Implementar Cultura Ágil vai muito além de Scrum ou Kanban
*Por Renan Viglioni, Head Of Agile Community da Squadra Digital
A palavra “ágil” está na
moda no ambiente corporativo – seja para definir uma das características mais
desejadas das empresas (a eficiência operacional), seja para se referir ao
modelo de gestão e desenvolvimento que ganhou corpo nas últimas duas décadas. A
proposta da Cultura Ágil, em 2001, se deu com a publicação do manifesto para
orientar a criação de softwares.
Mas diante da
transformação digital, seu protagonismo cresceu para outras áreas e fez as organizações
aumentarem o investimento no tema. A questão é que ainda hoje a maioria
desconhece os verdadeiros impactos nos negócios.
Para se ter uma ideia
dessa expansão, a 15ª edição anual do State of Agile Report, realizado pela
empresa Digital.ai, indica que praticamente dois terços das companhias (65%)
possuem larga experiência com o Ágil, ou seja, acima de três anos de
implementação - além de 94% do total admitir que possui projetos nesse sentido.
Para mais da metade (52%), o Ágil faz parte da rotina de toda a companhia ou em
quase a sua totalidade. Desenvolvimento de software, TI, operações e Marketing
são as áreas que mais se beneficiaram com essa proposta.
O problema é que a
implementação de uma metodologia ágil vai muito além das técnicas já consagradas,
como Scrum e Kanban. São importantes, sem dúvidas, mas são apenas ferramentas.
Não dá para implementá-las e achar que a companhia já é ágil. Esse modelo se
desenvolve no dia a dia, isto é, nos processos que envolvem toda a empresa e
não apenas um ou outro time. Está na colaboração e na comunicação entre os
profissionais, na priorização de tarefas e no alinhamento de estratégias. Em
suma: faz parte da estrutura do negócio, e evidentemente, impacta
significativamente seu crescimento.
O melhor exemplo disso é
justamente a concepção do time to market, compreendido como o tempo necessário
para a empresa desenvolver uma solução e lançá-la ao mercado. Um bom projeto
ágil, com o envolvimento de todos os times, é capaz de encurtar e melhorar esse
período de resposta. Isso exige um trabalho fluido entre os diferentes
profissionais e departamentos, além de garantir que as técnicas ágeis estejam
em todas as etapas do projeto. Iniciativa que ainda possibilita o planejamento
e a criação de serviços capazes de atender seu público, antecipando-se à
concorrência em muitos casos.
Outro impacto positivo
de uma Cultura Ágil de verdade é a eficiência operacional. Sabe aquele mantra
de fazer mais com menos? Pois bem, esse modelo preza justamente por esse tipo
de atuação. Com um bom planejamento, e claro, técnicas ágeis bem desenvolvidas
em todas as etapas do projeto, é possível identificar desperdícios financeiros,
de tempo e de recursos humanos e corrigi-los antes que impactem no trabalho.
Com essa visão Lean, os profissionais conseguem se dedicar com mais afinco às
suas tarefas, otimizando ainda mais a produtividade. Não há nada mais
frustrante numa corporação do que destinar bastante tempo a uma iniciativa e
perceber que ela não será útil.
A proposta do Ágil pode –
e deve – ser defendida dentro das organizações. Empresas que implementam
projetos do tipo tendem a alcançar melhores resultados do que aquelas que
seguem um modelo tradicional no desenvolvimento de suas soluções. Entretanto,
como em quase tudo dentro das empresas, é necessário ter inteligência,
planejamento e dedicação para alcançar os objetivos esperados. Além, é claro,
de ter o envolvimento dos líderes e profissionais C-Level para garantir que
todos os processos saiam conforme o esperado. O primeiro passo é saber que as
técnicas ágeis podem até ajudar, mas são apenas meios. O verdadeiro fim é
alcançar a tão sonhada rentabilidade a partir de processos inovadores e
eficientes.
* Renan Viglioni, Head Of Agile Community da Squadra Digital, referência em transformação e experiência digital de entrega unificada – e-mail: squadra@nbpress.com
Sobre
a Squadra Digital:
Fundada em 1987, a Squadra Digital é uma empresa especializada em consultoria de tecnologia para a jornada de transformação digital das empresas de diferentes portes e segmentos. É referência no mercado brasileiro por atuar de ponta a ponta, ou seja, acompanhar, planejar e executar todas as etapas de um projeto de experiência digital. Por meio de squads multidisciplinares, a empresa desenvolve ações desde o início, com o desenho da experiência do cliente, até o pleno funcionamento da solução no dia a dia da organização, passando por desenho da jornada, lançamento e monitoramento de indicadores. Para saber mais, acesse: www.squadra.com.br
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