Início das aulas na Escola Korú: startup contribui para a inclusão social com bolsas de estudo de 75% a 100% em áreas de alta demanda no mercado
Cursos profissionalizantes em Marketing
Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados começam em 18 de julho, com
inscrições abertas
Crédito Samuel “Muka” Ferreira
Com um hub recém-construído em Campinas (SP), a Escola Korú está pronta
para receber seus alunos: as primeiras
turmas de Marketing Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados já
começaram, com aproximadamente 100 estudantes. Inspirada em
modelos dos Estados Unidos e do Canadá, a startup oferece cursos
profissionalizantes custeando de 75% a 100% do valor das mensalidades, por meio
de parcerias com outras empresas, com o intuito
de gerar inclusão social e aumentar a empregabilidade para um grupo mais
diverso de pessoas. As inscrições estão abertas e podem ser
feitas pelo site www.escolakoru.com.br.
Outros 100 alunos, colaboradores da Ambev, da Sinch e da Exato Digital,
parceiras da Korú, começam os mesmos cursos in
company.
Os cursos desenvolvidos pela Korú são
voltados para a alta demanda do mercado de trabalho como forma de aumentar a
competitividade. Atualmente, a transformação digital de serviços, produtos e
processos já é uma realidade para empresas de todos os segmentos e essa busca
fez crescer, juntamente, a demanda por profissionais da área de tecnologia –
uma verdadeira lacuna no mercado de trabalho brasileiro, que tem milhões de
desempregados sem qualificação para essas vagas excedentes. Contribuindo para
mitigar esse problema, a Korú abrirá novas turmas em outubro e, em 2023, novos
cursos, como Desenvolvimento de Software. Ao todo, o hub de Campinas tem
capacidade para 2.600 alunos.
"O propósito da Korú é dar
acesso a quem não tem oportunidades, esse é um sonho meu e de todos os
fundadores da startup que estava incubado. O mercado corporativo no Brasil
ainda não espelha a diversidade que temos no país. Mais de 70% da população –
formada por mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+ e outros grupos –
não tem as mesmas oportunidades que homens brancos hétero. Nosso time vem com
trajetórias de muito cuidado com as pessoas combinada com excelência
operacional, vamos garantir um preço acessível aos alunos e as conexões que
façam diferença na vida e carreira dessas pessoas”, comenta Daniel Spolaor, CEO da Korú.
Os cursos são híbridos (parte no hub e parte online) e têm
duração de oito meses, com uma dedicação semanal de 20 horas. A Korú segue a
metodologia work based
learning (aprendizagem baseada em trabalho, em português), por isso
os alunos terão a oportunidade de desenvolver soluções para desafios reais de
empresas parceiras da startup. “As
práticas de trabalho começam com o processo de ‘discovery’ [descoberta], que é
investigar o problema que deve ser solucionado; depois, os estudantes criam um
MVP [produto mínimo viável] e, por fim, realizam um pitch [uma apresentação]
para a empresa parceira, que pode aceitar ou ajustar a ideia em diálogo com os
alunos. Nossa metodologia cria uma verdadeira experiência profissional que
vai direto para o currículo dos alunos”, explica Raissa
Florence, cofundadora da Korú. Ao longo de cada curso são realizados quatro
projetos de trabalho de oito semanas cada um.
Ao se formarem, os alunos da Korú entram
para o programa Alumni, uma rede de networking que conecta os novos profissionais
aos professores, colegas e empresas parceiras e dá acesso a mentorias e
conteúdos para seguirem se especializando por, ao menos, 12 meses. “O principal ponto sobre a Korú é que
ela não é só uma edtech [startup de educação] ou uma HRtech [startup de Recursos
Humanos], estamos juntando essas competências em uma accesstech, um termo que
nós mesmos criamos para definir uma startup de acessibilidade que constrói
uma ponte entre o aluno e o mercado de trabalho. Na Korú, garantimos que
nossos estudantes tenham pontos de contato com as empresas parceiras. Não
fazemos uma simples divulgação de vagas, mas uma política de relacionamento
para todos se conhecerem melhor”, afirma o CEO.
Cursos profissionalizantes Korú
Em Marketing Digital, o aluno aprende a criar
e desenvolver estratégias que fazem com que as pessoas se apaixonem pelas
marcas de hoje e do futuro. A criação de conteúdo também tem seu espaço,
compreendendo as melhores formas de ter a atenção do público e ganhar o mundo
digital e suas mídias.
No curso de Produtos Digitais é
ensinada a arte de criar produtos e serviços desde a ideia inicial, passando
pelo design e pesquisas de mercado até o lançamento e as medições de
performance. O estudante aprende a fazer produtos no mundo real, com auxílio de
metodologias ágeis e posicionais que são referência no mercado. O participante
é estimulado a desenvolver um projeto novo ou melhorar e desdobrar produtos já
existentes, potencializando ideias.
Já o curso em Engenharia de Dados é a
oportunidade ideal para quem deseja liderar a mudança da economia digital, uso
de dados e inteligência artificial. É ensinado a coletar, organizar e
correlacionar dados para construir modelos que permitam que pessoas e empresas
tomem decisões estratégicas. A partir disso, o profissional se torna
protagonista na melhoria da sociedade.
Sobre a Korú
É uma aceleradora de oportunidades que desenvolve capabilidades para que todos e todas possam fazer escolhas ao invés de viver do que dá. Nasceu como uma escola que quebra barreiras, conectando pessoas e oportunidades. Em seu cerne está a ideia de que uma sociedade melhor nasce por meio do acesso sem barreiras à educação e oportunidades e atua para ser a transformação que o mercado precisa. Saiba mais: www.escolakoru.com.br.
Nenhum comentário