Brasileiro escolhe viajar de ônibus por aplicativo porque é mais barato
Em tempo de alta nos combustíveis, pesquisa
inédita conduzida pela Quaest mostra que ônibus é o principal meio de
transporte do viajante brasileiro. Avaliação do serviço de fretamento é melhor
do que dos ônibus de linha.
71% da população escolheu o ônibus na hora de
pegar a estrada
divulgação Buser
Mais de 70% das pessoas que utilizam
aplicativos de viagem de ônibus fizeram essa opção por causa do preço mais
baixo do que o valor cobrado pelas empresas tradicionais do setor. Entre as
pessoas que viajam de ônibus, 86% disseram que comprar a passagem por
aplicativo facilitaria a rotina. Os resultados são de uma recente pesquisa da
consultoria Quaest para medir a percepção da população sobre o transporte
rodoviário de passageiros.
Realizada pela primeira vez no País, a
pesquisa entrevistou 2.060 pessoas, de forma presencial, com o intuito de
entender o perfil do viajante de ônibus e a opinião do brasileiro sobre as
ofertas do setor hoje. O levantamento, encomendado pela Buser, mostra ainda
que, em tempos de preço recorde da gasolina e custo de passagem aérea nas
alturas, 71% da população escolheu o ônibus na hora de pegar a estrada, seguido
por viagens de automóvel, com 41% das respostas.
O fretamento de ônibus, que se
popularizou e ganhou ares digitais com a plataforma da Buser, foi avaliado como
positivo por 83% das pessoas que utilizam o serviço, percentual bem acima dos
66% que avaliaram positivamente os ônibus de linha das empresas concessionárias
que atuam nas rodoviárias. Entre os usuários de renda mais baixa essa diferença
de percepção é ainda maior. Para quem ganha até dois salários mínimos, a
avaliação positiva de serviços como a Buser é de 88%, enquanto que serviços de
transporte regular ficam na casa dos 66%. Já para a faixa de dois a cinco
salários mínimos, 90% avaliam positivamente o fretado, enquanto 69% tem boa
imagem dos ônibus tradicionais. Ou seja, quanto menor a renda, mais se valoriza
o transporte na modalidade de fretamento por aplicativo.
A pesquisa destaca também que 96% dos
entrevistados consideram o serviço oferecido pela Buser como importante para o
transporte de passageiros. Entre os que já conhecem a Buser, 82% avaliam os
serviços como positivos – indicador que chega a 95% entre os que já viajaram
pela plataforma.
População quer maior concorrência
A imensa maioria da população apoia
mudanças na legislação para promover a inovação e ampliar a concorrência no
setor de transporte de passageiros. Segundo a pesquisa Quaest, 88% dos
brasileiros querem que as leis sejam alteradas para que mais empresas de ônibus
disputem a preferência dos viajantes.
O levantamento também mostra que 59% dos
entrevistados são favoráveis à revisão da regra do “circuito fechado”, norma
que restringe a atuação de empresas de fretamento, obrigando o transporte do
mesmo grupo de passageiros tanto na ida quanto na volta de uma viagem.
A pesquisa ressalta, ainda, que a
procura pelo transporte rodoviário deve aumentar se o valor da passagem for
reduzido. Para diminuir o preço das passagens, 82% dos brasileiros consideram
muito importante o surgimento de novas empresas de ônibus no mercado. Mais da
metade da população (53%) acredita que o valor do bilhete será mais barato se
novas empresas passarem a competir no setor de transporte de passageiros.
Veja os principais destaques da
pesquisa:
Viagens por aplicativo e maior
concorrência
- 70% das pessoas que utilizam
aplicativos de viagem de ônibus fizeram essa opção por causa do preço mais
baixo do que o valor cobrado pelas empresas tradicionais do setor.
- Entre as pessoas que viajam de
ônibus, 86% disseram que comprar a passagem por aplicativo facilitaria a
rotina.
- 88% dos brasileiros querem que
as leis sejam alteradas para que mais empresas de ônibus disputem a
preferência dos viajantes.
- 59% dos entrevistados são
favoráveis à revisão da regra do “circuito fechado”.
- 82% dos brasileiros consideram
muito importante o surgimento de novas empresas de ônibus no mercado para
diminuir o preço das passagens.
- Mais da metade da população
(53%) acredita que o valor do bilhete será mais barato se novas empresas
passarem a competir no setor de transporte de passageiros.
- Para 89% dos brasileiros, as
leis deveriam incentivar a concorrência e para 82%, novas empresas ajudam
a baixar os preços.
- O fretamento de ônibus foi
avaliado como positivo por 83% das pessoas que utilizam o serviço,
percentual bem acima dos 66% que avaliaram positivamente os ônibus de
linha das empresas concessionárias que atuam nas rodoviárias.
Perfil do viajante
- 71% da população escolheu o
ônibus na hora de pegar a estrada, seguido por viagens de automóvel, com
41% das respostas, e viagens de avião, com 10%.
- Metade da população (49%)
viajou para outra cidade pelo menos uma vez nos últimos seis meses. O
ônibus foi a opção preferida da maioria dos viajantes.
- 59% dos brasileiros que viajam
de carro ou moto escolheriam o ônibus na hora de viajar se o serviço fosse
mais barato e com melhor qualidade.
Avaliação Buser
- 96% dos entrevistados
consideram o serviço oferecido pela Buser como importante para o
transporte de passageiros.
- Entre os que já conhecem a
Buser, 82% avaliam os serviços como positivos – indicador que chega a 95%
entre os que já viajaram pela plataforma.
Sobre a Buser
A
Buser nasceu em 2017 com a missão de promover serviços de transporte melhores e
a preços mais acessíveis. Nos três primeiros anos de atividade, a empresa
promoveu o fretamento colaborativo com uma plataforma para conectar viajantes a
empresas de ônibus no qual os passageiros dividem a conta final do fretamento.
Nos últimos meses, a startup evoluiu, passando a ser uma plataforma de
mobilidade coletiva multisserviços, atuando também como marketplace de
passagens, em parceria com grandes companhias, e agora com o Buser Encomendas.
Com mais de 7,5 milhões de pessoas cadastradas na plataforma digital, a empresa
conta com mais de 360 parceiros (entre fretadores e viações maiores),
utilizando uma frota parceira de até 1.200 ônibus. Para mais informações,
acesse: www.buser.com.br.
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