Rede de minimercados autônomos desponta no mercado de franquias
Minha Quitandinha, que conta com 115 lojas em
todo território nacional, pretende alcançar faturamento de R$ 10,5 milhões e
150 lojas em funcionamento até dezembro
Foto: divulgação (Guilherme Mauri, Douglas Pena
e Marcelo Villares)
Divuglação
Segundo informações divulgadas pela
Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve um faturamento de R$
188,6 bilhões ao longo dos últimos 12 meses, encerrados em março, o que
representa um crescimento de 13,9% em relação ao período anterior. Ao todo,
foram abertas 2.771 operações de franquias no Brasil durante os três primeiros
meses do ano, alcançando um total de 173.770 unidades em todo o território
nacional. Atenta às movimentações de mercado, a startup de Varejo, Minha Quitandinha, que
atuava no sistema de licenciamento, acaba de se tornar franquia.
A partir da transição do modelo de
negócio, a rede de minimercados autônomos já passa a contar com 100 franqueados
e 115 lojas em aberto em todas as regiões do país. A pretensão é alcançar até
dezembro um faturamento de R$ 10,5 milhões e 150 lojas em funcionamento. “O que
nos incentivou a ir em busca dessa mudança foi o posicionamento que buscamos
para a empresa, visto que o franchising é chancelado por uma grande entidade,
como a ABF, o que reforça a autoridade da marca. Além disso, por conta dessa
estrutura, o modelo de franquia está assegurado por leis específicas, que não
existem no licenciamento. Dessa maneira, tanto nós quanto os empreendedores
temos maior garantia de segurança nas operações”, diz Douglas Pena, CRO da
Minha Quitandinha.
O executivo também explica que, em
termos legais, a marca ainda é reconhecida como startup e que os franqueados só
serão impactados positivamente com essa mudança. “Mesmo no modelo de
licenciamento, nós já tínhamos o hábito de prestar apoio aos empreendedores por
meio de treinamentos, capacitações e estudos de mercado. Essa relação se
manterá igual. No entanto, as regulamentações do franchising precisam ser
alinhadas entre as partes”, pontua o CRO.
Outra novidade é a reformulação da
identidade visual, que terá o intuito de impulsionar o recente posicionamento
da Minha Quitandinha no mercado. “Estamos modernizando a marca, deixando mais
alinhada com o que nossos clientes buscam. Temos uma obsessão em fornecer o que
tem de melhor em experiência de compra, e o novo posicionamento compõe parte
deste momento, estamos ansiosos em mostrar todas as novidades para o
mercado”.
Idealizada em Balneário Camboriú (SC)
pelos sócios Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena, a rede está disponível
24 horas por dia nos sete dias da semana para complexos residenciais ou
comerciais, com funcionamento à base do conceito de honest market. Ou seja, os
consumidores realizam as compras sem a intermediação de vendedores. Para
adquirir um item, basta escanear o código de barra do produto e o pagamento
será debitado de forma automática no aplicativo da marca via cartão de crédito
ou débito. No portfólio, a marca apresenta uma média de 700 itens que vão desde
congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.
Minha Quitandinha
A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Idealizada por três empreendedores: Guilherme Mauri de Oliveira, Marcelo Villares e Douglas Pena, foi fundada no ano de 2020, no município de Balneário Camboriú (SC), em meio a pandemia do coronavírus. A ideia é levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança, baseada no conceito de honest market, instalada dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário de 500 pessoas. Saiba mais: https://www.minhaquitandinha.com.br/
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