Triumph TE-1: conclusão do projeto com os resultados finais do teste de protótipo
Protótipo TE-1
A Triumph anuncia a
conclusão oficial do projeto de desenvolvimento elétrico TE-1, com a
apresentação dos resultados finais dos testes de protótipo que superam os
objetivos do projeto e demonstram o incrível sucesso dessa colaboração única.
Confira alguns destaques:
Autonomia de 161 km
O protótipo superou
significativamente a autonomia real das motocicletas elétricas equivalentes
disponíveis hoje no mundo, com um alcance líder de categoria, de 161 km, com
base em testes e projeções oficiais.
Potência de pico de 130
kW (177PS/175bhp)
O protótipo TE-1
oferece um incrível padrão de aceleração, levando apenas
3,6
segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Tempo de carregamento
de 20 minutos (0-80%)
Um resultado
revolucionário, mais rápido do que as motocicletas elétricas equivalentes de
hoje.
220 kg, com uma
incrível relação potência-peso
Até 25% mais leve do
que motocicletas elétricas comparáveis atualmente disponíveis.
Protótipo final
impressionante, mantendo as principais caraterísticas da Triumph, o que
demonstra o futuro emocionante que virá para os fãs da Triumph em todo o mundo
- Nova trilha sonoro elétrica
Triumph pura, única e cheia de personalidade que se desenvolve em um crescimento
de arrepiar os cabelos.
- A ergonomia, a geometria e a
distribuição de peso de uma Speed Triple, com a escala e o impacto visual
de uma Street Triple.
- A sensação emocionante e o
manuseio neutro da Triumph, com o mapa de entrega do acelerador e do
torque equivalente a uma Speed Triple 1200 RS
- Um estilo e presença 100%
Triumph, com DNA de design exclusivo.
A colaboração única
entre Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain
Ltd e WMG (Universidade de Warwick), financiada pelo Office for Zero Emission
Vehicles através da Innovate UK, foi criada para promover desenvolvimentos
inovadores em engenharia de motocicletas elétricas com tecnologia integrada
inovadora. O extenso programa de testes ao vivo, que envolveu inúmeras
avaliações do desempenho da moto na estrada e na pista forneceu uma direção
vital para a configuração final e calibração do protótipo TE-1, que agora
cumpriu todos os seus objetivos e metas.
Fase 4 do projeto
concluída
Agora oficialmente
concluída, a fase de testes ao vivo do projeto Triumph TE-1 viu o protótipo
superar as expectativas e alcançar alguns resultados incríveis, cumprindo todos
os objetivos do projeto de acelerar o desenvolvimento e a inovação de
motocicletas elétricas, estabelecendo novos padrões para o setor em geral,
incluindo desempenho final de bateria e autonomia. A experiência e os recursos
desenvolvidos ao longo do projeto agora pavimentam o caminho para o futuro
elétrico emocionante que virá da Triumph Motorcycles.
Alcance líder da
categoria de 161 km
Ultrapassando o alcance
real das motocicletas elétricas equivalentes disponíveis hoje, o protótipo
Triumph TE-1 alcançou todas as metas do projeto no que diz respeito à
capacidade energética da bateria desenvolvida pelo projeto Williams TE-1, com
um autonomia incrível de 161 km, com base em testes e projeções oficiais. A
frenagem regenerativa foi implementada com sucesso, com escopo para otimização
adicional, bem como maiores eficiências na unidade geradora do motor e na
transmissão, o que poderia melhorar ainda mais autonomia para o futuro das
motocicletas elétricas Triumph.
Desempenho que
corresponde à Speed Triple 1200, com uma velocidade ainda maior
Com um nível de
desempenho semelhante à atual Speed Triple 1200, o protótipo TE-1 oferece uma
impressionante potência de pico de 130kW (177PS/175bhp), bem como torque de
pico de 109Nm, para capacidade de resposta instantânea, potência controlada
suavemente em toda a faixa de rotação e uma rodagem completamente emocionante.
O TE-1 também alcançou
um incrível resultado nos testes de aceleração, percorrendo de 0 a 100 km/h em
3,6 segundos. Com o refinamento adicional dos componentes eletrônicos,
incluindo o sistema de controle de tração e o controle de elevação da roda
dianteira, a equipe responsável pela entrega do projeto TE-1 antecipa que o
desempenho pode ser aprimorado ainda mais, aproveitando todo o potencial de
torque para permitir uma aceleração de partida ainda mais rápida.
O piloto campeão da
Daytona 200, Brandon Paasch, participou da fase final de testes,
tanto na
avaliação do desempenho do motor quanto na configuração final do protótipo por
meio de testes em pista.
“A resposta do acelerador no TE-1 é meio incrível, é muito forte e
quando você toca o acelerador pela primeira vez é potência instantânea, que é
obviamente o que eu amo como um motociclista – eu amo quando há um super torque
que se mostra imediatamente, então para mim foi uma experiência realmente
impressionante”, disse Brandon. “Eu tenho que ajustar essa coisa de zero a 100%
do acelerador e é inacreditavelmente rápido, o arranque é uma loucura”,
complementa o piloto.
Tempo de carregamento
de 20 minutos que muda o jogo
Os avanços nas
tecnologias de bateria e carregamento que foram desenvolvidos como parte do
projeto Triumph TE-1, em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE),
resultaram em um tempo de carregamento de 20 minutos (0-80%), atingindo com
sucesso as metas ambiciosas estabelecidas pela Innovate UK, a agência de
pesquisa e inovação do governo que apoia o financiamento de Pesquisa e
Desenvolvimento liderado pelos negócios e o crescimento dos negócios no Reino
Unido.
220 kg de peso total
Com um peso total de
220 kg, o protótipo TE-1 é mais leve do que as motocicletas elétricas
equivalentes disponíveis atualmente, em até 25%, proporcionando uma incrível
relação potência-peso. Tendo um tamanho físico e escala comparável a uma Street
Triple, mas com a ergonomia, geometria e distribuição de peso de uma Speed
Triple, o TE-1 proporciona um passeio completamente emocionante, ao mesmo tempo
em que é inspirador de confiança, ágil e compacto. “Eu gostaria de ter tido
isso na Daytona, aquela aceleração nesse chassi e a precisão nas curvas –
uau!”, disse Brandon Paasch. "Eu acho que esta seria uma moto muito boa
para andar na rua, apenas com base no quão ágil e leve ela é", garante.
A sensação
emocionante com a assinatura da Triumph e o manuseio neutro e inspirador de
confiança
Com um mapa de ação do
acelerador e distribuição de torque diretamente projetado a partir de uma Speed
Triple 1200 RS, o teste de pista e as avaliações dinâmicas do piloto no
protótipo TE-1 oferecem um nível de manuseio que combina com as atuais
motocicletas de desempenho esportivo de motores a combustão da Triumph. O nível
emocionante de desempenho e aceleração do TE-1, combinado com seu pacote de
pilotagem envolvente e dinâmico, resultam em uma moto que oferece toda a
sensação que se espera com a assinatura da Triumph e manuseio neutro de renome
mundial – uma pilotagem suave e previsível, ágil, ótima em curvas, com uma
potência controlável que incita confiança e garante diversão.
Uma nova trilha sonora
elétrica Triumph pura, única e característica que se constrói em um ritmo
de arrepiar os cabelos
Uma trilha sonora
distinta e emocionante, construída em um ritmo arrepiante – o som puro e
característico do protótipo Triumph TE-1 é considerado mais atraente e
emocionante do que qualquer uma das motocicletas elétricas equivalentes
atualmente disponíveis, graças à sua transmissão primária de engrenagens
helicoidais exclusiva. O TE-1 alcançou com sucesso todos os padrões de ruído
estabelecidos pelos testes de homologação R41 para acelerador aberto, cruzeiro
e urbano.
Um estilo e presença
100% Triumph, com DNA de design exclusivo
Reconhecível
instantaneamente como uma Triumph, a presença muscular do protótipo TE-1
utiliza sinais de design exclusivos da icônica história moderna das
motocicletas de desempenho da marca, ao mesmo tempo em que é claramente uma
moto do futuro. Agora atualizado com seus painéis finais e esquema de pintura,
o protótipo demonstrativo traz um estilo e presença 100% Triumph, com todo o
DNA de design exclusivo da marca, desde sua estrutura de alumínio até seus
distintos faróis duplos e postura focada da cabeça para baixo.
Conclusão do Projeto
TE-1
“Já vimos uma reação
incrivelmente positiva ao protótipo TE-1 dos motociclistas de todo o mundo,
onde muitas pessoas estão nos dizendo que, pela primeira vez, estão vendo uma
motocicleta elétrica como desejável, e algo que eles realmente gostariam de
possuir. Sendo o primeiro passo em nossa jornada para o desenvolvimento de
nossa abordagem futura à tecnologia de trem de força elétrico, o protótipo TE-1
e os resultados incríveis alcançados em seu programa de testes intensivos
forneceram insights e capacidades cruciais que, em última análise, guiarão
nosso desenvolvimento futuro. Claro, a motocicleta de produção final não será
exatamente o que você vê aqui hoje, mas tenha certeza de que os modelos que
desenvolveremos abrangerão todos os seus aprendizados e seu emocionante
espírito dinâmico”, afirma Steve Sargent, CPO da Triumph Motorcycles.
No geral, o objetivo
principal do projeto TE-1 sempre foi focado no desenvolvimento da capacidade da
motocicleta elétrica, a fim de fornecer uma contribuição para a futura oferta
de motocicletas elétricas da Triumph, impulsionando a inovação, a capacidade e
a nova propriedade intelectual, e aumentando a credibilidade e o perfil da
indústria e do design britânicos.
Veja o vídeo do
protótipo TE-1 rodando na pista:
As conquistas na fase
de testes ao vivo, superando os benchmarks e metas atuais, fornecem uma
plataforma com grande potencial de desenvolvimento futuro no desempenho de
motocicletas elétricas. “Estamos incrivelmente orgulhosos de poder compartilhar
tais resultados positivos da conclusão do Projeto Triumph TE-1, onde o
protótipo excedeu muitas de nossas metas e expectativas iniciais. Todos na
equipe estão entusiasmados com os resultados que alcançamos com nossos
parceiros e como os resultados do projeto alimentarão o futuro elétrico da
Triumph”, orgulha-se Nick Bloor, CEO da Triumph Motorcycles.
Williams Advanced
Engineering (WAE)
“A WAE está encantada
por ter se envolvido neste programa emocionante para entregar o protótipo TE-1.
Desde a sua concepção, em 2018, todos os parceiros têm trabalhado com
colaboração, inovação e paixão para dar vida ao protótipo que irá ultrapassar
fronteiras. É muito bom ouvir comentários positivos dos pilotos que confirmam
que a dinâmica da moto está alinhada com o DNA da Triumph. Isso foi sustentado
pelo Sistema de Controle e Bateria líder da classe que a WAE produziu dentro de
um pacote leve e integrado. Esta tecnologia de núcleo WAE nos permitiu exceder
o desempenho e as metas de carregamento para a bateria, que estamos ansiosos
para ver em futuros trens de força”, explica Dyrr Ardash, Chefe de Parcerias
Estratégicas da Williams Advanced Engineering.
Divisão E-Drive da
Integral Powertrain Ltd.
“Estamos muito
satisfeitos em ver a fase final de teste da motocicleta TE-1 concluída e, com
isso, mais validação do desempenho e eficiência do nosso motor e inversor
escalável ultra integrado. Para a aplicação TE-1, o motor alcançou densidades
de pico e de potência contínua de 13kW/kg e 9kW/kg, respectivamente, 60%
maiores do que as metas da tecnologia APC para 2025. Tudo isso foi alcançado
usando materiais e processos compatíveis com a produção automotiva de volume e
em uma plataforma de motor escalável. O conceito de escalabilidade do motor
implantado no TE-1 forneceu um trampolim para uma nova arquitetura de motor, a
ser anunciada ainda este ano, que fornecerá níveis de desempenho semelhantes,
mas escala de fabricação muito maior do que anteriormente. O conceito de
inversor ultra integrado, também escalável, aumenta para motores de diâmetro
maior e realmente oferece desempenho capaz e nos dá a oportunidade de otimizar
a produção ou atender a requisitos de energia muito mais altos. Estamos muito
orgulhosos de ter sido uma parte fundamental deste projeto emocionante, que tem
sido um marco para motocicletas elétricas e para a indústria britânica”, diz
Andrew Cross, Diretor de Tecnologia da Integral Powertrain Ltd.
WMG, Universidade de
Warwick
“Para cumprir nossas
ambiciosas metas de redução de emissões no Reino Unido, teremos que repensar a
maneira como nos locomovemos, não apenas fazendo a transição para os veículos
de propulsão elétrica, mas também incentivando uma mudança modal dos carros
particulares. Os veículos elétricos de duas rodas têm um papel fundamental a
desempenhar na revolução do transporte como uma opção de emissão zero. Em nossa
parceria com a Triumph, a WMG usou nossa experiência de pesquisa em
eletrificação para demonstrar que os fabricantes podem fornecer produtos com
menor carga de emissões, além de excelente desempenho, oferecendo aos clientes
um EV que é muito divertido de pilotar”, declara o professor David Greenwood,
CEO da WMG (Universidade de Warwick).
SOBRE A TRIUMPH
A Triumph Motorcycles
Brazil é uma das 12 subsidiárias da empresa pelo mundo e conta com sede em São
Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A marca conta com 22 Concessionárias no Brasil
nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP),
São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS),
Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia
(GO), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Vitória (ES), Várzea
Grande (MT), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Natal (RN).
A Triumph possui o
portfólio mais completo do mercado entre as marcas premium, oferecendo três
pilares principais de produtos: Clássica, Adventure e Roadster.
Fundada em 1902, a
Triumph Motorcycles comemora 120 anos de fabricação em 2022. É uma empresa
global, atuando diretamente em 13 países, por meio de suas filiais, e
indiretamente em outros mercados, através de distribuidores independentes. A
Triumph é a maior fabricante britânica de motos. O faturamento mundial da
empresa gira em torno de R$ 3,5 bilhões e suas vendas no varejo superaram as
85.000 unidades no exercício financeiro de 2022.
No mundo todo, a
Triumph possui mais de 700 concessionárias e perto de 2.000 funcionários. A
Triumph possui fábricas em Hinckley, Leicestershire (Inglaterra), e na
Tailândia, além de instalações de CKD no Brasil e na Índia. A Triumph está
sediada há mais de três décadas em Hinckley e produziu motos icônicas que
misturam perfeitamente um projeto autêntico, personalidade, carisma e
desempenho.
Este foco, inovação e
paixão pela engenharia criaram hoje uma ampla variedade de motocicletas,
adequadas para todos os motociclistas, incluindo a nova e impressionante
Trident 660, a líder do segmento Tiger 900, a transcontinental Tiger 1200, a
roadster com o maior motor produzido em série do mundo Rocket 3 R, a esportiva
de alto desempenho Street Triple 765 RS, a imponente Scrambler 1200, e a
lendária família Bonneville, incluindo a Bonneville Bobber, Street Twin, Street
Scrambler, Speed Twin, e as icônicas Bonneville T120 e T100.
A Triumph Bonneville,
notoriamente famosa por comemorar o recorde de velocidade terrestre da Triumph
em 1956 em Bonneville Salt Flats, Utah (Estados Unidos), foi uma supermoto
britânica original e vencedora de corridas, escolhida por motociclistas famosos
do passado por sua ciclística, estilo e características lendárias. Atualizada
com ainda mais desempenho e estilo icônico, combinados com a tecnologia voltada
para o piloto moderno, a nova família Bonneville torna-se, na atualidade, a
autêntica escolha clássica moderna.
HISTÓRIA GLORIOSA NAS
PISTAS DE COMPETIÇÃO
A Triumph possui um
glorioso histórico em corridas, competindo e vencendo disputas em praticamente
todas as categorias e modalidades do motociclismo esportivo. Desde a vitória do
segundo TT da Ilha de Man, em 1908, passando pelo domínio das estradas e das
pistas na Europa e na América nos anos 1960, até as conquistas de corridas
recentes com a Triumph de 675 cc triplamente motorizada na vitória do Daytona
200, em 2014, a vitória do Supersports TT da Ilha de Man, de 2014, os títulos
dos Supersports britânicos de 2014 e 2015, as corridas do World SuperSport, e,
em 2019, com mais uma vitória no TT da Supersports da Ilha de Man, com Peter
Hickman.
A lendária história da
Triumph nas corridas continua com o fornecimento exclusivo de motores para o
Campeonato Mundial de Moto2, desde o início da temporada de 2019. A Triumph
fornece para todas as equipes o seu motor triplo de 765 cc ajustado para
corridas, baseado no motor da Street Triple RS, líder da categoria. Ao redefinir
a classe e quebrar recorde após recorde no ano inaugural, incluindo a primeira
velocidade máxima da Moto2 superior a 300 km/h, a temporada de 2020 ficou ainda
mais rápida com mais 11 recordes de voltas e sete vencedores diferentes em 15
corridas.
As atividades de
corrida da Triumph são reforçadas por um retorno à British Superbike, em 2021,
com uma equipe de corrida apoiada pela fábrica, a Dynavolt Triumph, no
Campeonato Britânico de Supersport.
Em 2021, a Triumph anunciou sua entrada nos mundos do Motocross e do Enduro, bem como um novo esforço para participar de competições esportivas, com o compromisso de disputar campeonatos de alto nível nas categorias de Motocross e Enduro.
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