Produção de carros elétricos traz oportunidades ao mercado do aço
Mudanças no setor automobilístico vão
privilegiar utilização do aço tanto na montagem dos veículos quanto em pontos
de recarga dos carros
Carros elétricos geram novas oportunidades no mercado do aço
Crédito: Canva. com
São Paulo,
julho de 2022 - Carros elétricos já são uma realidade em diversos países. E além
de provocarem mudanças no mercado de combustíveis, esse setor automobilístico
promete mexer também com a indústria do aço; em 2018 a ABM (Associação
Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) previa que até 2030 a maioria
das montadoras terão alguma plataforma de veículos elétricos em seus portfólios
– a sueca Volvo, por exemplo, se auto impôs produzir somente carros elétricos a
partir desse ano.
Parte desse
movimento europeu deve-se a uma proposta de lei que proíbe a venda de carros
com motor a combustão a partir de 2035. Engana-se, porém quem acredita que essa
ação não irá reverberar globalmente: já se especula que a popularização dos
carros elétricos vai aumentar a demanda pela liga de aço elétrico e o aço de
alta resistência, além do aço inoxidável utilizado para proteger as baterias
que equipam os carros híbridos.
De acordo
com o gerente de marketing da Açovisa, Giovanni Marques da Costa, a indústria
automobilística vem se adaptando às novas demandas de baixa emissão e um melhor
custo-benefício para os clientes, que estão cada vez mais exigentes. Isso
impacta no mercado siderúrgico em geral. “Um grande exemplo é a migração de
preferência do consumidor para carros hatch dos anos 2000 para cá. Hoje os
hacht são maioria, mas nem por isso o setor siderúrgico perdeu.”
Carros
Ainda que a
estrutura do carro elétrico seja quase idêntica à do “convencional”, a maior
alteração se deve aos motores elétricos e sistema de baterias, pois ambos
utilizam uma cadeia de aços novos ligados ou não e ferrosos ou não. E sobre a
quantidade de aço utilizado na montagem de carros elétricos, ela é menor em
peso final, visto que não há presença de sistema de transmissão, tanque de
combustível e outros elementos e sistemas presentes nos carros a combustão,
porém a quantidade de aço com alto valor agregado é bem maior, tornando o custo
de fabricação do carro elétrico em média maior.
Logo, o peso
em quilos final do veículo elétrico em média fica ligeiramente abaixo do carro
a combustão, pois o completo e grande sistema de baterias compensam a falta de
elementos presentes no carro a combustão.
Costa
lembra ainda que além da utilização de aço na montagem dos carros, outros
elementos ligados ao setor de carros elétricos podem compensar este peso, como
exemplo a construção de milhares de estações de carregamento em todo Brasil,
todas sendo compostas em sua grande parte por aço.
Sobre a Açovisa: A Açovisa possui mais de 25 anos de atuação no mercado de aço e é considerada como umas das líderes do setor de siderurgia nacional. A sede em Guarulhos, com 15.000 m², é equipada com laboratório químico e metalográfico, além de equipamentos de ponta para realizar ensaios, análises e emissão de documentação, como certificados de qualidade. Possui 400 colaboradores em mais de 13 unidades, com presença em todo o Brasil.
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