Recalculando a rota nos caminhos da comunicação hipocondríaca
Muitos caminhos e ferramentas podem confundir a
rota da comunicação
Divulgação
As coisas, de fato, mudam. Tão dinâmico
quanto os eventos é a forma como empresas e negócios de todos os portes vêm
realinhando seus planos de comunicação.
Para atingir um grau de eficiência em
termos de comunicação, é preciso, antes de tudo, dedicar um tempo para
recalcular a rota. O profissional de comunicação, responsável por aproximar com
eficiência negócios, produtos, conceitos e público, tem como primeiro desafio a
realização de uma anamnese que permita diagnosticar o que se reverte em bons
resultados e o que precisa ser mudado, considerando-se sempre as expectativas
do cliente e a realidade.
A disposição e as ações para o recálculo
da rota devem, necessariamente, evitar os atalhos da chamada “comunicação
hipocondríaca”. Investimentos em redes sociais e aplicativos e em determinados
blogs, mesmo os mais acessados, nem sempre se revertem em visibilidade para o
cliente. Da mesma forma, nem sempre a atuação de um influencer trará fortalecimento da marca.
Muito importante é pensar que cada
negócio tem um jeito próprio de se conduzir nas vias de mãos múltiplas da
comunicação. E as rotas podem – e devem – ser recalculadas de tempos em tempos.
Afinal, os mapas da comunicação são dinâmicos e sempre se mostrarão
desafiadores.
*Maiko Magalhães é formado em jornalismo, especializado em marketing, política, mídias digitais e comunicação coorporativa. Como empresário, atua em assessoria de imprensa, produção audiovisual e direcionamento de comunicação.
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