Os 26 melhores destinos de ecoturismo no Brasil
Uma área que ganha destaque quando se pensa em férias ou atividades que conectem o ser humano com a natureza é a do ecoturismo.
Visto que ele pode proporcionar viagens a locais paradisíacos, fora ou dentro do Brasil, que podem ser realizados junto com conserto de tela de celular, afinal, uma das melhores partes da viagem é tirar fotos.
Dito isso, esse artigo vai abordar o assunto e mostrar informações do que é o ecoturismo, os seus benefícios, listando os melhores destinos brasileiros, onde passeios que integram as pessoas à natureza podem ser realizados.
O que é ecoturismo?
É um turismo ecológico, que promove o bem-estar das pessoas, pois são realizados em locais onde o patrimônio natural e a cultura são incentivados em sua conservação, buscando criar uma consciência ambiental do que a natureza nos presenteia.
Trata-se, também, de passeios realizados em regiões ou locais onde a presença de recursos naturais é abundante, como parques ecológicos e ecossistemas. Suas principais regras são em detrimento da conservação da biodiversidade.
Ele é um turismo consciente, que promove a economia local e integra as pessoas junto à natureza.
Dos locais mais simples aos mais sofisticados, sabemos que existe uma infinidade de hotéis e pousadas disponíveis para os interessados, onde uma empresa de segurança é necessária, para que intrusos não prejudiquem a fauna e flora.
Por que realizar uma viagem desse tipo?
Os motivos são diversos, mas vamos listar para o leitor alguns deles, que podem permitir que o interessado se anime e se sinta atraído para conhecer esses locais, dentro do Brasil, tais como:
Explorar regiões maravilhosas sem sair do país;
Praticar esportes não convencionais;
Aumentar a conscientização ambiental individual e coletiva;
Apoiar a preservação do meio ambiente;
Contribuir com a economia da região.
Muitos locais turísticos naturais possuem seus comércios de calha de alumínio para telhado, com o intuito de venderem seus produtos, para gerar renda na comunidade, e desta forma, manterem suas famílias e tornarem o local mais atrativo.
Muitas atividades são realizadas pelos viajantes que optam por passeios dessa natureza, que acabam por mostrar que não somente os grandes centros urbanos possuem seus encantos, mas o campo, o mar ou uma floresta, também.
Exemplos dessas atividades que podem ser realizadas ao ar livre, e que são disponibilizadas pelas agências de viagem, são:
Tirolesa;
Passeios a cavalo,
Mergulho;
Canoagem;
Rapel;
Caiaque;
Boia Cross.
Os benefícios do ecoturismo atingem não apenas o ser humano, mas também a natureza, que ganha muito com os visitantes, pois sendo eles responsáveis, podem ajudar na preservação das espécies e proteger o ambiente natural.
Isto levando em conta que as pessoas querem sair do estresse do dia a dia e da pressão do trabalho diário que alguns profissionais possuem.
Vale ressaltar que uma maneira de fazer isso, sem sair de casa é ao colocar piso vinílico em placas nas residências, dando uma aparência melhor as áreas de lazer internas.
O que é preciso saber sobre essas viagens
É bom ter ciência que os visitantes dos locais são estimulados nas condutas responsáveis, e a aplicação de taxas se torna necessária.
Bem como a intensa fiscalização das agências de turismo, sendo o valor arrecadado direcionado para a conservação.
Relaxar e participar de aventuras antes nunca pensadas é uma forma de trazer mais leveza para a vida corrida e uma forma de recarregar as energias que são gastas com trabalhos de RPG para as costas.
Ninguém duvida que estar em contato com a natureza promove um enorme bem-estar para o físico e a mente. As cores intensas do céu, o verde profundo da vegetação e o ar puro das praias e das montanhas revigoram e trazem paz e tranquilidade.
Integrar-se ao meio ambiente, sem causar impactos negativos, onde possamos explorar a fauna e a flora e conhecer lugares novos e desconhecidos, tem sido uma mola propulsora para que o ecoturismo cresça cada vez mais nos últimos tempos.
No Brasil, algumas culturas e tradições sobrevivem através do ecoturismo e os costumes tradicionais da população dessas regiões se mantêm por longo tempo e acabam passando de geração a geração.
O bom nisso tudo, também, é que os estrangeiros se interessam muito pelo ecoturismo brasileiro, que movimentam a economia local e quando eles retornam a seus países levam uma visão maravilhosa do que temos por aqui.
Quais os benefícios do ecoturismo?
À medida que passamos a conhecer os lugares que visitamos, mais nos sentimos responsáveis para protegê-los e aprendemos que respeitar a natureza é fundamental para a preservação do futuro de nossos filhos.
Nem sempre os ecoturistas são bem-vistos, pois na verdade, muitos são inconvenientes e arrogantes, não querendo seguir as regras básicas de boa convivência e respeito aos costumes locais.
Porém, quando viajamos de forma sustentável, aprendemos mais sobre as outras pessoas, sem que haja desrespeito por suas origens e valores locais, criamos um sentimento de união, compreensão e sensibilidade cultural.
Afinal, somos todos brasileiros e temos em comum a preocupação de não causar impactos negativos à nossa natureza, bem como prover meios para dar suporte aos empreendimentos voltados ao ecoturismo.
Dentre os benefícios está a oportunidade de conhecer novos estilos de música e formas de se vestir, obtendo uma visão completamente diferente daquela com a qual estamos habituados.
Além de experiências únicas que ficarão na memória como aprender novas palavras e expressões e até sotaques diferentes que podem ser úteis até mesmo para quem trabalha com aplicação de carpete liso, por exemplo.
Outro ponto é observar o contexto histórico do local que traz a sensação de viajar no tempo, gerando a sensação de estar vivendo o exato momento onde os fatos aconteceram.
Ainda é possível comprar lembranças e artesanatos para os amigos e familiares e com eles evocar memórias de uma cultura diferente.
Assim como deixar nas pessoas o sentimento bom de poder realizar as coisas mais diferentes e inusitadas.
Algumas reservas biológicas e estações ecológicas proíbem a atividade turística, mesmo que estejam protegidas por cerca elétrica, ainda que o acompanhamento dessa proteção seja monitorada assiduamente.
Quais os melhores destinos brasileiros para o ecoturismo?
Dentre os lugares mais procurados para esse tipo de viagem, onde diversas atividades podem ser realizadas, são:
Chapada Diamantina – Bahia;
Bonito – Mato Grosso do Sul;
Fernando de Noronha – Pernambuco;
Chapada dos Veadeiros – Goiás;
Lençóis Maranhenses – Maranhão;
Jalapão – Tocantins;
Monte Roraima – extremo norte de Roraima;
Manaus – Amazônia;
Ilhabela – São Paulo;
Itatiaia – Rio de Janeiro;
Urubici – Santa Catarina;
Petrópolis – Rio de Janeiro;
Cambará do Sul – Rio Grande do Sul;
Ibitipoca – Minas Gerais;
Serra da Canastra – Minas Gerais;
Foz do Iguaçu – Paraná;
Alto Caparaó – Minas Gerais;
Alter do Chão – Pará;
Nobres – Mato Grosso;
Ilha Grande – Rio de Janeiro;
São Thomé das Letras – Minas Gerais;
Pantanal – Mato Grosso;
Pirenópolis – Goiás;
Pedra Azul – Espírito Santo;
Serra da Capivara – Piauí;
Mambaí – Goiás.
Todos esses lugares possuem algo diferente e interessante como praias, montanhas, cachoeiras, cavernas, grutas, rios e outros.
Considerações finais
Sendo assim, se pode dizer que sustentabilidade, preservação do patrimônio natural e cultural, consciência ambiental e bem-estar físico são algumas das diretrizes que norteiam e incentivam o ecoturismo.
Dito isso, o Brasil oferece lugares belíssimos, onde se pode encontrar um pouco mais de paz e tranquilidade diante de todos os desafios fornecidos por uma cidade grande.
Visto que a visão das pessoas tendem a mudar completamente quando se tem a oportunidade de passear por lugares mais afastados, ricos em sua flora e fauna.
Além de proporcionar na vida dos viajantes uma experiência inesquecível, que pode ser registrada na memória.
Portanto, particularmente no Brasil, o ecoturismo tem sido uma das melhores opções de lazer para adultos e crianças. Por meio dele podemos interpretar os sinais de cada ambiente visitado, promovendo o bem-estar entre todos.
O ecoturismo une comunidades, não é destrutivo e nem extrativo a capacidade de criar uma consciência ecológica, mantendo a ética no nosso relacionamento com a natureza.
No caso do brasileiro que cresce a cada dia, fazendo com que as pessoas busquem esses destinos em diversas partes e ele tem grande responsabilidade socioambiental, cultural e econômica.
Portanto, basta escolher um destino e aproveitar o passeio, usufruindo dos benefícios e mantendo a viagem como um grande ensinamento por toda a vida.
Sendo assim, é bom quando se pode viajar para lugares com tecnologia e inovação, no entanto, também é satisfatório ir para um ambiente cercado pela natureza em sua totalidade.
Isto porque como parte desse ecossistema até mesmo o organismo humano se fortalece quando consegue manter contato com a natureza, o que em muitos casos pode gerar um grande autoconhecimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário