Gestão de custos e planejamento a longo prazo
Fábio Lima*
Gestão de custos é o
processo de planejar e controlar efetivamente os custos envolvidos em um
negócio. É considerada uma das tarefas mais desafiadoras no gerenciamento de
negócios e seu processo envolve diversas atividades, como coletar, analisar,
avaliar e relatar estatísticas de custos para orçamento.
A influência da gestão
de custos em uma administração é enorme, e sua eficácia é uma forma de
contabilidade gerencial que ajuda a identificar despesas futuras em uma empresa
para reduzir o excesso de orçamento.
Quando o gerenciamento
minucioso de todas as informações de custos é aplicado a um projeto específico,
os gastos esperados no negócio são analisados na fase inicial do período de
planejamento, com o objetivo de driblar a estagnação e acelerar seu
crescimento.
Planejar antes de agir
é a forma mais comprovada de eficiência no resultado. Por isso, o chamado
diagnóstico prévio, para ter clareza, esclarecimento do estado atual da empresa
e também da qualidade da visão de longo prazo são fundamentais para iniciar um
planejamento e atingir os resultados esperados.
Muitas empresas
desenvolvem planejamento estratégico dentro de uma estrutura de curto, médio e
longo prazos que ajudarão a manter o foco e assim ter melhor efetividade no uso
dos recursos para alcance das metas, garantindo constâncias das ações e
disciplina na execução das tarefas.
O curto prazo
geralmente envolve processos que mostram resultados dentro de um ano. As
empresas visam planos de médio prazo a resultados que levam vários anos para
serem alcançados.
Já os planos de longo
prazo incluem as metas gerais da empresa estabelecidas há quatro ou cinco anos
no futuro, e geralmente se baseiam no alcance das metas de médio prazo.
Dessa maneira, o
planejamento ajuda a concluir tarefas de curto prazo, mantendo em mente as
metas de longo prazo e a saúde financeira geral de uma organização, que
permitirão seu crescimento sustentável.
Um plano de longo prazo
é conduzido em um nível estratégico e começa com o estabelecimento de metas
definidas e a análise de métodos para alcançá-las, com base nos resultados
avaliados do SWOT – técnica utilizada para identificar oportunidades e
fraquezas nos negócios que permitirão uma melhor tomada de decisão quando
necessário.
Para maior chance de
sucesso, esses dados devem ser sempre atualizados, considerando as condições e
previsões atuais do mercado, para que, desta maneira, possa identificar e
corrigir rotas durante o caminho e não ser mais refém das surpresas ou do acaso
que em muitos casos causam danos irrecuperáveis.
Frente às
transformações de negócios e mudanças drásticas ocorridas ao longo dos anos –
em especial após a pandemia do novo coronavírus – é imprescindível para toda
empresa se reinventar, renovar e adaptar o mais rápido possível aos novos
cenários que venham a surgir.
É importante salientar
que apesar de não ser garantido êxito ao final de todas as etapas de
planejamento desse processo – que não é simples – o desenvolvimento de
estratégia irá ao menos suavizar as ineficiências da empresa, e potencializar
os pontos fortes, não desperdiçando recursos preciosos como tempo e dinheiro.
O sistema implantado
propiciará maior possibilidade de sucesso empresarial, evitando virar
estatística e se tornar mais um empresário que fecha as portas no primeiro ano
de abertura de sua empresa.
*Fábio Lima é consultor e mentor especialista em gestão empresarial, CEO da LCC - Light Consulting e Coaching. lightconsulting.com.br
Nenhum comentário