Amanhã é o Dia do Biscoito. Categoria soma US$ 70 milhões em vendas no exterior
Só no 1º semestre deste ano o mercado de
biscoitos brasileiros alcançou 38 mil toneladas em volume de vendas e atingiu
110 países pelo mundo
Amanhã, 20 de julho, é o Dia do
Biscoito. Este alimento, presente em 100% dos lares brasileiros, ganhou
popularidade devido aos atributos de praticidade, saudabilidade e conveniência.
E não é só no Brasil que o biscoito é bem consumido, a categoria alcançou o
número de USD 70 milhões em
exportações no 1º semestre de 2022.
No total,
houve 43% de crescimento em valor frente a 2021, representando um aumento
em volume de 25% no mesmo período, somando pouco mais de 38 mil toneladas de
produtos vendidos ao exterior, na comparação com o comercializado em igual
período do ano passado (janeiro a junho).
O resultado é consequência do trabalho
desenvolvido pelos empresários do setor em conjunto ao projeto setorial de
fomento às exportações Brazilian
Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido
pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e
Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em parceria com a ApexBrasil
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que há 20 anos
busca oportunidades que aproximem as empresas do segmento de seus clientes e
potenciais parceiros no exterior.
De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor
internacional da ABIMAPI, a pandemia tem impulsionado ainda mais o crescimento
das exportações dos biscoitos brasileiros pelo mundo. “Entre os 30 principais
destinos dos produtos made in
Brazil no 1° semestre de 2022, 1/3 aumenta suas compras ano após
ano desde 2020: Venezuela, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Emirados Árabes
Unidos, República Democrática do Congo, Guiana, Equador e Guatemala”, explica
ele.
Notadamente presente, os países
sul-americanos responderam por 70% do total das vendas de biscoitos brasileiros
no mercado externo no período analisado com algumas particularidades. A
Argentina é o único mercado da região que adquire mais wafers que os demais
biscoitos do setor. Mas, tal realidade também é seguida pelo mercado
norte-americano, que compra pouco mais de 8% do total exportado de biscoitos
brasileiros ao mundo com forte concentração em wafers.
A retomada do crescimento das
exportações de biscoitos nesse estágio da pandemia - 1º semestre de 2022 - em
mercados maduros como os Estados Unidos (53% em valor e 37% em volume),
desperta boas perspectivas no alcance internacional para o ano. Além disso, o
Brasil recuperou volume de vendas acima ao período anterior à pandemia em
mercados importantes como Angola, Guiné Equatorial, Panamá, Arábia Saudita e
Japão.
São mais de 110 destinos, sendo 80 com
mais de 1,5 tonelada de compras de biscoitos produzidos e exportados pelo
Brasil, somente no 1° semestre de 2022. Entre os países que voltaram a comprar
biscoitos brasileiros esse ano, estão: Guiné, Djibuti e Papua Nova Guiné,
países que não recebiam os produtos do Brasil desde o início da pandemia. “Os
altos custos de frete internacional ainda pressionam a expansão das exportações
e o acesso a determinados destinos no mercado externo, mas pouco a pouco alguns
destinos são retomados”, ressalta Rodrigo.
A categoria de biscoitos é de extrema
relevância para impulsionar as exportações dos produtos do setor, que inclui
massas alimentícias, pães e bolos industrializados, entre outros alimentos a
base de cereais. A expectativa é de acelerar o crescimento nas vendas de biscoitos
ao mercado externo no 2° semestre, que tradicionalmente tende a ser o período
mais importante de fabricação e exportações do segmento. Os países da América
Latina, África e Oriente Médio, como já ocorrido no início de 2022, tendem a
impulsionar o incremento dos biscoitos brasileiros no mundo até o fim do ano.
Sobre a ABIMAPI:
Uma das maiores associações alimentícias
do País, a ABIMAPI representa mais de 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais
de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um
terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao
governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é
fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo
industrializados nos cenários nacional e internacional. www.abimapi.com.br
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços
brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores
estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de
promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de
negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião
para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações: www.apexbrasil.com.br.
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