Monetização de dados é componente importante da Transformação Digital que movimentará US$ 2,3 trilhões até 2032
Novo modelo representa sobrevivência no
mercado: cada vez mais os clientes querem ações mais inteligentes, afirma
consultor Caio Cunha
Consultor Caio Cunha, presidente da WSI Master
Brasil e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board
Divulgação
O conceito Data Driven e a consequente
monetização desses dados cresce exponencialmente e cada vez mais deve fazer
parte dos negócios em todos os níveis. O mercado de transformação digital vai
movimentar US$ 2,3 trilhões até 2032, com crescimento médio de 14,2% ao ano, de
acordo com o relatório Market Research Report da Fact.MR. Apenas este ano, a
expectativa é de que o segmento atinja US$ 621 bilhões. A consultoria Forrester
avalia que as empresas que são Data Driven estão crescendo 30% ao ano.
O consultor Caio Cunha, presidente da
WSI Master Brasil e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board,
afirma que o novo modelo significa sobrevivência no mercado. “Ser Data Driven
hoje é um diferencial competitivo. Muitos dos concorrentes já adotam e os que
não adotarem vão sair do mercado. Cada vez mais os clientes querem ações mais
inteligentes”, sentencia o consultor.
Cunha explica que a empresa que é Data
Driven usa uma base de dados estruturada, com informações concretas para a
tomada de decisões, apoiada em ferramentas de Business Inteligence,
inteligência de negócios na tradução. O sistema usa grande quantidade de dados
de maneira rápida, segura e eficiente.
“Monetizar esses dados passou a ser
interessante. Essas tecnologias podem ser usadas para reduzir custos com
automação de tarefas, aumentar receitas identificando e servindo melhor os
clientes, atrair mais clientes com engajamento reduzindo esforços, ser mais
pessoal e melhorar qualidade dos serviços sem aumentar a equipe”, afirma o
consultor.
Ciência de dados
Em resumo, Data Driven é um modelo de
gestão orientado por dados. “O lucro vem da monetização desses dados, quanto a
empresa pode ganhar com eles levando em conta custos necessários para
estruturar a operação, para desenvolver softwares e operá-los”, diz Cunha. Ele
cita dois novos profissionais fundamentais nesse processo, data scientists e business leaders.
Os cientistas de dados dedicam tempo
para analisar os dados, avaliam a qualidade deles e os impactos das ações
tomadas. Os business leaders,
líderes de negócios, ajudam os data
cientists a analisar os dados de forma mais ampla e completa,
olhando o contexto de forma abrangente, aberto a questionar crenças.
Inteligência Artificial
Uma das principais bases desse modelo é
a inteligência artificial ou artificial inteligence (AI), metodologia de
soluções automatizadas para executar ações humanas como conversar, aprender,
planejar, prever. O Machine Learning (ML) é capacidade do sistema de aprender
padrões com dados a partir da programação do software e o Deep
Learning (DL) é uma técnica de ML que usa modelos do funcionamento do
cérebro humano. Há ainda os processos robóticos para automação de tarefas de
rotina.
“Resumindo, DL é uma técnica de ML que
alimenta as aplicações da Inteligência Artificial. Essas ferramentas analíticas
avançadas criam uma mensagem certa para o público certo no momento certo. É
preciso ao menos de um a dois anos de dados para criar os modelos”, diz Cunha.
Receitas maiores
Segundo o presidente da WSI, a
Inteligência Artificial e as tecnologias de Analytics podem aumentar as
receitas das empresas que são Data Driven quando identificam potenciais
negócios, aprimoram o entendimento para servir melhor os clientes, além de
atraí-los com engajamento. Ao mesmo tempo, reduzem os custos de operação, já
que automatizam tarefas e melhoram a qualidade dos serviços sem a necessidade
de aumento de sua equipe.
“Esses pilares, Analytics, IA e Banco de
Dados, formam um tripé de sustentação nas empresas e contribuem para
crescimento exponencial no mundo digital em que vivemos hoje”, garante Cunha.
Ele comenta que outras ferramentas já foram desenvolvidas para serem usadas na
rotina de busca e fidelização de clientes mais rentáveis, para forecasting
(estatísticas e previsões), segmentação, targeted marketing (marketing
direcionado ao público alvo) e taxa de churn (rotatividade do cliente), entre
outras funções operacionais.
Segurança dos dados
O consultor alega que a segurança dos
dados não impede a monetização, mas deve receber a devida importância e
obedecer à legislação. “Se as informações são sensíveis, use-as para fins
estatísticos apenas. Hoje é muito comum acumular e trabalhar dados próprios
junto com dados de terceiros. Mas cuidado porque dados em excesso também podem
não servir muito. Sempre considere valor e risco”, alerta.
O presidente da WSI explica que empresas
de diferentes portes podem se tornar Data Driven e a implantação pode ser feita
na nuvem (cloud) ou nas instalações da própria empresa (on premisse). “A base
de dados estruturada utiliza informações concretas e não suposições para a
tomada de decisões”, comenta.
Valor da voz
Cunha aponta que cada vez mais as
pessoas usam celulares para fazer negócios e isso tem levado à criação de
aplicativos que estão se direcionando para voz e chats. “Os clientes não querem
mais ficar preenchendo formulários para pedir ajuda nem clicar muitas vezes
para chegar à solução”, diz. Para melhorar posicionamento online ele sugere
transformar conteúdo em forma de conversas, criar tarefas específicas para
produtos em voz, alternativas para dizer a mesma coisa, focar no seu mercado
local (Make it Local) e ir direto ao ponto.
Sobre Caio Cunha
Presidente da WSI Master Brasil,
co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy
Advisory Board. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia,
atingiu cargos executivos de alto nível, em grandes empresas multinacionais
como PWC (com clientes IBM e Unisys), SAP e Hitachi Data Systems, no Brasil e
no exterior. Consultor em capacitação empresarial e estratégias de marketing
digital, auxilia empresas na busca de soluções efetivas para a expansão de seus
negócios.
Sobre a WSI
Há mais de 25 anos no mercado, a WSI
oferece e entrega soluções de marketing digital e estratégias comprovadas de
marketing para empresas de todos os tamanhos e de diversos segmentos de
negócios e indústrias. Agência de marketing digital, com uma ampla carteira de
soluções para ajudar as empresas a fortalecerem a sua marca online, atraírem
mais oportunidades de negócios e vendas e alavancarem o retorno dos seus
investimentos.
www.franquiawsi.com.br
caiocunha@franquiawsi.com.br
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