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SEO para Youtube: como destacar seus vídeos online

As redes sociais se tornaram indispensáveis para empresas nos dias de hoje, e uma das que mais cresce e merece destaque é o Youtube, que ao ser devidamente trabalhado pode trazer retornos bastante positivos. 

Cada vez mais pessoas utilizam as redes sociais para se comunicar e consumir conteúdos interessantes no dia a dia.

Nesse cenário, há várias ferramentas encontradas nessas plataformas que ajudam qualquer usuário em diferentes necessidades. 

O Youtube conquistou o seu espaço como uma das principais plataformas de vídeo no mundo. Atualmente, ela conta com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos, mostrando o quanto o site é acessado por pessoas em diferentes partes do mundo.

Além disso, é interessante mencionar que diariamente por ali são vistos mais de um bilhão de horas de vídeos, ou seja, há um grande público procurando por conteúdos dos mais diversos assuntos e segmentos. 

Há desde usuários procurando vídeos de review ou de instruções de montagem para modelos de:

Diante disso, que o número de usuários e de produtores de conteúdo só vai aumentar, não há como negar. 

Dessa forma, quem souber como utilizar a plataforma e aproveitar para produzir conteúdos de qualidade vai conquistar uma grande quantidade de inscritos. 

No entanto, justamente porque esse é um caminho fácil para começar, o volume de pessoas e de empresas produzindo vídeos sobre o mesmo tema só cresce. Aqui é que entra a importância de ter um diferencial que atraia o público.

Mas, além disso, há ferramentas que podem ser usadas para tornar o canal mais conhecido, aumentando o seu número de inscritos mais facilmente: utilizar técnicas para destacar esses conteúdos.

Uma das principais é, sem dúvidas, o SEO. Para entender mais sobre ele e como ele pode ser aplicado para destacar um canal do Youtube, não deixe de acompanhar este artigo até o fim, conhecendo assim as técnicas ideais para o processo. 

O que é SEO?

Atualmente, qualquer empresa que já atua na internet sabe que precisa se destacar nas páginas de pesquisa para conquistar mais visitantes no seu site e redes sociais. Isso vai desde uma empresa de limpeza até uma escola de educação infantil. 

Um dos recursos que permite esse aumento na visibilidade é o SEO, a sigla que corresponde a Search Engine Optimization, que se trata das técnicas utilizadas para a otimização de páginas e sites em geral. 

Na prática, as companhias que já utilizam SEO em suas páginas sabem que ele faz com que elas alcancem um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como é o caso do Google. 

Assim, seja para promover uma distribuidora de sorvete e açaí ou para garantir que um vídeo do Youtube tenha mais visualizações, utilizar o SEO é um dos modos mais funcionais para trazer visibilidade, garantindo que o conteúdo seja visto mais facilmente.

No caso do Youtube, especificamente, utilizar as técnicas de otimização é fundamental para garantir que o canal seja visto tanto dentro da plataforma quanto fora dela, fazendo assim com que os resultados sejam acumulados em diferentes meios. 

A dinâmica do Youtube é bastante diferente de outras redes sociais. Por isso, uma das definições para a plataforma é ser um mecanismo de pesquisa de vídeos. 

De fato, os vídeos postados ali vão ser vistos por vários anos, podendo alcançar pessoas em diferentes períodos, ou seja, quando um usuário realiza uma pesquisa, não são apenas os vídeos mais recentes que aparecem, mas também os mais relevantes. 

Sendo assim, é possível perceber que a otimização do vídeo no Youtube vai garantir que ele seja exibido nos resultados de pesquisa, para que o maior número de pessoas possam assisti-lo em qualquer época.

Quais são as fontes de tráfego do Youtube?

O canal de uma oficina de reparos automotivos, ou de qualquer outro assunto, que já está no Youtube precisa entender melhor sobre as fontes de tráfego da plataforma, de modo a saber como se dá o processo da chegada de um usuário em um vídeo.

Os conteúdos trabalhados na internet costumam utilizar o tráfego orgânico, o pago, o de referência entre alguns outros. 

No caso do Youtube, existem três tipos de tráfego: o de recomendação, o de pesquisa e o externo.

Portanto, o de recomendação é aquele no qual o próprio Youtube sugere um vídeo para os usuários. O de pesquisa se trata do tráfego oferecido diante da busca realizada na barra de pesquisa da plataforma. 

O externo é o tráfego que ocorre quando uma pessoa acessa uma página da internet e clica no vídeo disponível nela. Diante da informação de que o Youtube recebe por volta de 500 horas de conteúdos por minuto, é necessário saber como se destacar. 

Ao investir em técnicas de SEO no Youtube, o canal passa a conquistar o seu espaço, tanto na rotina dos seus inscritos quanto nos resultados de pesquisa dos usuários, o que rende um aumento de audiência considerável. 

Além disso, justamente porque o Google e o Youtube são plataformas que se integram mais a cada dia, um usuário que faz uma pesquisa no buscador pode se deparar com os vídeos do Youtube com mais facilidade. 

Nesse sentido, o SEO que é aplicado para que o site de uma empresa que vende perfil de borracha tipo U pode ser tão promissor para um canal do Youtube, uma vez que ajuda o vídeo de um canal a ser visto entre os resultados principais de uma pesquisa.

Como fazer um bom uso de técnicas de SEO no Youtube

Não há como duvidar que após entender o que é o SEO, é também necessário fazer um bom uso das técnicas dessa ferramenta, que pode ser o motivo pelo qual um canal do Youtube vai se destacar na plataforma. 

Diante disso, é possível utilizar a otimização para mecanismos de busca nos vídeos do Youtube com assertividade, garantindo que as técnicas existentes sejam aplicadas corretamente, gerando resultados. Conheça as principais.

1. Invista no uso de palavras-chave

Uma das chaves de sucesso do SEO é saber utilizar as palavras-chave de modo estratégico. Ou seja, saber quais são as mais pesquisadas pelo público para que ele chegue até o conteúdo mais rapidamente. 

Para isso, um canal que trate de assuntos automotivos pode, por exemplo, verificar que uma pesquisa recorrente do público é sobre o processo de renovação CNH, ou seja, as palavras-chave desse tema trarão um bom resultado para o canal.

Nesse caso, é fundamental fazer uma pesquisa para encontrar as palavras-chave que mais se destacam sobre um determinado assunto, de modo que essa seleção traga os termos de pesquisa que fazem mais sentido para o vídeo. 

Dessa forma, não apenas os usuários conseguem encontrar aquilo o que desejam saber mais facilmente, como também ficarão satisfeitos ao se deparar com um vídeo que ofereça um conteúdo de qualidade para o assunto tratado ali.

2. Crie títulos atrativos e estratégicos 

Outro bom uso do SEO para Youtube é apostar na criação de títulos atrativos para os vídeos. 

Entretanto, eles também devem ser pensados de modo estratégico, para que possam fazer com que os usuários cliquem e assistam ao conteúdo.

Assim, é preciso frisar que um vídeo que vai falar sobre internet fibra utilize uma palavra-chave que faça sentido, mas que também seja direto, de modo que diga ao usuário o que ele poderá ver por ali.

Sendo assim, é importante que o título seja curto, mas que desperte o interesse nos usuários no que diz respeito às pesquisas realizadas por eles. 

3. Faça descrições inteligentes dos vídeos

Mais um dos elementos que contribui para um bom SEO no Youtube é a descrição dos vídeos. Isso porque ali é onde se insere informações sobre o vídeo, aproveitando o espaço de 5000 caracteres para descrever o conteúdo do vídeo.

Assim, diferente do título que precisa ser curto e direto, a descrição do vídeo pode e deve ser mais detalhada, principalmente, porque os usuários também podem ver parte desse texto durante a pesquisa realizada nas plataformas. 

Por isso, ao gravar um conteúdo falando sobre um modelo especial de pano de limpeza, é interessante investir em uma descrição do vídeo que seja inteligente e que se torne um instrumento para atrair usuários para assistir ao conteúdo de modo integral.

Considerações finais

Sendo assim, o Youtube é uma das principais plataformas acessadas para a visualização de vídeos no mundo todo. Há cada vez mais canais e conteúdos postados ali, sendo necessário se destacar para obter bons resultados.

Utilizar o SEO para Youtube é um ótimo caminho para isso. Portanto, não deixe de investir nas técnicas abordadas acima e faça um bom uso delas no canal, atraindo assim mais visualizações e inscritos para a sua conta. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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