Setor de distribuição de insumos discute estratégias fiscais e contábeis no agronegócio
ROIT realiza encontro com Diretoria e Franqueados da GOPLAN para discutir estratégias fiscais e contábeis no segmento
Discutir ideias para
fortalecer o setor de distribuição de insumos agrícolas. Esse foi o objetivo de
um encontro que reuniu profissionais do agronegócio do Brasil todo em
Curitiba (PR).
A imersão AGRO GOPLAN
& ROIT aproximou a maior franqueadora do setor de distribuição de insumos
agrícolas do país, a GOPLAN, e o time de profissionais de tecnologia e gestão
contábil e fiscal da ROIT, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para a
gestão fiscal, contábil e financeira de médias e grandes empresas.
Entre os assuntos
abordados estava o uso de soluções em tecnologia para auxiliar o segmento
frente às legislações tão burocráticas e cheias de meandros, como já é
costumeiro no Brasil.
“Trouxemos uma gama de
conteúdos voltados especificamente para os franqueados da GOPLAN, abordando
temas como subvenção para investimentos, tendências tecnológicas para a gestão
fiscal na agricultura, como controlar o fluxo de caixa de maneira otimizada e a
importância do planejamento estratégico para potencializar os lucros dos
envolvidos na GOPLAN”, diz Caroline Souza, COO da ROIT.
A opção de fazer um
encontro presencial e não virtual foi destaque, segundo a COO, pois a
possibilidade de debater e unir ideias em um evento coletivo foi muito mais
eficaz. Como a franqueadora atua em diversos locais diferentes do território
brasileiro, o encontro foi, para além do conteúdo, uma oportunidade para
aproximar os negócios e trocar experiências com os presentes.
Com 21 franqueados e
mais de 800 colaboradores cobrindo aproximadamente 60 milhões de hectares e em
mais de 70 unidades nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a
GOPLAN surgiu da união de um grupo de empresários em busca de um modelo de
negócio inovador, com uma oferta de produtos essenciais ao agronegócio e com um
portfólio completo de produtos e serviços para as culturas de soja, milho,
sorgo, feijão, café, cana, amendoim, pastagens, citrus e HF, além da produção
de sementes de soja no Centro-Oeste.
“Nosso modelo de
negócios conta com a oferta de produtos de nutrição, sementes e biológicos,
entre outros, e assessoria na construção de operações de barter, atendimento
administrativo e financeiro. Tudo baseado em boas práticas comerciais, ética,
respeito aos colaboradores e meio ambiente”, diz Marcos Rodrigues Chaves,
sócio-proprietário da Apoio Agrícola e diretor estatutário operacional da
GOPLAN.
Segundo Chaves, um dos
pontos altos do encontro foi discutir como a visão de um fluxo de caixa
consolidado de todo o grupo permite melhorar a gestão da franqueadora e
franqueados. Também, como os bancos enxergam o grupo, especialmente fundos de
investimento que têm interesse em negócios com o alcance da GOPLAN.
Isso aconteceu de forma
sincrônica, já que a ROIT tem ajudado os franqueados desde o início do projeto,
através do planejamento tributário, da melhoria de caixa por meio da
recuperação de impostos, da orientação aos contadores e, até mesmo por uma
profunda análise da estruturação da holding patrimonial, cita Chaves. “O Lucas
Ribeiro, CEO da ROIT, se posicionou como um conselheiro externo para a GOPLAN”,
celebra o diretor.
SERVIÇO
A ROIT nasceu como uma empresa de consultoria tributária em 2011 e, em 2016, iniciou sua atuação em contabilidade, focada em empresas optantes pelo Lucro Real. Passou a desenvolver suas próprias soluções com Inteligência Artificial (IA) e Robotização, com o objetivo de atingir o “estado da arte” na gestão contábil, fiscal e financeira, com integração direta aos principais ERPs e bancos. Hoje, conta com mais de 140 colaboradores, principalmente engenheiros de software, contadores e tributaristas altamente especializados. Já atendeu mais de 300 médias e grandes empresas no Brasil. E para conhecer mais sobre a GOPLAN, acesse: https://goplan.com.br/
Nenhum comentário