Últimas

O que é uma AccessTech? Entenda a inovação proposta pela startup Korú

Divulgação

O Brasil lidera o mercado de startups na América Latina.
Com cerca de 18 mil empresas do tipo, concentra 70% dos investimentos e 77% do mercado. Nesse caldeirão efervescente, a cada dia surgem novas modalidades de startups. É o caso da Korú, que é a primeira AccessTech do Brasil.

Mas, exatamente o que seria uma AccessTech? O termo foi criado pela Korú uma vez que os fundadores se viram em uma situação em que a startup não se encaixava nem como EdTech nem como HRTech. Sendo um misto dos dois, a iniciativa trabalha com acesso. É uma ponte real entre empresas e profissionais, fazendo a capacitação e conexão para aumentar a empregabilidade em vagas que, atualmente, não conseguem ser ocupadas mesmo em meio a alta taxa de desemprego no país.

Somos a primeira ‘AccessTech’ do Brasil. A primeira Escola que efetivamente recruta, desenvolve e conecta estudantes às oportunidades de trabalho. Ninguém paga para ter acesso ao processo seletivo, a gente desenvolve skills e forma profissionais para serem recrutados pelo mercado pelo que eles têm de melhor: seus talentos e habilidades. Por isso somos diferentes: efetivamente damos acesso e abrimos portas”, explica a cofundadora da Escola Korú Raíssa Florence, com carreira focada em desenvolvimento de negócios e inovação na Ambev, Cremer, Remessa Online e Contabilizei. 

Na prática, funciona assim:

  1. A Korú oferece cursos na área de tecnologia, o setor que mais precisa de qualificação no Brasil – com expectativa de déficit de 530 mil vagas até 2025, de acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação); 
  2. As empresas parceiras financiam 75% dos custos dos cursos. Em alguns casos, o curso pode ser 100% gratuito para o aluno. Elas investem na Korú, que é responsável por distribuir as bolsas. (Os alunos não sabem quem está subsidiando seu curso e a empresa não tem exclusividade de contratar este ou aquele profissional. O aluno, pode, por exemplo, receber propostas de outras instituições);  
  3. Os alunos são capacitados tanto no que diz respeito à profissionalização da carreira quanto às soft skills (aprendem sobre finanças, inovação, coding, gestão de processos, sustentabilidade, mercado e tendências, transformação digital, etc.);
  4. A Korú promove o acesso do aluno às vagas em tecnologia das empresas parceiras. Isso acontece de forma real. A formação é de acordo com o que as organizações precisam, as necessidades das vagas que não conseguem ser ocupadas e, a partir de mentorias, a evolução do que o profissional tem de melhor enquanto aprimora outros pontos que merecem atenção.

Ou seja, a equação é: Korú + Empresas + Alunos = aumento de profissionais capacitados, empregabilidade e acesso às melhores vagas de grandes empresas do país.

“O Brasil é tão grande quanto o volume de oportunidades que ele oferece. Mas a conexão entre oportunidades e pessoas ainda não aconteceu. Temos muita gente boa por aí procurando uma chance. Nesse contexto, criamos a Korú: para poder ajudar a conectar pessoas talentosas às oportunidades que antes pareciam inacessíveis e, por outro lado, ajudar empresas a terem em seus times os melhores profissionais”, afirma Raíssa. 

As referências para desenhar o negócio vieram da diversidade de experiências dos fundadores da Korú, que se mesclam entre Recursos Humanos e Educação, sendo que a ideia é gerar oportunidades reais para as pessoas e mudar a realidade de emprego e renda no Brasil. 

Para um dos fundadores, Daniel Spolaor, isso acontece a partir da colaboração e diálogo entre o mercado de trabalho e as escolas. “A Korú é formada por profissionais experientes que fizeram carreira em setores de RH e educação de empresas que são referência no país. Unimos conhecimento técnico e práticas acumuladas ao longo dessa trajetória. Agora é hora de colher o melhor dos dois mundos em prol da transformação na vida das pessoas”, completa. 

Já estão disponíveis cursos de Marketing Digital, Produtos Digitais ou Engenharia de Dados. Com investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, o primeiro nanohub já está em funcionamento e está localizado em Campinas, com previsão de expansão para outras cidades do país com mais de 150 mil habitantes e grande potencial de geração de emprego e inovação.

 

Sobre a Korú

A Korú é uma aceleradora de oportunidades que desenvolve capabilidades para que todos e todas possam fazer escolhas ao invés de viver do que dá. Nasceu como uma escola que quebra barreiras, conectando pessoas e oportunidades. Em seu cerne está a ideia de que uma sociedade melhor nasce por meio do acesso sem barreiras à educação e oportunidades e atua para ser a transformação que o mercado precisa. Saiba mais em www.escolakoru.com.br

Nenhum comentário