer incentivar o consumo
em pequenos e médios comércios, hoje responsáveis por 44% das mais de 10
milhões de empresas abertas nos regimes de microempreendedor individual, micro
e pequenas empresas, de acordo com dados do Sebrae-SP.
Para isso, a companhia buscava encontrar
uma maneira de consolidar seus milhares de dados, provenientes de diversas
frentes de atuação, aprimorar a análise dessas informações com o objetivo de
ser parte fundamental na jornada do trabalhador, seja em suas compras no
supermercado ou em alimentação em restaurantes.
“Dados são fundamentais em uma
estratégia de negócios, principalmente em uma jornada digital. A estratégia
atual da VR é ser uma empresa baseada em dados e, para extrair o potencial
desse ativo valioso, estamos investindo nas ferramentas e tecnologias
necessárias para essa análise”, diz Renato Teixeira, diretor-executivo de Produtos
e Plataformas as a Service da VR.
Na jornada para se tornar uma Data
Driven Company, a VR reestruturou a área de Data & Analytics, que agora
conta com os núcleos: governança de dados, plataforma de dados, serviços de
dados, data lab e, a partir de 2023, contará também com o núcleo de
produtização de dados.
A empresa também adotou as soluções do
Microsoft Azure, plataforma de nuvem da Microsoft, e o Azure Databricks, que
está fazendo a análise dos dados da companhia para oferecer insights de
negócios. Com o uso das tecnologias, as informações se transformam em
estratégia para tornar a experiência dos clientes ainda melhor a partir do
cruzamento dos dados que possibilita que o aplicativo possa sugerir ao
consumidor compras em estabelecimentos, de acordo com seu perfil de consumo
baseado em uma análise que considera suas compras nos últimos meses.
A VR, que conta com mais de 540 mil
credenciamentos em estabelecimentos comerciais para aceitação em todo o Brasil,
em sua maioria empresas de pequeno e médio porte, quer diversificar o perfil de
compra do consumidor. Para isso, com base em dados, o consumidor recebe
notificações de estabelecimentos que costuma comprar com mais frequência ou de
comércios que estão em seu bairro, por exemplo.
Esse novo modelo de operações faz parte
de uma ampla estratégia de dados que a VR tem adotado. Anteriormente, a análise
dos dados era feita em um computador físico, o que tornava o processo mais
lento, uma vez que a memória RAM da máquina não dava conta do processamento e
fazia com a geração de insights levasse horas. Hoje, com o apoio da nuvem, a
companhia tem diversos algoritmos diferentes que oferecem essas análises em
menos de trinta minutos. Com a otimização desses algoritmos, é esperado um
crescimento de 10% a 15% na taxa de conversão.
“Ficamos satisfeitos em apoiar a
transformação digital da VR com nossas soluções em nuvem, que são pensadas para
facilitar o acesso a informações vitais para nossos clientes e que também
contribuem para facilitar o dia a dia das pessoas", diz Mariana Hatsumura,
diretora de Azure da Microsoft Brasil. “Tivemos um aumento
expressivo em nossa rede de parceiros nestes segmentos por conta da pandemia, e
a parceria com a Microsoft foi fundamental para que tivéssemos mais velocidade
na resolução de problemas, na oferta de novas soluções para nossos clientes e
ofertas mais personalizadas para o consumidor”, finaliza Teixeira.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft)
habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira
inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no
planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 120
subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa
investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765
ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft
já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$
202 milhões em créditos de nuvem.
Sobre a VR
Um novo olhar sobre o dia a dia dos empreendedores, trabalhadores e suas famílias nos fez ir muito além dos benefícios, em uma relação com mais propósito para todos. Somos VR, uma empresa humana e tech. Tecnologia para dar mais para as pessoas.
Nenhum comentário