Ambiente inovador impulsiona negócios de Curitiba para o mundo
Indicada a segunda melhor cidade para
empreender no país, a capital paranaense coloca o seu DNA no universo dos
negócios nacionais
É corrente a percepção de que Curitiba
tem uma ótima infraestrutura, um mercado pulsante, com a vantagem de ocupar uma
área menor que a de São Paulo, o que potencializa a troca de conhecimentos. O
fato é que a capital do Paraná é considerada a 2ª melhor cidade do Brasil para
se empreender.
A pesquisa do SEBRAE, recentemente
divulgada, consolida a cidade como foco de inovação e tecnologia. Para ser um
dos melhores locais para se fazer negócio no país, foi feita a lição de casa.
“O desenvolvimento do ensino e da
pesquisa na região proporcionou o que hoje vemos, com a instalação de polos de
conhecimento em universidades, cursos técnicos e centros de tecnologia. Essas
são as bases, a partir das ciências exatas, como as engenharias, e humanas,
para que emergissem diferentes frentes empreendedoras”, informa o CEO da
Gateware, Francisco Ferreira. Ele lidera a empresa, focada em TI, que
aproveitou o boom
de conhecimento da cidade e há mais de 20 anos se desenvolve de Curitiba para o
mundo. São mais de 140 colaboradores espalhados por todo o Brasil, incluindo
presença na Argentina e Estados Unidos.
Empreender com foco na administração do
negócio
Não basta querer empreender, é preciso conseguir. Para isso, é
necessário considerar um dos principais desafios do empresário: a carga tributária.
Investimentos num determinado município devem considerar os tributos e os
incentivos fiscais que possam atrair negócios de fora para diversificar o
mercado.
“Qualquer 0,5% que o empresário consiga
como incentivo é atraente. Afinal, a carga tributária está presente na
contratação de funcionários, compra de equipamentos, local físico da empresa,
na emissão de notas, entre outros fatores”, enumera o CEO.
Considerando a competitividade, a dica é
se aprimorar com treinamento e formação na área financeira, fiscal e
administrativa da empresa.
“Pode-se crescer muito rápido, mas há
questões implicadas nesse crescimento que devem ser administradas. Sem esquecer
de perseverar sempre diante dos desafios que o negócio impõe”, enfatiza.
Mercado exige produtos competitivos
Antes de tudo, empresas de tecnologia
que pretendam expandir devem ter um excelente produto ou serviço.
“É necessário também contar com uma área
comercial efetiva, procurando novos nichos de mercado, além de manter os
conquistados”, destaca Francisco, ao referir a realidade das startups, por
exemplo.
“Um bom serviço ou produto que se venda
garante a receita de sucesso. E isso passa pelo alinhamento com a equipe de
marketing. Esses elementos tornam possível gerar caixa para a empresa e
incrementam os processos de prospecção”, finaliza.
Sobre a Gateware – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente conta com mais de 140 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, e a Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).
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