Mercado de aluguel de luxo cada vez mais atrai consumidores no Brasil
Itens disponíveis para aluguel vão de carros
até relógios e peças de vestuário
Se não é possível comprar, é possível
alugar. Tem de tudo: carros, bolsas, roupas, imóveis, barcos. Quase o que a
gente pensar no mercado de luxo.
Pessoas que buscam esse tipo de aluguel
normalmente perseguem uma experiência, e não o fato de ser dono ou ter algo.
Isso casa perfeitamente com, por
exemplo, o serviço de aluguel de carros de luxo.
O mercado brasileiro de aluguel de
carros aumentou de 10% a 20% ao ano nos últimos 15 anos. Hoje, tem carca de 1,5
milhão de veículos disponíveis nesta categoria, de acordo com dados da
Solution4Fleet, consultoria de gestão para locadoras e concessionárias.
Para os próximos 20 anos, a previsão é
que o número de veículos para alugar salte para 15 milhões. E que a assinatura
de carros para pessoas físicas ocupe cerca de 60% deste total. O setor de
carros de luxo tem grande participação nesta previsão – já que pessoas da
classe A e B já consomem este tipo de serviço.
Érica Lima, da BB Profit Cars, diz:
“Cada vez mais as pessoas estão procurando por custo-benefício, e na locação
elas encontram isso. Muitas pessoas não conseguiram ainda ter o carro dos
sonhos, devido ao valor dos veículos hoje aqui no Brasil. Isso fica fora da
realidade de muitos Brasileiros. E com a locação eles podem ter essa oportunidade.
Você pode ter um carro de luxo sem se preocupar com a venda dele, se perderá
dinheiro com isso ou não. Além de não ter que se preocupar em pagar IPVA,
manutenção preventiva, seguro. Isso gera valor, gera lucro ao consumidor”.
Ela, seu marido Rogério Alves Lima e o
sócio Bruno Sousa Rodrigues, gerenciam uma empresa que oferece um serviço de
assinaturas e aluguel de carros de luxo que fatura de R$ 800 mil a R$ 1 milhão
ao mês. Oito meses após iniciar o empreendedorismo da BB ProfitCars, o projeto
movimentou mais de R$ 7 milhões desde o início.
O negócio funciona por meio de
assinaturas inteligentes. Os clientes têm acesso a carros novos com descontos
de até 40%, contando com cashbacks, bônus e dependendo do plano escolhido, o
retorno pode ser de até 70%. Além disso, a empresa oferece benefícios como
pagamento do IPVA, seguro e manutenção preventiva.
A empreendedora conta que a mais nova
empreitada é o mercado de MotorHome. A ideia é trazer experiências únicas para
os clientes.
“O mercado de motorhome está crescendo
significativamente. A procura por essa modalidade já é algo que vem chamando a
atenção. Quem não deseja uma aventura no final de semana com familiares e
amigos? Colocar o pé na estrada e conhecer lugares? Com um motorhome isso
é facilitado ainda mais, pois são diversas oportunidades que essa modalidade
agrega na vida dos brasileiros, assim como já agrega na Europa”, afirma Érica
Lima, da BB ProfitCars.
Aluguel se estende para outros objetos
desejados
Por uma taxa fixa mensal, que varia
entre 150 a 200 dólares, é possível usufruir de um relógio Rolex por algumas
semanas. Depois, enviar de volta e pegar outro de outra marca de luxo.
Joias e obras de arte também estão
incluídas no modelo de negócios, apesar de poucas empresas ainda apostarem neste
tipo de negócio no Brasil.
Enquanto isso, serviços de aluguéis de
vestuário ou acessórios, de marcas como Prada, Chanel ou Louis Vuitton, já
estão no mercado há algum tempo.
Além desses itens, outro mercado que
segue com procura na cidade de São Paulo, a mais rica do país, é o imobiliário.
O mercado imobiliário de luxo e alto
luxo registrou nos dois primeiros meses de 2022 um aumento de 14% no volume de
lançamentos em comparação a janeiro e fevereiro do ano passado, segundo uma
pesquisa da consultoria Brain — Inteligência Estratégica.
De acordo com consultores imobiliários e especialistas no mercado, jovens empreendedores, fundadores e sócios de Startups, por exemplo, chegam a alugar apartamentos de 30, 50 até 110 mil reais mensais.
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