ChildFund troca 50% do Conselho de Administração, sendo 100% mulheres
Processo foi conduzido pela Prime Talent
Andrade Fotografia |
O ChildFund, organização social com 55
anos no Brasil, que atua com causas de crianças e adolescentes em extrema
vulnerabilidade, acabou de renovar metade do Conselho de Administração no
Brasil, sendo 100% das novas integrantes mulheres: Heloisa Simão, Paula
Bichuete e Patrícia Garcia. Continuam no Conselho de Administração, Valseni
Braga e Luiz Alexandre Araújo, e a nova gestão terá à frente como presidente do
conselho Elisabete Waller. Presente em mais de 60 países, a organização está em
processo de aceleração e maior de ganho de competitividade, seguindo o processo
de governança corporativa, para o qual conta com apoio da Fundação Dom Cabral
(FDC) em sua estruturação.
Os sócios da Prime Talent Executive
Search, David Braga e Bárbara Nogueira, conduziram todo o processo dos novos
integrantes do Conselho de Administração. Preocupados com o Terceiro Setor, os
executivos sempre tiveram um olhar especial para as causas sociais e apoiam a
governança da ONG ChildFund Brasil quanto às melhores práticas de talent management. “Ter
mulheres no time de talentos é aumentar faturamento e a performance. Diversas
são as pesquisas, realizadas globalmente, que comprovam que as mulheres são
mais empáticas, melhores em processos de coaching
e mentoria, além de terem alta capacidade de influência, liderança e gestão de
conflitos; também são versáteis, têm grande adaptabilidade e se destacam em
trabalho de equipe, negociação e orientação para resultados”, ressalta o CEO,
Headhunter e board advisor
da Prime, David Braga. Para o executivo, a presença crescente de mulheres em
posições de liderança nas empresas precisa ser parte do DNA das organizações,
arraigado à cultura da companhia e com ações que possam ser vivenciadas no dia
a dia, por estarem totalmente conectadas ao relevante tema de ESG (Environmental, Social and Corporate
Governance). “Esse posicionamento é o que garantirá a perenidade
das empresas daqui para frente”, evidencia Braga.
Sua sócia, diretora, Headhunter e career advisor, Barbara
Nogueira, enfatiza que independentemente do gênero, em um mundo competitivo,
irão se destacar apenas profissionais que, de fato, se diferenciarem e
entregarem os melhores resultados. “Logo, é sempre primordial buscar,
continuamente, se aperfeiçoar quanto às competências técnicas e
comportamentais, as tão faladas soft
skills”, pontua Bárbara.
Já a nova presidente do Conselho de
Administração do ChildFund Brasil, Elisabete Waller, lembra que o primeiro
desafio para quem deseja iniciar a carreira como conselheiro(a) é entender que
seu papel traz novas nuances de trabalho. “Isso porque a postura precisa mudar,
uma vez que não é mais você quem toma as decisões: você as analisa, faz suas
considerações, sugestões e realiza as aprovações que forem pertinentes ao
Conselho de Administração”, ressalta Elisabete. Ela destaca, ainda, que o(a)
conselheiro (a) precisa estudar muito sobre a empresa em que vai atuar,
conhecer a operação, o time de liderança e o conselho, aprofundando os
conhecimentos do mercado, seus parceiros, clientes, concorrentes, para que
possa, assim, conseguir atuar de forma efetiva.
Comitês de Assessoramento
Para apoiar o Conselho de Administração,
nos projetos sociais desenvolvidos pelo ChildFund Brasil, foram estruturados
também três Comitês de Assessoramento: 1) Comitê de Gestão de Riscos, Compliance e Auditoria
(composto por Sandro Melo, Antônio da Rocha, Olga Marchan e Luiz Alexandre
Araújo); 2) Comitê de Pessoas e Nomeações (composto por David Braga, Joyce
Mara, Elisabete Waller e Jeise Moreira) e 3) Comitê de Marketing (composto por
Flávia Lippi, Maria Laura Tarnow, Heloisa Simão, Laila Oliveira e Gisele
Araujo).
Deixar uma marca, construir um legado e
poder fazer algo a mais, contribuindo para um mundo melhor, é o que motiva
muitos profissionais que atuam no Terceiro Setor, sendo eles voluntários ou
contratados. Segundo David Braga, esse setor está em ascensão, e as pessoas se
engajam não apenas por uma causa, mas também para ter a consciência tranquila
em poder contribuir com a construção de algo positivo para a sociedade. “É
importante lembrar que atuar no Terceiro Setor traz credibilidade ao currículo
do profissional, que se mostra socialmente responsável”, comenta Braga.
Sobre a Prime Talent
A Prime Talent faz parte de um dos maiores grupos de retained executive search: A Agilium Worldwide Executive Search Group, sendo uma aliança estratégica, presente em mais de 30 países ao redor do mundo. Integrantes da Agilium Worldwide atuam na consultoria assertiva de busca e seleção de executivos, para organizações que vão desde as 500 maiores da Fortune, até as empresas emergentes e iniciantes em todo o mundo. Ao longo dos seus quase 7 anos de existência, a Prime Talent tem como foco ofertar a melhor experiência para os candidatos e clientes nos processos que conduzem de busca e seleção de executivos. Desde então, os sócios David Braga, atual CEO, Headhunter e board advisor da Prime e Bárbara Nogueira, Diretora, Headhunter e career advisor têm acumulado um portfólio de clientes dos mais variados setores da economia, com foco em Gerentes Sêniores, Diretores, Presidentes e Conselheiros de Administração.
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