Últimas

Zeppone anuncia meta para os próximos 3 anos na APAS Show

Para crescer em tamanho e faturamento, a tradicional indústria alimentícia paranaense que tem como carro chefe a marca Polpanorte, investiu mais de R$ 30 milhões para ter a mais moderna indústria de açaí do mundo e R$ 1,5 milhão em projetos sustentáveis. 

Grupo é dententor das marcas Polpanorte, Frutuá e Origem
Divulgação

Com objetivo de crescer mais de 200% em faturamento até 2025, o  Grupo Zeppone, nova marca institucional da tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, que mantém negócios com a Europa e América Latina,  participa da APAS Show. A expectativa positiva reflete os números do mercado. Nos últimos dez anos, o crescimento da exportação de açaí cresceu 14.380% (quase 15 mil por cento), passando de 41 toneladas exportadas em 2011 para o recorde de 5.937 toneladas em 2020, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Além disso, a presença no evento fez parte da nova estratégia de mercado da companhia, que inclui a entrada de produtos em outras categorias, como sobremesas congeladas, e maior penetração no mercado nacional, com ampliação de atuação nos canais: on trade, C- stores e private label. A feira, realizada pela Associação Paulista de Supermercados  (APAS), ocorreu este mês em São Paulo e é considerada a maior do setor de alimentos e bebidas das Américas.

 

O conglomerado, detém desde novembro de 2021 a mais moderna indústria de açaí no mundo, localizada em Benevides (PA), em área com mais de 200 mil metros quadrados, resultado de um investimento de mais de R$30 milhões. Também mantém premissas de sustentabilidade com sua matéria prima principal, o açaí, obtido fresco junto à população ribeirinha do Pará e cooperativas ribeirinhas, por meio do extrativismo sustentável, reduzindo o impacto ambiental e favorecendo comunidades inteiras que dependem da atividade.

“Nos preocupamos com o resultado de nossos produtos desde a origem, incentivando a agricultura familiar e extrativista, passando pelo transporte do fruto até o processamento em nossa fábrica, que foi construída em um conceito de estrutura asséptica e automatizada, garantindo a qualidade da nossa polpa de açaí. Além disso, a fábrica, em seu primeiro ano de produção, já obteve a certificação orgânica, que ratifica nossas práticas sustentáveis”, explica o gerente Industrial Corporativo, Rogério Bessa.

 

Sustentabilidade - Zeppone também alocou R$ 1,5 milhão em sistemas de engenharia voltados à preservação ambiental, incluindo ações de reuso, reciclagem e redução de resíduos, além da otimização dos recursos hídricos e de energia elétrica. O aporte é resultado da política de trabalho da companhia e está alinhado às premissas de qualidade total na linha de produção e sustentabilidade, além de garantir a segurança das operações. 

 

Entre os projetos estão a utilização do caroço de açaí como fonte de combustível para alimentação da caldeira, evitando uso de madeira, bem como o emprego de cascas de frutas oriundas do processo de fabricação, que são reaproveitadas para alimentação animal. Há ainda ações que conferem a melhoria da utilização de água nos processos, como aproveitamento de águas da chuva, e a implantação de um sistema de flotação para tratamento de efluente e irrigação do plantio de açaí, que resultaram em uma economia de 18% do consumo de água em 2021. 

 

“São ações que estão plenamente alinhadas com nossa política ambiental de promover o desempenho sustentável do negócio, respeitando a comunidade local e o ambiente onde estamos inseridos”, disse o engenheiro ambiental e especialista corporativo do Grupo Zeppone, Vitor Ricci.

 

APAS - Com um estande de 99m², o Grupo Zeppone está presente com as marcas Polpanorte, Frutuá e Origem Açaí, promovendo degustações dos produtos aos presentes. “Desta maneira buscamos a nossa apresentação como um todo, mostrando as nossas marcas de consumo para o mercado nacional e também internacional de forma direta. Além disso, buscamos oportunidades de interações comerciais com novos parceiros e fornecedores, incluindo novos negócios, logística, compras e indústria”, destacou o CEO do Grupo, João Zeppone.

 

No mercado desde 1995, como Polpanorte, o Grupo Zeppone assumiu a nova identidade em 2021, como parte da estratégia de crescimento, e esse novo momento deve ser o mote das ações na APAS Show.  “Desde o segundo semestre do ano passado, nos lançamos como Grupo, o que demonstra nosso crescimento e envergadura de atuação de mercado, com as novas marcas de consumo, além de nossa atuação internacional. Por isso, além de consolidar esta nova fase no mercado nacional, a feira ainda nos rende benefícios para a estratégia de exportações, pois recebe stakeholders de todo o mundo”, disse. 

 

De acordo com o CEO do Grupo, a feira ainda faz parte das ações do planejamento da empresa, que tem estratégia sólida para ampliação nos mercados nacional e internacional. “No Brasil, nossa atuação hoje é concentrada nas regiões Sul e Centro-oeste, porém com rápido crescimento identificado no Sudeste e entrada já no Nordeste. Portanto, nosso objetivo a médio e longo prazo é consolidar nossa presença no mercado nacional como um todo e ações como a participação nesta feira fazem parte da estratégia de crescimento”, finalizou João Zeppone.

 

Sobre o Grupo Zeppone
O Grupo Zeppone é a nova estratégia da tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, dedicada ao processamento de polpa,  produção de cremes e sorbets, além de frutas congeladas. Com quase 30 anos de mercado, é detentora das marcas nacionais ‘Polpanorte’, ‘Origem Açaí’ e 'Frutuá', e das linhas de exportação ‘Origem Açaí’, ‘Origem Frutus’ e ‘Origem Gelato’. O Grupo conta com duas fábricas: uma localizada em Japurá, Paraná, e outra em Benevides, no Pará, uma planta com mais de 200 mil m², considerada a mais moderna indústria de açaí do mundo - resultado do investimento de cerca de R$ 30 milhões. Atualmente, atua em todo o Brasil, exporta para Europa e América do Sul, além de planos de expansão para outros países.

Nenhum comentário