Metodologias ativas trazem estudantes ao centro do processo de aprendizagem
Créditos: Envato
Com as pontas dos dedos na tela e os
olhinhos atentos pode-se ir de vídeos infantis no YouTube a joguinhos e
ferramentas de aprendizagem especializadas. A maior parte das crianças das
gerações mais novas já nasceu convivendo com os benefícios e os desafios
trazidos pelo uso massivo da tecnologia. Por isso, recursos como as
metodologias ativas são cada vez mais necessários para a educação brasileira.
Para o consultor pedagógico da Conquista
Solução Educacional, Vinicius Loose, essas metodologias fazem com que os
estudantes passem de ouvintes passivos para produtores ativos de conhecimento.
“As metodologias ativas trabalham o aluno como protagonista e o professor como
um mediador. Isso faz com que o aluno potencialize habilidades como autonomia,
socialização, leitura e interpretação, por exemplo”, explica. Dessa forma, os
estudantes são direcionados a atuar como uma espécie de gerente de seu próprio
aprendizado.
Tradicionalmente, as escolas trabalhavam
com um modelo em que o professor era o detentor de todo o conhecimento e o
aluno, mero aprendiz. Mas, a partir dos estudos de nomes como William Glasser,
psiquiatra norte-americano especializado em saúde mental, educação e
comportamento humano, esse tipo de abordagem passou a se tornar obsoleta.
O que são metodologias ativas?
As metodologias ativas são uma nova
maneira de pensar o ensino tradicional. A ideia é fazer o aluno pensar e
planejar seu dia na escola a fim de preparar melhor seu processo de
aprendizado. “Hoje em dia não existe mais o professor que simplesmente ministra
uma aula sem mediação ou conexão com seus estudantes. É preciso fazer com que
os alunos consigam guiar seu próprio desenvolvimento educacional. Embora isso
exija maior do professor, o resultado é que o aluno passa a ocupar o centro
dessa aprendizagem”, aponta Loose.
De acordo com os estudos desenvolvidos
por Glasser, as metodologias ativas permitem que os estudantes aprendam melhor.
Por meio de suas observações, o psiquiatra desenvolveu um gráfico em forma de
pirâmide que ficou conhecido como “Teoria da Pirâmide de Aprendizagem”. No topo
dessa pirâmide estão cerca de 10% dos estudantes, aqueles que aprendem com a
leitura. Abaixo, 20% deles aprendem ouvindo os conteúdos, 30%, assistindo a
videoaulas, 50%, escutando e vendo ao mesmo tempo, 70%, discutindo o tema e 80%
deles, quando praticam algum exercício de fixação. Por fim, na base da
pirâmide, 95% aprendem apenas quando ensinam determinado assunto a outras
pessoas.
Sobre a Conquista Solução Educacional
A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 2 mil escolas de todo o Brasil utilizam a solução.
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