Últimas

Marketing digital: o que é, dicas e ferramentas


O marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade e uma necessidade para empresas de qualquer setor ou porte.

Isso acontece porque, no Brasil, existem cerca de 110 milhões de usuários, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Isso significa que os consumidores estão online, se informando sobre as soluções do mercado e comprando.

É muito importante conhecer as ações do marketing digital, pois seu objetivo é criar um relacionamento entre empresas e clientes, desenvolver a identidade da marca e atrair oportunidades de vendas.

Suas estratégias são muito versáteis e podem ser usadas para as mais diferentes necessidades, o melhor é que existem as opções orgânicas e pagas, que mesmo assim continuam sendo financeiramente mais acessíveis.

Os investimentos nesse setor crescem constantemente, expandindo a presença das organizações na internet e na vida das pessoas, tendo em vista que existe uma integração completa entre o universo físico e digital.

Ainda que seja fundamental, ainda existem negócios, principalmente os que estão começando agora, que ainda não investem em marketing.

Neste artigo, vamos explicar seu conceito, dar algumas dicas para colocá-lo em prática e listar algumas ferramentas fundamentais. Confira.

Entenda o conceito de marketing digital

Marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que ajudam a promover, dentro dos canais digitais, as marcas, seus produtos e serviços. No universo corporativo, representa o principal meio de comunicação com o público.

Ele veio para entregar aquilo que os clientes precisam, no momento certo e de forma direcionada, tudo de maneira clara, personalizada e direta.

Só que não é fácil definir o conceito de marketing digital, mas a maneira como uma empresa de aluguel de tenda marca presença na internet e gera impactos nos clientes, pode mudar ao longo do tempo.

Na verdade, tudo o que acontece no meio digital é muito rápido, por isso, o que faz sentido hoje, talvez não seja mais considerado como boa prática amanhã.

Independentemente dessas mudanças, por meio dos canais digitais e de boas estratégias de marketing, a companhia consegue entregar 100% daquilo que seu cliente deseja. Os propósitos do marketing digital são:

  • Atrair consumidores;

  • Estabelecer um relacionamento;

  • Vender;

  • Fidelizar os clientes.

Cabe à empresa saber como utilizá-lo de maneira inteligente, sem se esquecer de que as pessoas acessam a internet cada vez mais por meio de seus smartphones.

Notebooks e desktops continuam sendo importantes, mas, hoje em dia, são mais utilizados na esfera profissional do que pessoal. Por exemplo, um fabricante de sacola de papel kraft precisa de seu computador para as tarefas do dia a dia.

Ninguém mais precisa esperar chegar em casa ou no trabalho para acessar a internet, sendo justamente por isso que o acesso mobile deve ser priorizado no planejamento de marketing digital.

Outro ponto relevante é a necessidade de personalizar as ações, visto que a personalização é uma exigência cada vez maior por parte dos consumidores, muitas organizações já perceberam isso.

O marketing digital é muito democrático e reúne ferramentas gratuitas que podem ser usadas por qualquer tipo de negócio, tanto uma empresa quanto um profissional e até ONGs e igrejas.

Só que para aproveitar todos os benefícios trazidos por ele, é fundamental saber como fazer isso do jeito certo.

Como utilizar o marketing digital em seu negócio?

Agora que você já sabe qual é o conceito de marketing digital, precisa conhecer algumas de suas principais estratégias para que possa aplicá-lo em seu negócio. São elas:

  1. Marketing de conteúdo

A primeira estratégia que vamos falar aqui é o marketing de conteúdo, porque talvez ele seja o recurso mais importante para o marketing digital.

As pessoas estão cada vez mais ávidas por informações, quando alguém quer comprar alguma coisa, como cadeira de escritório giratória colorida, vai direto no Google.

Lá, o usuário pode encontrar preço do produto, além de conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, imagens, textos, entre outros, que trazem mais informações para o consumidor.

Contudo, o marketing de conteúdo não tem como foco vender seus produtos e serviços, mas, sim, trabalhar assuntos do interesse da sua audiência e que estejam relacionados àquilo que o seu negócio faz.

O objetivo é posicionar a marca como autoridade e referência em seu mercado, além de conquistar a confiança de quem consome essas informações. Naturalmente, é capaz de promover a marca e oferecer algo a mais dentro de seu contexto.

Aos poucos, quando a pessoa precisar de uma solução que a empresa vende, vai se lembrar dela e procurá-la para fazer negócios.

Mesmo que um fabricante de cabo de força blindado não consiga vender imediatamente, acaba gerando oportunidades futuras, pois primeiro estabelece uma relação de confiança com as pessoas.

  1. E-mail marketing

O e-mail é um dos canais de relacionamento mais importantes para o marketing digital. As mensagens podem ser enviadas para os clientes depois que eles fazem o cadastro no site, para confirmar uma compra, entre outras necessidades.

Tanto é que muitas marcas enviam ofertas especiais, artigos, newsletter e outros conteúdos do interesse de seus contatos. Mas é importante dizer que para que essa estratégia funcione, seu negócio precisa ser autorizado a enviar os e-mails.

Tudo isso acontece por meio do marketing de conteúdo, pois seu negócio vai oferecer um conteúdo de valor dentro do site, em troca de algumas informações do usuário, como nome e e-mail.

A partir disso, poderá enviar os materiais, sempre de acordo com os interesses e necessidades desse contato.

  1. SEO

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que tem como objetivo o otimizar as páginas do site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Quando alguém pesquisa sobre aluguel de brinquedo inflável, vai obter entre os primeiros resultados empresas que fizeram algum anúncio ou que trabalharam no SEO de suas páginas.

Ele reúne estratégias compatíveis com as exigências dos algoritmos dos buscadores, a exemplo do Google. O proprietário da página utiliza as palavras-chave corretas em seus conteúdos e páginas, além de investir em outras melhorias.

Principais ferramentas de marketing digital

Além de estratégias brilhantes, o marketing digital também conta com ferramentas inteligentes que facilitam o planejamento e melhoram os resultados. Dentre as mais usadas pelas empresas estão:

  1. Google Analytics

Google Analytics é um recurso utilizado para monitorar o tráfego do site, blog, aplicativo ou plataforma e-commerce.

Dentro deles, é possível analisar relatórios e customizar os dashboards, considerando as necessidades da empresa. Um fabricante de caneta personalizada com nome gravado saberá como foi a experiência do usuário.

Além disso, terá acesso a dados como idade, segmento de mercado, interesse, gênero e afinidades. Seu negócio descobre o número total de visitantes, a origem do tráfego, as metas que foram alcançadas e como está o desempenho da loja virtual.

  1. Hotjar

Se você quiser melhorar a experiência do usuário de suas plataformas, precisa monitorar as interações dele com os elementos presentes nas páginas.

Por meio do Hotjar, é possível ver onde os visitantes passaram o mouse, áreas mais clicadas, profundidade da rolagem, selecionar usuários para testes de experiência de design, dentre outras possibilidades.

Com base nessas informações, um fabricante de bomba de aspirar piscina pode fazer mudanças no layout, melhorar a chamada para ação (CTA), aumentar as taxas de conversão e assim por diante.

  1. Canva

Sem dúvidas, esta é uma das melhores ferramentas de design gratuitas, pois possui uma interface intuitiva, diferentes opções de layout e ajuda a customizar os templates.

Por meio dela, sua equipe pode colaborar com sugestões pontuais e facilitar a aprovação e compartilhamento das criações, de maneira rápida e pouco burocrática.

  1. RD Station

Essa ferramenta é extremamente completa, possuindo todas as funcionalidades necessárias para automatizar diversos processos de suas estratégias de marketing digital.

Com a ajuda dela, um escritório de arquitetura especializado em projeto de casa na árvore consegue atrair os visitantes, transformá-los em oportunidades de vendas, melhorar o relacionamento com eles e analisar o retorno sobre os investimentos.

Essa ferramenta também possui uma funcionalidade voltada para a inteligência dos negócios, de modo a compreender canais e campanhas que trazem bons retornos, além de avaliar o desempenho geral dos negócios.

Para os gestores, é uma forma de melhorar suas tomadas de decisões no futuro, além de planejar melhor seus projetos, analisar as estratégias de SEO, qualidade da landing page, otimizar o e-mail marketing, dentre outras possibilidades.

Considerações finais

Marketing digital possui muitas outras estratégias e ferramentas que o seu negócio pode utilizar, mas neste texto, deu para ter uma boa ideia do quanto ele é importante e necessário para a sua marca.

Sem o marketing digital vai ficar muito difícil impactar as pessoas certas, conquistar a confiança delas e atraí-las para a sua empresa. Por isso, quanto antes o empreendedor começar a investir em sua presença digital, melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Nenhum comentário