Gestora independente de investimentos completa 10 anos com mais de R$ 1 bilhão administrados
CTM Investimentos é especializada na gestão de
patrimônio financeiro de pessoas físicas e jurídicas, com foco em investimentos
de longo prazo
Gestora independente de investimentos, a
CTM Investimentos, dos sócios Pedro Henrique Ferroni, Daniel Alberini e Luis Valaski,
completa uma década de existência em 2022 com muito a comemorar: são mais de 5,7 mil cotistas, com
CAGR (Compound Annual Growth Rate – Taxa Composta de Crescimento Anual) de
45,55%, e cerca de R$ 1,5
bilhão administrados, crescimento
de 152% em comparação com o ano passado. A meta, agora, é
ultrapassar a marca de R$4
bilhões nos próximos cinco anos.
Fundada em 2012, em Curitiba (PR), a CTM
nasceu com foco na gestão de investimentos de longo prazo, de acordo com o
patrimônio e perfil de cada cliente. Formada por profissionais com experiência
nos segmentos de asset management, private banking e agronegócio, a organização
trabalha com o conceito de partnership, o que significa que seus membros são
incentivados e elegíveis a se tornarem sócios, de acordo com desempenho,
meritocracia e alinhamento de interesses.
Para Ferroni, o principal diferencial da
CTM em relação às rentabilidades históricas dos fundos está no fato de que
muitos dos acertos dos investimentos da gestora foram realizados fora do
consenso de mercado em empresas, setores e ativos que não estavam “na moda”.
“O segredo para construir um sucesso de
longo prazo nos investimentos é ter processos que possam ser estudados,
revistos, aprimorados e, por fim, repetidos. Devemos, sempre, testar o processo
em si. O que foi previsto? O que aconteceu? Dava para ter antecipado? O que
faltou? O que gastei de tempo desnecessário? Perdi tempo? O que aprendi? O que
achava que sabia, mas se provou errado?”, pondera o sócio-fundador da CTM
Investimentos.
Perfil de clientes – Em sua grande
maioria, os clientes da CTM Investimentos são pessoas físicas e 80% delas estão
na faixa dos 19 aos 60 anos. Ferroni destaca que a base de cotistas é composta
por mais de 30% de mulheres, um ativo que considera importantíssimo. As
mulheres buscam mais informações, erram menos e pensam no longo prazo. Hoje,
esse número é maior do que a marca representada na B3 (23,36%), segundo dados
divulgados pela própria bolsa de valores brasileira.
Diversos perfis de clientes podem
utilizar os fundos da CTM, uma vez que cada um possui características próprias.
Primeiro fundo da gestora, o CTM Estratégia trabalha com uma visão de
construção de patrimônio em ações a longo prazo, investimento inicial atrativo
e visão empreendedora da equipe de gestão. Além do Estratégia, a CTM conta com
outras três opções de fundos: CTM Hedge, fundo multimercado focado em ganhos de
capital superiores ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário); Ultra
Performance, opção de investimentos mais arrojados com alto potencial de
retorno; e Gênesis, de Previdência Privada.
De olho no futuro – Para os próximos 10
anos, a CTM tem como metas continuar entregando boas rentabilidades para os
clientes a partir de um portfólio equilibrado, oferecer fundos que se encaixem
no perfil de cada cotista para que estes possam realizar seus sonhos e
continuar aprimorando a cultura e os processos da gestora.
“Quando fundamos a CTM, o cenário econômico não era o mais favorável, não tínhamos recursos para adquirirmos os melhores sistemas de suporte e sequer possuíamos o que podemos chamar de base de clientes, já que nossos clientes eram familiares e amigos. Ademais, estávamos entrando em um dos setores mais disputados do Brasil e do mundo. Nada disso, porém, nos impediu de continuar. Temos crescido a cada ano que passa e aprendemos que não há atalhos; é preciso ter persistência para seguir sempre em frente”, finaliza Ferroni.
Nenhum comentário