INFLAÇÃO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO DEVE CRESCER 0,27% EM JUNHO EM COMPARAÇÃO A MAIO, ENQUANTO O ACUMULADO DO SEMESTRE MANTEVE ESTABILIDADE
E-Flation, Índice de Inflação na
Internet, mostra alta de preços em 21 categorias analisadas, lideradas por
notebooks, panelas elétricas, bicicletas e lavadora de roupas
São Paulo, 8 de julho
de 2022 – O
Índice de Inflação na Internet (E-Flation), que mede a variação de preços dos
produtos comprados virtualmente, deve crescer 0,27% em junho, de acordo com
pesquisa realizada pelo IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e
Mercado de Consumo. No acumulado dos últimos seis meses, o índice deve manter
estabilidade. O indicador ajuda na identificação do poder de compra do
consumidor no ambiente digital, além de indicar tendências e cenários de
mercado.
“Apesar das alterações bastante
significativas mês a mês nos últimos seis exercícios, os preços na internet
ficaram praticamente estáveis no acumulado do semestre, ou seja, uma variação
positiva de apenas 0,8%. No mesmo período, apenas como referência, pois se
trata de uma outra cesta de bens, o IPCA cresceu 5,5%”, analisa Claudio
Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
Enquanto nos meses de janeiro e
fevereiro, o E-Flation cresceu acima do IPCA, alcançando alta de 1,72% e 2,71%
ante 0,54% e 1,1%, respectivamente, nos meses de março, abril e maio registrou
queda de 0,57%, 1,3% e 1,92% contra alta do IPCA de 1,62%, 1,6% e 0,47% nos mesmos
períodos.
Em junho, as maiores altas foram
nos preços de notebooks, com aumento de 6,54%; panelas elétricas, com 2,92%;
bicicletas, com 2,76%; e lavadora de roupas, com 2,61%. Os itens que
apresentaram menor variação de preço foram TVs, com queda de 3,58%; geladeiras,
com baixa de 3,17%; fones de ouvidos, com 2,75%; e micro-ondas, com 1,63%. A
única categoria a se manter estável no mês foi a de calçados. O IBEVAR coletou
informações de preços dos produtos mais vendidos no ambiente digital em 35
categorias.
O E-Flation de junho mostrou uma
mudança de cenário em comparação ao mês anterior, quando o índice registrou
queda de 1,92%.
Confira a variação em todas as
categorias analisadas:
· Notebooks: 6,54%
· Panela elétrica: 2,92%
· Bicicletas: 2,76%
· Lavadora de roupas: 2,61%
· Tabletes: 2,59%
· Guarda-roupas: 2,41%
· Ar condicionado: 2,12%
· Drones: 1,81%
· Cafeteira elétrica: 1,54%
· Bicicleta ergométrica: 1,47
· Camisetas: 1,28%
· Tênis: 1,17%
· Chuteiras: 1,11%
· Camisa de time: 1,7%
· Sofás: 1,1%
· Ventiladores: 0,72%
· Consoles de vídeo games: 0,64%
· Fogões: 0,63%
· Impressoras: 0,60%
· Jogos PS4: 0,21%
· Impressoras: 0,06%
· Celulares: 0,02%
· Calçados: 0,0%
· Computador: -0,089%
· Jogos X-box One: -0,13%
· Cama: -0,30%
· Jogos Nintendo: -0,43%
· Jogos X-box 360: -0,58%
· Aspirador de pó: -0,83%
· Home Theater: -0,86%
· Botas: -1,53%
· Esteira Ergométrica: -1,54%
· Micro-ondas: -1,63%
· Fone de ouvido: -2,75%
· Geladeira: -3,17%
· Tvs: -3,58
Para a realização do E-Flation é
utilizado um conjunto relevante de produtos comercializados recorrentemente na
internet. Os dados são capturados na rede e analisados com base em algoritmos
especialmente construídos para essa finalidade e disponíveis na V+, plataforma
de dados quantitativos do Varejo.
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.
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