Fidelização de clientes é a chave para o sucesso de um negócio
Danilo Mendes, empresário e especialista em
gestão de empresas, revela formas de fidelizar consumidores e garantir a
estabilidade de um empreendimento
Dar início a um
empreendimento é um desafio gigantesco que, em muitos casos, consegue ser
superado por aqueles que sonham em ter seu próprio negócio. Mas após essa
etapa, e o projeto já consolidado, é necessário mostrar algum diferencial para
conquistar, reter e fidelizar os clientes, fazendo com que eles não procurem a
concorrência na primeira oportunidade.
Para Danilo Mendes, empresário e
especialista em gestão de empresas, os novos hábitos da população aliados à
tecnologia disponível nos dias de hoje, torna a fidelização de clientes ainda
mais importante. “Atrair novos clientes é fundamental, mas, atualmente,
fidelizar se torna ainda mais relevante e estratégico. Captar novos
consumidores é algo caro e existe uma concorrência gigantesca em todos os
lugares. Uma vez que o cliente chega ao seu estabelecimento, seu papel é
encantá-lo, entregar um alto valor agregado e superar as expectativas para
gerar uma fidelização. O investimento para levá-lo até ali já aconteceu, agora
é hora de fazer o seu melhor para que ele fique, gaste mais e com frequência”,
relata.
Muitos gestores não
sabem como manter os clientes de seu negócio através de inovações na operação.
Mas para Danilo, realizar o básico de forma bem feita já pode ser a razão por
trás do destaque de uma empresa. “Um bom produto, marketing, posicionamento digital,
divulgação física, pesquisas de satisfação e programas de fidelização são ações
mínimas que todo o empreendedor deve fazer. Hoje é dia, em um mercado acirrado,
tudo isso é praticamente uma obrigação para qualquer negócio. No entanto, o
grande diferencial é a maneira de fazer isso. Uma apresentação criativa de um
produto com uma campanha original, atendimento personalizado e humanizado, tudo
isso fará a diferença para a captação e fidelização dos clientes”, pontua.
De acordo com o
empreendedor, existem ferramentas que podem identificar as necessidades dos
consumidores, mas é necessário ter cautela. “Desde soluções simples, como
pesquisas de satisfação e questionários de identificação, até as mais
complexas, como estudos de neurociência e neuromarketing que mapeiam as
necessidades das pessoas e, com isso, abrem a possibilidade de promover ações e
criar produtos e serviços que as atendam. No entanto, vale lembrar que se Karl
Benz, antes de inventar e patentear o primeiro carro, fizesse pesquisas para identificar
o que as pessoas da época precisavam, muito provavelmente ele se depararia com
resultados como ‘cavalos mais rápidos’ e ‘carroças melhores’, deixando de criar
uma das coisas mais inovadoras e transformadoras da humanidade, o automóvel. O
ponto é: nem sempre o seu cliente sabe o que precisa e, muitas vezes, é
possível ir além das necessidades que ele demonstra ter”, relata.
Para o especialista,
quando um empreendimento não está trazendo o retorno esperado é importante
contar com a ajuda de alguém que queira apostar nesse negócio. “Quando falamos
de investimento, não significa, necessariamente, aporte financeiro. Muitas
vezes o empreendedor está em busca do famoso ‘Smart Money’, que são conexões, parcerias,
contatos e knowhow,
que podem auxiliar e antecipar o crescimento de um negócio de uma forma
estruturada. São recursos que o investidor pode usar para melhorar o cenário
que o estabelecimento se encontra, mas sempre lembrando que qualquer
investimento tem riscos relacionados e o sucesso nunca é garantido”, relata.
Empresários precisam
estar atentos aos sinais do mercado para investir no momento certo e não
desperdiçar capital em situações de desvantagem. “Por exemplo, em 2020 e 2021
estávamos com uma baixa taxa na Selic, que é a taxa de juros básica do mercado
financeiro brasileiro. Com isso, muitos investidores procuraram novas
possibilidades de alocação do seu dinheiro e com a grande expansão do mercado
digital, principalmente por consequência da pandemia, muitas fintech e edtechs se tornaram atrativas,
pois apontavam grandes potenciais de crescimento no cenário daquele momento.
Agora, com o mercado mais estável e com a Selic alta, é possível conseguir bons
retornos, sem precisar tomar grandes riscos, o que significa que muito dinheiro
vai sair de investimentos em empresas para voltar ao mercado financeiro. Nenhum
investidor de sucesso negligencia os sinais, tampouco deixa de avaliar o
cenário macro para decidir onde investir. Grandes empresários possuem a
capacidade de ler e interpretar indícios, aumentando suas chances de sucesso”,
finaliza Mendes.
Sobre Danilo Mendes
Empreendedor, empresário e engenheiro de produção, pós-graduado especialista em administração industrial, gestão de empresas e gestão empreendedora. Com carreira na área industrial, nos campos de qualidade e produtividade, agora se dedica ao empreendedorismo, sendo apaixonado em potencializar e transformar pessoas e empresas. Participou da sexta temporada do reality de empreendedorismo Shark Tank Brasil como sócio e cofundador da Martello Educação Financeira. Para mais informações, acesse @aqueledann
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