Projeção de venda do Ibevar mostra recuperação do varejo, mas insuficiente para reverter saldo negativo
Pelo terceiro mês consecutivo, Varejo Ampliado apresenta alta de 0,78% em julho na comparação ao mês anterior, enquanto o Varejo Restrito recua 0,58% no mesmo período após recuperação em junho
“Mesmo que as projeções indiquem uma recuperação discreta em alguns indicadores, ainda não é suficiente para reverter o saldo negativo acumulado impactado nos últimos anos. Os artigos mais impactados são aqueles de custo mais alto e com tempo de uso mais duradouro do que outros”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
A projeção do instituto aponta nova queda, de 0,49%, no Varejo Restrito em agosto em relação a julho e de 0,43% em setembro em relação a agosto. Na comparação ano / ano, as vendas devem cair ainda mais em julho, 2,89%, retomando crescimento de 0,55% em agosto, enquanto a variação de setembro deve apresentar aumento de 1% na comparação com 2021. A projeção para o acumulado do ano é de recuo nos próximos três meses, com queda de 1,35% em julho, 1,5% em agosto e 0,52% em setembro.
O Varejo Ampliado segue a onda de alta de vendas em agosto, com crescimento de 0,55% em relação a julho, mas apresenta discreta queda em setembro, com 0,1% em relação ao mês anterior. No comparativo da variação mensal ano/ano, julho apresenta queda de 0,27% em relação ao mesmo período de 2021 e novo recuo de 1,5% no acumulado dos últimos 12 meses. Em agosto, a variação mensal registra alta de 3,39% em relação ao ano passado, mas recua 0,69% no acumulado. Em setembro, a projeção de vendas é de crescimento de 4,3% em relação ao ano passado, enquanto o acumulado apresenta queda de 0,6%.
O IBEVAR destaca que, no Varejo Restrito, artigos de uso pessoal e doméstico registraram a maior alta de julho, com crescimento de 4,21% de vendas, enquanto móveis e eletrodomésticos representam a maior redução, com 1,32%. Os dados apontam também que equipamentos e materiais de escritório, veículos, motos e peças e combustíveis e lubrificantes mantêm-se estáveis nos meses de julho, agosto e setembro.
O Varejo Restrito integra os segmentos de combustíveis, lubrificantes, supermercados, alimentos, bebidas, vestuário, calçados, tecidos, móveis, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, materiais para escritório, papelaria, jornal e outros itens de uso pessoal e doméstico e o Varejo Ampliado considera também veículos, motos, peças e materiais de construção. As estimativas são calculadas com base nos dados de série temporal coletados da Pesquisa Mensal de Comércio/IBGE.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.
Nenhum comentário