Para 45% dos bancos, automação melhora qualidade de serviços e reduz falhas
Segundo estudo da Bain & Company, uso dessa
tecnologia melhora custos, acelera processos e deixa clientes mais satisfeitos
Um levantamento feito pela Bain &
Company em 2020 revelou que 77% dos executivos planejavam aumentar os
investimentos em automação em geral, incluindo aqueles
fundamentados em aplicações de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning.
A pesquisa retratava um cenário de surgimento da pandemia de Covid-19 e a necessidade
de acelerar a transformação digital das organizações diante desse
cenário.
Dois anos depois, a consultoria se
debruçou sobre os benefícios da automação no
setor bancário e descobriu que ela
tem melhorado custos, acelerado processos e deixado os clientes das
instituições mais satisfeitos. De acordo com o levantamento da Bain, 45% dos
bancos relataram melhora na qualidade de serviços e redução de falhas, 42% têm
tomado decisões mais rápidas e 41% aumentaram a padronização de processos.
A pesquisa da Bain também mostrou que a
distância entre quem adota automação antes e de forma
extensa e quem automatiza mais tarde e de modo limitado vai aumentar com o
tempo, com impacto claro em atividades de crédito e abertura de conta-corrente,
por exemplo.
Outro benefício relatado pelos bancos
está relacionado à produtividade. Os investimentos em automação
tem possibilitado liberar a equipe para atividades de maior valor. De acordo
com o levantamento, a automação já reduziu as horas
trabalhadas em atividades bancárias em 26%. A estimativa da Bain é que esse
benefício alcance 42% nos próximos dois anos.
Consultoria indica caminhos para automação em larga escala
De acordo com a Bain, uma de cada três
organizações não atinge metas de redução de custos com automação,
em geral por adotar iniciativas fragmentadas em vez de abordagem sistemática. O
êxito da automação exige uma cuidadosa orquestração de
uma série de elementos:
- Um
pipeline robusto de oportunidades, com ênfase na automação
de uma parcela importante de um conjunto específico de operações
- Uma
abordagem sistemática à reformulação de atividades uma vez concluída a automação, para liberar capacidade
- Governança
clara com definição de metas, prazos e “business owners” responsáveis por
implantação da tecnologia e gestão da transformação
- Incentivos
atrelados a metas de automação, premiando
habilidades e inovações que produzam efeitos no
balanço da empresa
Para mais informações sobre o estudo,
acesse: https://www.bain.com/pt-br/
Sobre a Bain & Company
Somos uma consultoria global que auxilia
empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios.
Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes
como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados
extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. Em 2022, a Bain
completa 25 anos de atuação na América do Sul, trabalhando fortemente em
conjunto com as maiores companhias líderes de seus segmentos. Complementamos
nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema
de inovação digital a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez
e durabilidade.
Com o compromisso de investir mais de
US$1 bilhão em serviços “pro bono”, em 10 anos, usamos nosso talento,
conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam
atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico,
meio ambiente, equidade racial e justiça social. Recentemente, recebemos a
classificação ouro da EcoVadis, plataforma líder em classificações de
desempenho ambiental, social e ético para cadeias de suprimentos globais, o que
nos coloca entre os 2% melhores de todas as companhias.
Desde nossa fundação em 1973, medimos nosso sucesso pelo de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em www.bain.com.br e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil.
Nenhum comentário