Últimas

Startup brasileira Movva é uma das 10 finalistas dos Prêmios Melhores Práticas Klaus J. Jacobs 2022

A organização está concorrendo a um prêmio de aproximadamente 208 mil dólares por incentivar práticas inovadoras voltadas à educação

Movva

A startup Movva foi uma das 10 finalistas do Klaus J. Jacobs Best Practice Prizes 2022 (Prêmios de Melhores Práticas Klaus J. Jacobs 2022). O qual é um conjunto de três prêmios no valor de aproximadamente U$208.000 cada, o objetivo é homenagear as realizações e práticas excepcionais para o avanço de uma educação de qualidade.

A organização, com sede em São Paulo, opera principalmente na América Latina e na África subsaariana. Como forma de incentivar a vida escolar, a Movva envia lembretes e mensagens de incentivo (também conhecidos como “nudges”) semanais para os celulares dos estudantes ou responsáveis legais. Dessa forma, todos estarão envolvidos nos assuntos voltados à educação.

Os três ganhadores dos Prêmios de Melhores Práticas deste ano, serão anunciados em uma cerimônia em Zurique, na Suíça, no dia 30 de setembro de 2022. Pela primeira vez, os 10 finalistas se reunirão para um evento de cocriação, que ocorrerá em 1º de outubro de 2022. O objetivo é estimular a troca de conhecimentos e ideias sobre o avanço do aprendizado, além disso, os participantes terão a oportunidade de fazer parcerias com outros candidatos pré-selecionados para desenvolver propostas de novos projetos. As duas melhores propostas receberão um financiamento adicional de até US$156.000 cada.

Premiados a cada dois anos, os Prêmios Klaus J. Jacobs de Melhores Práticas reconhecem organizações sem fins lucrativos, empresas e empreendimentos sociais que trazem soluções inovadoras para lidar com os desafios da educação.

Fabio Segura e Simon Sommer, co-CEOs da Fundação Jacobs, disseram:

"Queremos parabenizar intensamente a Movva por estar entre os 10 finalistas em dos Prêmios Klaus J. Jacobs de Melhores Práticas de 2022". Esses prêmios foram criados para mostrar o trabalho pioneiro que empresas, empreendimentos sociais e organizações sem fins lucrativos, ao redor do mundo, estão fazendo para garantir que crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Não há mais tempo a perder. Ao mostrarmos ideias que funcionam, podemos usá-las e adaptá-las às necessidades individuais de cada aluno”.

"Em tempos de pandemia, também é importante compartilhar ideias e evidências que funcionam na prática e ajudam a mudar as políticas públicas em relação à educação, a medida que os sistemas educacionais se adaptam a uma nova e desconhecida realidade. Por isso estamos lançando este novo financiamento de colaboração subsequente de até US$ 156.000. Estamos entusiasmados para reunir os 10 finalistas dos Prêmios de Melhores Práticas em nosso evento de cocriação e, também queremos ver os novos projetos inspiradores que serão apresentados".

Caroline Schulz, co-CEO da Movva, disse:

"Estamos muito felizes em ser reconhecida como uma das 10 finalistas deste prestigioso prêmio, já que ele se baseia em critérios tão rigorosos. Gostaríamos de agradecer à Fundação Jacobs por evidenciar o trabalho importante que as organizações, ao redor do mundo, estão fazendo para promover a educação. Esperamos trocar ideias com todos os outros participantes do evento.

Além disso, gostaríamos de usar essa incrível oportunidade para compartilhar nossos aprendizados e apoiar mais famílias em todo o Brasil e ao redor do mundo e, também ajudar crianças a prosperarem na escola em todos os lugares".

Movva

O conteúdo conhecidos como “nudges” que são enviados aos celulares dos participantes da Movva é não-curricular e inteiramente voltado para aproximar crianças e pais. Sendo assim, a startup busca combater o trabalho infantil e a violência contra crianças, tornando a educação prioridade, apesar das preocupações financeiras. A Movva aproveita os insights das ciências comportamentais para identificar as restrições mais relevantes que podem afetar os comportamentos dos alunos e pais - tais como crenças limitantes, preconceitos cognitivos e pressão social - em seguida, desenvolve mensagens, específicas para cada situação, para que os participantes possam superar os desafios efetivamente. Ela também aplica algoritmos de aprendizagem mecânica para personalizar e direcionar a comunicação, com base as informações de cada aluno, usando uma combinação de dados sobre as características do estudante, registros acadêmicos anteriores e interações com as mensagens. Durante a pandemia, a Movva apoiou mais de dois milhões de estudantes e suas famílias no Brasil, Costa do Marfim, Gana, Guatemala e Honduras. Neste ano, a empresa também atuará no Malauí, em colaboração com a organização sem fins lucrativos Give Directly.

Visualizando o cenário a curto prazo, se as mensagens chegarem aos alunos e responsáveis legais como pretendido, a vida escolar das crianças terá grandes avanços. O resultado será alunos motivados ao aperfeiçoamento e pais mais comprometidos com as questões educacionais de seus filhos. A médio prazo, as crianças se sentem mais apoiadas por seus pais e experimentam melhores habilidades sócio emocionais, maior frequência e capacidade de alfabetização. Isso ajuda a reduzir as taxas de evasão escolar, levando mais alunos à formação. Já a longo prazo, uma boa educação ajuda a melhorar a sociedade como um todo. Jovens formados têm acesso a melhores oportunidades de emprego e atuam como cidadãos responsáveis em suas comunidades, além de ter mais qualidade de vida.

A plataforma da Movva utiliza inteligência artificial para atender às necessidades específicas de cada estudante, oferecendo conteúdo multimídia que pode efetivamente mudar o comportamento dos alunos. Também é permitido que as escolas criem seus próprios conteúdos, com a ajuda de um assistente virtual que orienta os usuários a gravarem diferentes versões da mesma mensagem, inspirados em perfis comportamentais, oferecendo a cada aluno uma experiência única e inspiradora.

Os incentivos da Movva buscam melhorar os resultados de aprendizado, diminuir a repetição de notas e o abandono escolar no Brasil e na Costa do Marfim. Como seu produto é um Software as a Service (SaaS) com baseado na nuvem, ele pode ser facilmente implantado em qualquer lugar do mundo em parceria com governos e escolas locais.

A Movva planeja usar o valor do prêmio, caso seja a vencedora de um dos Prêmios de Melhores Práticas Klaus J. Jacobs 2022, para aumentar a atuação e dobrar os investimentos junto aos stakeholders no Brasil e na Costa do Marfim. Além disso, a startup também investirá, parte do valor, na melhoria de sua capacidade tecnológica, aumentando a escala de incentivos de forma mais eficiente e com menor custo - uma crítica tanto ao governo quanto às escolas privadas de baixo custo.

Klaus J. Jacobs Prêmios de Melhores Práticas

As inscrições para os Prêmios de Melhores Práticas 2022 foram abertas em 6 de janeiro e encerradas no dia 10 de fevereiro de 2022. Os candidatos enviaram projetos que visam melhorar o desempenho da aprendizagem e educação, além de trazer soluções inovadoras para o setor. As ideias devem se basear em evidências científicas, com estrutura clara de resultados, sustentáveis, escaláveis e financeiramente viáveis. Por fim, os projetos devem construir uma liderança consistente e redes de parceiros.

Em memória de seu fundador, o empresário Klaus J. Jacobs, que faleceu em 2008, a Fundação Jacobs apresenta dois prêmios a cada dois anos por realizações excepcionais em pesquisa e prática no campo do desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens. O Prêmio Klaus J. Jacobs de Pesquisa premia trabalhos científicos altamente relevantes para a sociedade. Já o Prêmio Klaus J. Jacobs de Melhores Práticas homenageia o compromisso excepcional e as soluções inovadoras das instituições. 

 

Notas aos editores:

A Fundação Jacobs é ativa em todo o mundo na promoção do desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens. A Fundação foi fundada em Zurique, na Suíça, pelo empresário Klaus J. Jacobs, em 1989. Como parte de sua Estratégia 2030, ele comprometeu 500 milhões de francos suíços para investir em melhorias de aprendizado, com o objetivo de apoiar as escolas na oferta de educação de qualidade e para transformar ecossistemas educacionais em todo o mundo. https://jacobsfoundation.org/en/

Nenhum comentário