Últimas

Beleza: como o intestino se relaciona com a saúde da sua pele

Unsplash

O ditado popular “você é o que come” contém uma boa parcela de verdade. O que comemos também impacta diretamente as populações de bactérias que habitam nosso intestino e que são fundamentais para sua saúde e integridade. Quando a alimentação está desequilibrada, problemas intestinais aparecem. E isso ocorre porque as bactérias que não fazem bem ao organismo se proliferam no órgão, levando a um aumento da permeabilidade intestinal com consequências em diferentes órgãos e tecidos, como na pele. Os sinais se tornam visíveis através de acne, dermatite e psoríase  e mostram que há algo errado. 

O intestino tem um papel importante na imunidade. Vários alimentos ingeridos ou bactérias que colonizam o órgão podem desencadear processos inflamatórios de baixo grau, liberando citocinas – proteínas que regulam respostas imunológicas pró-inflamatórias por todo o corpo.

“A pele é o maior órgão e reage às inflamações de várias maneiras, o que pode resultar em diferentes problemas. Por isso os sinais são tão visíveis. O principal cuidado é com a alimentação”, afirma a nutricionista de Puravida, Alessandra Feltre. 

Para evitar problemas intestinais é preciso investir em uma dieta equilibrada e rica em variedade de nutrientes, com fibras para fortalecer o surgimento de bactérias boas. 

Confira as dicas de Puravida para manter a saúde no intestino, favorecendo a pele.

  • Hidratação – beba bastante água durante o dia, por volta de 35 ml para cada kg de peso corporal;
  • Reduza o consumo de açúcares;
  • Pratique atividades físicas;
  • Gerencie o estresse: técnicas de mindfulness, como ioga e meditação, são boas opções;
  • Priorize os alimentos ricos em nutrientes;
  • Fuja dos alimentos ultraprocessados;
  • Evite fumar;
  • Caso tome antibióticos, é necessário uma atenção especial para restabelecer o equilíbrio da microbiota. O item a seguir descreve estratégias eficientes para isso. 
  • Invista em prebióticos (fibras solúveis e compostos fenólicos) e probióticos (microorganismos benéficos vivos): quando ingeridos em quantidades adequadas, equilibram a flora intestinal e, consequentemente, contribuem para a saúde da pele (e de todo o corpo). Fontes: iogurte, kefir e leite fermentado;
  • Aumente a ingestão de vegetais, frutas e cereais, pois são fontes naturais de fibras e prebióticos, que estimulam a proliferação de boas bactérias no organismo.

Para facilitar a ingestão desse elemento tão importante e tão escasso na alimetação moderna – estatísticas apontam que 95% dos adultos não ingere a quantidade diária de fibra recomendada através da alimentação – a Puravida criou o Pura Fiber, que tem como principal composto a Acácia. O produto fornece 6,8 gramas de fibras solúveis, em uma porção diária ideal. Isso favorece o equilíbrio do microbioma intestinal e auxilia no funcionamento do intestino. 

Outro produto que auxilia na saúde intestinal é o Purabiotics, que conta com quatro espécies selecionadas de bactérias benéficas, somando 18 bilhões de microrganismos vivos por dose. Suplementar probióticos é uma maneira prática e fácil de melhorar e manter o equilíbrio do microbioma intestinal. 

Sobre a Puravida:

No mercado desde 2015, a Puravida possui o objetivo de levar conhecimento e saúde através da nutrição facilitando a prática de um estilo de vida saudável.

A empresa oferece um portfólio com mais de 200 produtos entre suplementos, superfoods e cosméticos. Entre os produtos consagrados da Puravida, estão o Collagen Protein, Ômega 3 DHA, Immune+, Blue Calm e o multivitamínico Alpha. Todos os itens são criados seguindo parâmetros de pureza máxima, oferecendo assim o maior potencial de cada ingrediente utilizado.

Nenhum comentário