CEO da SIS Consultoria cita sete dicas essenciais para melhorar a relação entre médicos e pacientes
"Quem está apenas satisfeito pode
facilmente se encantar por outro profissional que oferece uma atenção a
mais", alerta Éber Feltrim
É natural que a relação
entre médicos e pacientes envolva um lado bastante humano. Até porque, trata-se
de um atendimento que afeta diretamente a vida das pessoas e por isso deve ser
também humanizado, além da capacidade técnica envolvida. No entanto, nem sempre
tudo ocorre como esperado. O profissional pode focar em apenas resolver o
problema, dar o diagnóstico e encerrar a consulta deixando a atenção em um
patamar inferior. É neste momento que o médico fragiliza o relacionamento com o
seu público e, aos poucos, vê a sua agenda cada vez mais vazia.
Para Éber Feltrim,
especialista e consultor de negócios para a área da saúde e CEO da SIS Consultoria, o profissional da
saúde precisa obrigatoriamente saber o histórico do paciente. “Outro fator que
deve ser levado em consideração é o treinamento da equipe, e de forma
constante, para se alcançar o sucesso esperado. Temos outras variáveis que
impactam diretamente nesse processo, mas essas eu diria que são as principais”,
aconselha.
Apenas os clientes
leais, de acordo com o especialista, não são capazes de trocar de fornecedor,
médico ou dentista. “Quem está apenas satisfeito pode facilmente se encantar
por outro profissional que oferece uma atenção a mais”, alerta.
Outro diferencial é
manter o contato com o paciente, mesmo após a consulta. “O pós-venda é tão
importante quanto a venda e pode colaborar para criar um elo de confiança com a
clínica e demais serviços. Mas o segredo dessa mensagem ou ligação é a
personalização, porque é preciso fazer com que esse receptor sinta que isto é
somente para ele e que não se trata de uma rotina automatizada”, revela o
especialista.
A humanização passa
também por uma boa conversa com o paciente. O roteiro
“exame/diagnóstico/tratamento” pode estar acompanhado de uma boa conversa,
perguntas sobre a família, a vida profissional, tudo o que leva o médico a ser
também um amigo. Ter uma equipe preparada é outro ponto crucial. Para isso é
necessário haver treinamento, motivação constante e reconhecimento, tudo o que
incentive os profissionais.
Éber destaca sete dicas
que podem ajudar a melhorar ainda mais a relação entre profissionais de saúde e
pacientes:
- Investir na gestão do
relacionamento com o cliente
- Treinar a equipe
incansavelmente
- Manter algumas ferramentas que
motivem o time
- Reconhecimento é essencial para
uma equipe feliz
- Usar os meios digitais sempre a
favor
- Não automatizar demais os
atendimentos
- Reduzir o tempo de espera,
porque ninguém tem tempo para esperar horas em uma recepção
Sobre o Dr. Éber
Feltrim
Especialista em gestão
de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP).
Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas
eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing
para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de
dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em
desenvolvimento e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria
de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 140 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.
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