Zeppone anuncia meta para os próximos 3 anos na APAS Show
Para crescer em tamanho e faturamento, a
tradicional indústria alimentícia paranaense que tem como carro chefe a marca
Polpanorte, investiu mais de R$ 30 milhões para ter a mais moderna indústria de
açaí do mundo e R$ 1,5 milhão em projetos sustentáveis.
Grupo é dententor das marcas Polpanorte, Frutuá
e Origem
Divulgação
Com objetivo de crescer mais de 200% em
faturamento até 2025, o Grupo Zeppone, nova marca institucional da
tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, que mantém negócios
com a Europa e América Latina, participa da APAS Show. A expectativa
positiva reflete os números do mercado. Nos últimos dez anos, o crescimento da
exportação de açaí cresceu 14.380% (quase 15 mil por cento), passando de 41
toneladas exportadas em 2011 para o recorde de 5.937 toneladas em 2020, de
acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e
Derivados (Abrafrutas). Além disso, a presença no evento fez parte da nova
estratégia de mercado da companhia, que inclui a entrada de produtos em outras
categorias, como sobremesas congeladas, e maior penetração no mercado nacional,
com ampliação de atuação nos canais: on trade, C- stores e private label. A
feira, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS),
ocorreu este mês em São Paulo e é considerada a maior do setor de alimentos e
bebidas das Américas.
O conglomerado, detém desde novembro de
2021 a mais moderna indústria de açaí no mundo, localizada em Benevides (PA),
em área com mais de 200 mil metros quadrados, resultado de um investimento de
mais de R$30 milhões. Também mantém premissas de sustentabilidade com sua
matéria prima principal, o açaí, obtido fresco junto à população ribeirinha do
Pará e cooperativas ribeirinhas, por meio do extrativismo sustentável,
reduzindo o impacto ambiental e favorecendo comunidades inteiras que dependem
da atividade.
“Nos preocupamos com o resultado de nossos produtos desde a origem,
incentivando a agricultura familiar e extrativista, passando pelo transporte do
fruto até o processamento em nossa fábrica, que foi construída em um conceito
de estrutura asséptica e automatizada, garantindo a qualidade da nossa polpa de
açaí. Além disso, a fábrica, em seu primeiro ano de produção, já obteve a
certificação orgânica, que ratifica nossas práticas sustentáveis”, explica o
gerente Industrial Corporativo, Rogério Bessa.
Sustentabilidade - Zeppone também alocou R$ 1,5 milhão em
sistemas de engenharia voltados à preservação ambiental, incluindo ações de
reuso, reciclagem e redução de resíduos, além da otimização dos recursos
hídricos e de energia elétrica. O aporte é resultado da política de trabalho da
companhia e está alinhado às premissas de qualidade total na linha de produção
e sustentabilidade, além de garantir a segurança das operações.
Entre os projetos estão a utilização do
caroço de açaí como fonte de combustível para alimentação da caldeira, evitando
uso de madeira, bem como o emprego de cascas de frutas oriundas do processo de
fabricação, que são reaproveitadas para alimentação animal. Há ainda ações que
conferem a melhoria da utilização de água nos processos, como aproveitamento de
águas da chuva, e a implantação de um sistema de flotação para tratamento de
efluente e irrigação do plantio de açaí, que resultaram em uma economia de 18%
do consumo de água em 2021.
“São ações que estão plenamente
alinhadas com nossa política ambiental de promover o desempenho sustentável do
negócio, respeitando a comunidade local e o ambiente onde estamos inseridos”,
disse o engenheiro ambiental e especialista corporativo do Grupo Zeppone, Vitor
Ricci.
APAS - Com um estande de 99m², o Grupo Zeppone
está presente com as marcas Polpanorte, Frutuá e Origem Açaí, promovendo
degustações dos produtos aos presentes. “Desta maneira buscamos a nossa
apresentação como um todo, mostrando as nossas marcas de consumo para o mercado
nacional e também internacional de forma direta. Além disso, buscamos
oportunidades de interações comerciais com novos parceiros e fornecedores,
incluindo novos negócios, logística, compras e indústria”, destacou o CEO do
Grupo, João Zeppone.
No mercado desde 1995, como Polpanorte,
o Grupo Zeppone assumiu a nova identidade em 2021, como parte da estratégia de
crescimento, e esse novo momento deve ser o mote das ações na APAS Show.
“Desde o segundo semestre do ano passado, nos lançamos como Grupo, o que
demonstra nosso crescimento e envergadura de atuação de mercado, com as novas
marcas de consumo, além de nossa atuação internacional. Por isso, além de
consolidar esta nova fase no mercado nacional, a feira ainda nos rende
benefícios para a estratégia de exportações, pois recebe stakeholders de todo o
mundo”, disse.
De acordo com o CEO do Grupo, a feira
ainda faz parte das ações do planejamento da empresa, que tem estratégia sólida
para ampliação nos mercados nacional e internacional. “No Brasil, nossa atuação
hoje é concentrada nas regiões Sul e Centro-oeste, porém com rápido crescimento
identificado no Sudeste e entrada já no Nordeste. Portanto, nosso objetivo a
médio e longo prazo é consolidar nossa presença no mercado nacional como um
todo e ações como a participação nesta feira fazem parte da estratégia de
crescimento”, finalizou João Zeppone.
Sobre o Grupo Zeppone
O Grupo Zeppone é a
nova estratégia da tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte,
dedicada ao processamento de polpa, produção de cremes e sorbets, além de
frutas congeladas. Com quase 30 anos de mercado, é detentora das marcas
nacionais ‘Polpanorte’, ‘Origem Açaí’ e 'Frutuá', e das linhas de exportação
‘Origem Açaí’, ‘Origem Frutus’ e ‘Origem Gelato’. O Grupo conta com duas
fábricas: uma localizada em Japurá, Paraná, e outra em Benevides, no Pará, uma
planta com mais de 200 mil m², considerada a mais moderna indústria de açaí do
mundo - resultado do investimento de cerca de R$ 30 milhões. Atualmente, atua
em todo o Brasil, exporta para Europa e América do Sul, além de planos de
expansão para outros países.
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