Lei Complementar 194 de 2022: será que agora a reforma tributária sai da gaveta?
***Nicholas Coppi
O aumento nos preços dos combustíveis
traz a reboque reajustes que afetam o orçamento das famílias, que já anda muito
comprometido pelas altas sucessivas que vêm ocorrendo em todos os setores. Há
anos o consumidor não sentia tanto no bolso o peso de itens básicos como
alimentação, por exemplo. Está tudo mais caro, isso é um fato.
Nas bombas dos postos, os valores
puxados para cima provocam uma reação em cadeia, encarecendo alimentos, roupas,
medicamentos, todos os produtos atrelados ao transporte rodoviário. E estamos
falando de praticamente tudo o que se consome, devido à diminuta malha
ferroviária existente no país.
No momento em que os noticiários
reservam espaços generosos para explicar a Lei Complementar 194/22, que limita
a cobrança de ICMS pelos Estados, pouco se fala sobre a necessidade urgente de
colocar em discussão uma reforma tributária e administrativa, com mecanismos
eficazes para colocar um fim nos improvisos econômicos que transtornam as
cadeias produtivas e penalizam os contribuintes brasileiros.
Para entender por que razão os
combustíveis aumentam tanto, é preciso voltar a 2016. Naquele ano, no governo
de Michel Temer, a Petrobras adotou a chamada Política de Paridade de
Importação, mais conhecida pela sigla PPI. Desde então, a PPI passou a seguir
as tabelas internacionais. Mesmo os aumentos recentes estão pareados à alta
global do preço, piorada no Brasil pela desvalorização do real.
Os desdobramentos do conflito no Leste
Europeu impactaram diretamente o preço do barril de petróleo. Mas em 2021,
mesmo antes da invasão do território ucraniano por tropas russas, os
combustíveis já lideravam a alta da inflação no Brasil. O IPCA, principal
índice inflacionário de referência no Brasil, registrou altas acumuladas de 40%
para os combustíveis de veículos e 30% para os residenciais, ou seja, muito
acima da inflação geral, de 10,06% em 2021.
O aumento dos combustíveis, ao longo dos
anos, e especialmente em 2022, afeta todos os setores da economia. E mais: vem
comprometendo de forma drástica o orçamento e reduzindo visivelmente o poder de
compra e a sustentabilidade das famílias.
No xadrez econômico, com contas que
passam ao largo do necessário equilíbrio, o governo brasileiro moveu suas peças
para aprovar no Congresso o PLP 18/2022, que deu origem à Lei Complementar
194/2022. A Lei Complementar proíbe aos Estados a cobrança do ICMS sobre
combustíveis com alíquota superior à alíquota geral, que varia entre 17% e 18%
nos Estados. Se entre os consumidores a medida é aguardada como solução para
reduzir os preços nas bombas, para os gestores públicos, é motivo de
preocupação diante de uma possível queda na arrecadação.
De Estado para Estado, a cobrança de
ICMS sobre o preço de combustível pode chegar a 30%. De fato, a tributação paga
sobre o produto é alta. No entanto, a redução do Imposto Sobre Circulação de
Mercadoria e Serviços sem a necessária reorganização do gasto público pode se
tornar insustentável no longo prazo. E os impactos sobre prefeituras, governos
estaduais e no próprio governo federal podem ser severos, com comprometimento
de recursos como os destinados à saúde e à educação.
A atual situação, com um cenário tão
complexo, escancara mais uma vez a necessidade de uma reforma tributária. Mas
será então que a LC 194/2022 poderia agilizar a reforma e tirar de vez esses
projetos da gaveta?
Não é de hoje que a reforma ocupa
debates em todas as esferas de poder, com foco na simplificação, redução e
alteração do sistema tributário vigente no Brasil. O que se busca nessas
mudanças profundas é justamente o desenvolvimento econômico e social do País.
Temos ciência de que a discussão sobre o
tema é longa e ultrapassa os limites das medidas paliativas que transtornam os
avanços de que tanto o Brasil necessita. Por ora, ressaltamos que é urgente
investir na coerência e na disposição para empreender uma reforma que torne a
tributação mais justa, razoável e proporcional para todos os que vivem,
produzem e contribuem neste País.
***Advogado, especialista (IBET) e mestre em Direito Tributário (PUC/SP). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
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