Embora seja importante, a gramática não é tudo na comunicação corporativa
Os erros gramaticais estão entre os maiores
receios de quem precisa elaborar textos corporativos, mas é necessário prestar
atenção em outros aspectos
Quem não tem
medo de cometer erros gramaticais ao enviar e-mails para o gestor ou para os
colegas de trabalho? De fato, esse é um dos aspectos mais importantes da
redação corporativa, mas há outras questões que afetam ainda mais a eficiência
da comunicação, como falta de clareza, coesão, adequação da linguagem e
apropriação ao tipo de texto escrito.
“Basta fazer
uma análise minuciosa dos e-mails trocados no ambiente corporativo para
perceber que os erros são pontuais. Há profissionais especialistas em suas
funções em grande parte das empresas e, ainda assim, inúmeros mal-entendidos,
conflitos e problemas gerados a partir desses textos”, alerta Vivian Rio
Stella, especialista em comunicação corporativa e fundadora da consultoria VRS
Academy. “Na verdade, desconexão, robotização e inadequação são o que de pior
pode ocorrer nos textos corporativos”.
Para Vivian,
além de ter domínio da norma culta da Língua Portuguesa, o emissor da mensagem
deve planejar a comunicação para evitar transtornos. “Faz parte do planejamento
ter clareza do objetivo da escrita, dos leitores envolvidos e dos tópicos em
jogo”, afirma. O segundo passo seria escrever tendo em mente os princípios de
eficácia: clareza (tema, objetivo e meta definidos), adequação (vocabulário
adequado ao contexto), concisão (sintetizar o conteúdo com objetividade),
quantidade (dosar informação e nível de detalhamento), relevância (definir que
informações devem ser priorizadas) e ordenação (ordenar a informação segundo as
prioridades e de modo que facilite a compreensão).
Para sanar
as principais dúvidas dos profissionais em relação a esses aspectos das
mensagens, Vivian vai ministrar o curso online e ao vivo de Redação
Corporativa, que será realizado pela Faculdade Cásper Líbero nos dias 18, 20,
25 e 27 de julho. Através de exemplos, discussões e estudos de caso, as aulas
vão habilitar os participantes a redigirem textos empresariais (e-mails ou
relatórios) objetivos, claros, organizados, concisos, polidos e corretos
gramaticalmente.
“Ao longo
das aulas, vamos analisar exemplos inspiradores e outros nem tanto, além de
elaborar textos com mais consistência, estratégia e intencionalidade no uso das
palavras”, conta a especialista. As inscrições para o curso já estão abertas e
podem ser realizadas através do site
da faculdade.
Serviço: curso Redação Corporativa
Realização:
Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero
Modalidade:
online ao vivo
Datas: 10,
20, 25 e 27 de julho de 2022
Horário: 19h
às 22h
Carga
horária: 12 horas
Investimento:
R$ 460,00
Inscrições: https://cursos.casperlibero.edu.br/produto/redacao-corporativa-13/
Sobre Vivian Rio Stella
Doutora em
linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em
comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da
Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais
didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria
migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora, até que montou a
VRS Academy. Ao longo dessa trajetória, Vivian já realizou palestras, workshops
e consultorias a mais de 100 empresas, dos mais variados portes.
Sobre a VRS Academy
Consultoria
de aprendizagem corporativa há 9 anos no mercado. A partir de palestras, rodas
de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS Academy
se pauta pelo conceito de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida. Com
a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a
interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo
as competências necessárias. A VRS Academy conta com uma rede de facilitadores
que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As
ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras
e criativas.
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