Car Tuning: como funciona a personalização de carros
Saiba como tunar e personalizar seu veículo para deixá-lo com a sua cara
Créditos: iStock
Carros sempre foram um motivo de muito fascínio e admiração entre seus donos. Ter o seu próprio carro, mais do que um modo de locomoção, pode ser também uma paixão. Porém, muitas pessoas querem ir além e deixar o carro com a sua cara, fazendo modificações no modelo que vem de fábrica, sejam elas na aparência ou no desempenho do veículo.
Essa modalidade é chamada de car tuning, e vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Todo carro que sofre algum tipo de alteração, já pode ser considerado um carro tunado. Essas modificações vão desde as estéticas, como alteração da cor, troca das rodas e pneus, instalação de lanternas, luzes de LED, envelopamento, instalação de aerofólios, entre outros, que diferenciam o carro do seu modelo original, até alterações na parte mecânica do veículo, alterando assim a sua performance, como instalação de um kit de turbo, alterações na entrada de ar do carro e na suspensão, por exemplo.
A tunagem de veículos tem origem por volta do início do século passado, quando os carros começaram a ser fabricados em série; foi aí que muitos donos começaram a fazer modificações para torná-los únicos. Com um mercado muito forte nos Estados Unidos, Ásia e Europa, a tunagem no Brasil começou a ganhar mais adeptos a partir dos anos 2000, com a popularização de filmes e séries que abordam o tema.
Com a grande demanda atual, muitas oficinas se especializaram em tunagem, e o mercado é cada vez mais forte e amplo, sendo possível encontrar locais dedicados a esse tipo de personalização com muita facilidade e preços acessíveis.
A tunagem de veículos não é uma modalidade somente para carros caros, pois muitas pessoas compram carros populares ou antigos e investem na personalização, deixando eles com um toque pessoal e único.
Existem inúmeras peças e acessórios disponíveis no mercado, inclusive para veículos off-road, por exemplo, como acessórios para Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Renault Duster, entre outros. É sempre importante, na hora de se aventurar na tunagem, procurar peças que sejam compatíveis e seguras para o veículo.
Outra questão importante é sempre verificar se as alterações que serão feitas estão de acordo com a legislação de trânsito, pois algumas requerem que a documentação seja alterada. Por isso, sempre procure uma oficina de confiança para que a tunagem seja feita de forma correta, segura e dentro da lei.
Nenhum comentário