A importância da tecnologia para o Supply Chain no cenário pós-pandemia
Por Fernando Alex
Considerada uma estrutura complexa, a área
de Supply Chain (cadeia de suprimentos) vem passando por diversas
transformações nos últimos anos, especialmente digitais, para otimizar
processos e atender às novas demandas do mercado. Além disso, com a
obrigatoriedade do isolamento social e o comércio fechando as portas em
decorrência da pandemia, as companhias precisaram investir em inovações e as
compras online tornaram-se uma nova realidade.
Para comprovar esse fato, podemos citar o
desenvolvimento do e-commerce no Brasil, que teve um faturamento recorde em
2021, de mais de R$ 161 bilhões, segundo levantamento da Neotrust, empresa
responsável pelo monitoramento do comércio eletrônico brasileiro. Comparado ano
anterior, este crescimento representa o total de 26,9%.
Diante deste cenário, muitas empresas
apostaram na implementação de tecnologias capazes de proporcionar diversos
benefícios, tanto para os negócios, quanto para o cliente final. Tanto que,
hoje, com o rumo que as escalas logísticas da Supply Chain estão tomando,
tornou-se inviável operar sem o auxílio de recursos tecnológicos que garantam o
controle dos processos.
Tecnologia como aliada na cadeia logística
O avanço da tecnologia possibilitou uma
contribuição efetiva para a melhor gestão de toda a cadeia de processos
relacionados à área de Supply Chain. Uma vez estabelecido, seu bom
funcionamento dependerá da capacidade de cada elo em desempenhar seu papel e
manter o fluxo planejado.
Atualmente, o mercado dispõe de modernos sistemas logísticos que oferecem um gerenciamento completo de Supply Chain nas empresas,
que contemplam desde a compra de materiais até gestão de estoque, transporte e
entrega, processos estes que podem ser bastante amplos e complexos. Desta
forma, a utilização dos recursos tecnológicos garante o controle de cargas,
evitando, assim, erros operacionais.
Além disso, ter acesso ao conjunto
completo, inclusive com uma torre de controle, que consiste em uma central onde
é possível ter visibilidade de tudo que está acontecendo, de ponta a ponta,
garante, até mesmo, a sustentabilidade dos sistemas, uma vez que otimiza o uso
dos veículos que, por sua vez, consomem menos combustíveis e geram menos
impactos ao meio ambiente.
Principais desafios da Supply Chain
A gestão da cadeia de suprimentos envolve
uma série de entraves, exigindo uma performance superior das empresas. Um deles
está relacionado à cultura. Historicamente, a área de logística investia muito
pouco em tecnologia e o Brasil não era reconhecido como mercado de alto
investimento nesse setor, diferente de outras verticais. No entanto, esse
cenário vem se transformando na última década e as organizações compreenderam
que a tecnologia, por si só, não faz milagres. Para manterem-se competitivos, é
preciso desapegar de processos antigos e investir em sistemas mais assertivos,
capazes de atender às atuais necessidades dos clientes e, consequentemente, não
perder boas oportunidade de negócios.
O prazo de entregas é outro desafio que a
tecnologia tem ajudado a enfrentar. Após uma compra online, por exemplo, é
comum receber mensagens com a data específica em que a encomenda chegará ao seu
destino. Por isso, para fidelizar os clientes, é fundamental que as companhias
cumpram o prazo determinado, aumentando a satisfação do cliente e garantindo
que ele tenha uma experiência diferenciada.
E, não há como falar em Supply Chain sem
relacionar à redução de custos. Com a crescente
aderência às compras virtuais, as organizações de todos os setores têm o grande
impasse de agilizar a cadeia de suprimentos e reduzir os custos de entrega.
Nesse processo, a integração de sistemas e a digitalização de toda a cadeia têm
sido importantes aliadas na hora de evitar prejuízos.
Vale ressaltar que o Brasil é um país de
grande extensão geográfica, com municípios de todos os tamanhos e, por isso, é
mandatório estar preparado para atender o cliente, onde quer que ele esteja.
Nesse sentido, contar com uma infraestrutura robusta e alinhada pode ser a
chave para o sucesso dos negócios, pois garantirá uma jornada de compra única e
satisfatória para o consumidor, que ao terem uma boa experiência, certamente
realizarão novas compras.
Desta forma, para realmente ter sucesso e
aproveitar todos os benefícios que as tecnologias oferecem, as cadeias de
suprimentos devem não apenas investir em novas soluções, mas também contar com
equipes que possuam determinadas habilidades e competências, alcançando uma
verdadeira transformação digital e não apenas uma implementação tecnológica.
Fernando Alex é Head de Mercado e Produto Logística do Grupo Benner, empresa que disponibiliza informações por meio de softwares e processos com o objetivo de revolucionar os negócios.
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